O que é uma boa poupança?

Pois dá. Os vícios reprováveis é que estragam tudo...
Tabaco + cafés 6*30 + sandes e sumos 10€ [300]. O resto no supermercado...E já se foi.
É o que tenho gasto 600 nisso [300 a levantar 10e todos os dias que dá para tabaco, cafés e bolos e o resto no supermercado (200~~250) -- ficam meia duzia de trocos que nao sei para onde vão, e nem dá para carregar o telemovel nem nada] e não vejo jeito e fico irritado mesmo.
Antes bebia como um burro [deixei 4 meses] e aí era o descalabro...
:sh)

Dizes que andaste na faculdade mas não aprendeste nada de nada, o que é que estudaste lá?
a tua escrita está ao nível do nono ano, descreves a tua vida como uma pacóvio de trás os montes, que fuma como um animal, o dia é casa-café e de vez em quando vai ver como estão as cabritas.

(não tenho nada contra a agricultura, até gosto muito)

O que é que estudaste mesmo?

Dizes que andaste na faculdade mas não aprendeste nada de nada, o que é que estudaste lá?
a tua escrita está ao nível do nono ano, descreves a tua vida como uma pacóvio de trás os montes, que fuma como um animal, o dia é casa-café e de vez em quando vai ver como estão as cabritas.

(não tenho nada contra a agricultura, até gosto muito)

O que é que estudaste mesmo?
Já não fumo assim tanto felizmente.
Um vicio que ficou - ainda hoje acordei com dor de cabeça horrível porque ontem só fumei pouco. Nem fumava aqui na aldeia... aprendeu-se fora.
A escrita nunca foi muito boa... professores do monte :)
É assim!

é desperdício a partir do momento que tenho um dispositivo que me serve melhor que um iphone por 300€.

Olha: para mim qq um de 150€ serve. Portanto já estás a desperdiçar 150€ em relação a mim[:D]

Estas coisas não podem ser analisadas assim. O Iphone traz uma satisfação a quem o compra que tu não entendes nem valorizas mas que tem valor para quem o compra.
Eu sou muito mais tolerante com essas coisas hoje em dia. Se compra é porque gosta, se gosta e se sente bem: melhor para ele/ela.

tenho colegas que preferem andar com iphones e carros melhores, eu não... não é sem os seus sacrifícios, mas não vejo a surpresa..

sim a minha base é 500€ por mês mais os subsiduos, ultimamente tem sido menos porque até há alguns anos não tinha carro e mais algumas despesas.

Eu acho que estás logo na tenra idade a criar uma boa base, uns bons alicerces para poderes enfrentar a meia idade de forma mais tranquila e sem andar em grandes apertos (assim não faças a seguir nenhum passo mal dado). Não vejo nada de negativo nisto, antes pelo o contrário.
A maioria das pessoas fica escandalizada com o que alguns conseguem amealhar...mas muitas vezes nem têm bem noção, nem fazem as contas ao que conseguem ganhar em 10-15-20 anos de trabalho, porque o ritmo/volume do gasto é quase igual.

Quem não tem filhos, já o disse por aqui mais de uma vez, se não consegue poupar então é melhor nem pensar a vir a tê-los.

Estas coisas não podem ser analisadas assim. O Iphone traz uma satisfação a quem o compra que tu não entendes nem valorizas mas que tem valor para quem o compra.
Eu sou muito mais tolerante com essas coisas hoje em dia. Se compra é porque gosta, se gosta e se sente bem: melhor para ele/ela.
É válido a pessoa comprar o que gosta sem preocupação de despesas...
Mas não tem nada de válido essas mesmas pessoas, virem reclamar que a vida está difícil e que o dinheiro não chega para nada...
Haja um pouco de coerência nas atitudes que se tomam.

Olha: para mim qq um de 150€ serve. Portanto já estás a desperdiçar 150€ em relação a mim[:D]

traz uma satisfação enorme, já vi eles a dar voltas e voltas com aquilo para fazer coisas que faço no meio com dois toques loool ou a ficar sem bateria a meio do dia quando a mim me dura 2 dias de uso intenso...
trás é status.

isto foi apenas um exemplo para os que dizem que não é possível poupar, só nisso algumas pessoas comparado comigo outra pessoa pode ter dispendido mais uns 3k ou 4k do que eu ao longo dos ultimos 10 anos... como isto existem montes de outras coisas.

fumar... mais uns 700€ ano (sendo conservador)

Última edição:
Um vicio que ficou - ainda hoje acordei com dor de cabeça horrível porque ontem só fumei pouco. Nem fumava aqui na aldeia... aprendeu-se fora.
É assim!

As minhas desculpas se fui demasiado direto, até acho que acrescentas, por vezes, algo útil... mas dizeres que tens ensino superior + esse modo de vida que descreves, não bate a bota com a perdigota

A longo prazo podem—se criar boas poupanças, de facto.[;)]

Contudo, é uma arte difícil de aprender.

É uma coisa tão simples :)

Ainda ontem se falou nisso...ganhas eg: 2000€ limpos, o dinheiro entra e tiras logo por exemplo 700€ para uma conta poupança. O teu ordenado passa a ser 1300€ líquidos. Este é efectivamente o teu ordenado para fazer face as despesas e assim todos os meses. É como se os 700€ nunca entrassem, são logo desviados à cabeça para a poupança.

Depois o tentar rentabilizar as poupanças já é outra coisa.

As minhas desculpas se fui demasiado direto, até acho que acrescentas, por vezes, algo útil... mas dizeres que tens ensino superior + esse modo de vida que descreves, não bate a bota com a perdigota
Não sabia que ter um curso superior era representação de ter um modo de vida exemplar e a roçar a perfeição [:D]

traz uma satisfação enorme, já vi eles a dar voltas e voltas com aquilo para fazer coisas que faço no meio com dois toques loool ou a ficar sem bateria a meio do dia quando a mim me dura 2 dias de uso intenso...
trás é status.

Sim, é porque existem pessoa como tu que existe o status!
Se todos tivessem Iphones, deixaria de ser um artigo que dá status. Já pensaste na ironia?[:D]

É uma coisa tão simples :)

Ainda ontem se falou nisso...ganhas eg: 2000€ limpos, o dinheiro entra e tiras logo por exemplo 700€ para uma conta poupança. O teu ordenado passa a ser 1300€ líquidos. Este é efectivamente o teu ordenado para fazer face as despesas e assim todos os meses. É como se os 700€ nunca entrassem, são logo desviados à cabeça para a poupança.

Depois o tentar rentabilizar as poupanças já é outra coisa.

esse foi o meu modus operandus durante este tempo todo, mas ganho bem abaixo desses valores.

Pois dá. Os vícios reprováveis é que estragam tudo...
Tabaco + cafés 6*30 + sandes e sumos 10€ [300]. O resto no supermercado...E já se foi.
É o que tenho gasto 600 nisso [300 a levantar 10e todos os dias que dá para tabaco, cafés e bolos e o resto no supermercado (200~~250) -- ficam meia duzia de trocos que nao sei para onde vão, e nem dá para carregar o telemovel nem nada] e não vejo jeito e fico irritado mesmo.
Antes bebia como um burro [deixei 4 meses] e aí era o descalabro...
:sh)
É assim!

desculpa que te diga mas com esse discurso não pareces alguem com formação superior... não sabes gerir o teu dinheiro, fumas e bebes a grande e não te culpas a ti próprio, a culpa é os outros, não sei mais que dizer...
o dinheiro desaparece, claro que desaparece, estás a gastá-lo

[:)]

trás é status.

isto foi apenas um exemplo para os que dizem que não é possível poupar, só nisso algumas pessoas comparado comigo outra pessoa pode ter dispendido mais uns 3k ou 4k do que eu ao longo dos ultimos 10 anos... como isto existem montes de outras coisas.

fumar... mais uns 700€ ano (sendo conservador)

2 dias com uso intenso um smartphone?

Não é atender a chamada da mãe duas vezes por dia para ires para casa jantar que faz disso um uso intensivo.

Não existe baterias para smartphone que durem dois dias com uso intensivo. Falo com conhecimento de causa. Se não sabes o que é uso intensivo então sugiro a pesquisares melhor.

Começaste bem, mas estás a descair-te muito nestes últimos posts. Nota-se muito ressabiamento e relação ao que os teus colegas/amigos possuem ou não. O resto é treta de quem tem um ecran a tapar a cara.

Fica a dica ;)

Voltar
Superior