O que é uma boa poupança?

Eu já tenho as coisas um bocado diversificadas:

- Depósitos a prazo
- Certificados de aforro
- Certificados do tesouro poupança mais
- PPR
- Fundo de pensões

- Ações

Não tenho é Fundos/ETF's mundiais.

Penso que tens um bocado de redundância aí...alguns Fundos/ETF apresentam melhores rendimentos, sabendo que também terás mais volatilidade. Mas nunca estás tao exposto como comprar açoes diretamente e dificilmente consegues bater de forma sistemática um índice.

Penso que tens um bocado de redundância aí...alguns Fundos/ETF apresentam melhores rendimentos, sabendo que também terás mais volatilidade. Mas nunca estás tao exposto como comprar açoes diretamente e dificilmente consegues bater de forma sistemática um índice.

É verdade, tenho muitas aplicações de baixo risco.
O fundo de pensões já nem tanto, já tem um risco mais elevado e nem o capital é garantido.
As ações são de risco elevado algumas e outras de mais baixo e bons dividendos anuais (~7%).

Além disso recordo me de ouvir de pessoas que agora estão na casa dos 50-70 que pediam empréstimos relativamente grandes (na ordem de centenas de milhares se euros agora) pra colocar noutro Bancos a render.

Centenas de milhares de euros em empréstimo há muitos anos atrás?

Só se já fossem ricos...

Centenas de milhares de euros em empréstimo há muitos anos atrás?

Só se já fossem ricos...

Tenho uma ideia que antigamente os juros eram a doer.

E... quem tinha o precioso bem que era o dinheiro ganhava umas boas lecas em juros tambem.

Juros de empréstimos a mais de 20% de taxas... mas, os mais velhos que o confirmem.

E... quem tinha o precioso bem que era o dinheiro ganhava umas boas lecas em juros tambem.

Juros de empréstimos a mais de 20% de taxas... mas, os mais velhos que o confirmem.

Sim, à ~35 anos os juros eram a mais de 20% no crédito à habitação.

Edit: Para ser mais rigoro até eram a mais de 25%.

Última edição:
Ganhei no Placard

5 páginas a tentar perceber como se poupa 70 mil euros para isto. [:D]

Ainda assim, admitindo que trabalhavas à 10 anos e não tenhas herdado nada, terias que poupar 500 euros por mês todos os meses durante esse tempo, e não estou a ver isso acontecer nos primeiros 10 anos de carreira mesmo em casa dos pais, ou então não vives, o que é uma pena na nossa idade.

Sim, à ~35 anos os juros eram a mais de 20% no crédito à habitação.

Edit: Para ser mais rigoro até eram a mais de 25%.

Quer ler o vem sendo escrito fica a pensar q antigamente é q era. Quem tinha dinheiro recebia juros megalómanos e quem tinha empréstimos estava a ser roubado.

Digam lá qto era a taxa de inflação.

No tempo da Dona Branca muitos fizeram isto e depois acabaram mal[8b]

5 páginas a tentar perceber como se poupa 70 mil euros para isto. [:D]

Ainda assim, admitindo que trabalhavas à 10 anos e não tenhas herdado nada, terias que poupar 500 euros por mês todos os meses durante esse tempo, e não estou a ver isso acontecer nos primeiros 10 anos de carreira mesmo em casa dos pais, ou então não vives, o que é uma pena na nossa idade.

Poupar 500€ em casa dos pais é o mais fácil que há, depende é dos trabalhos... Eu quando vivia na casa dos meus pais poupava isso no mínimo no primeiro ano de trabalho em consultoria (com 22 anos). Numa big 4, o ordenado em termos líquidos de entrada é mais de o dobro desse valor, portanto parece-me bastante fácil.

Última edição:
A viver em casa do pais e não contribuir com nada é bastante fácil, discutível mas fácil. [;)]

Mesmo a contribuir, conseguia poupar 500€ por mês.... Como disse, depende mais do teu trabalho e a área que estás, do que se contribuis ou não. Felizmente ou infelizmente, consultoria em Portugal (especialmente em big 4) é paga a peso de ouro [;)]

Mesmo a contribuir, conseguia poupar 500€ por mês.... Como disse, depende mais do teu trabalho e a área que estás, do que se contribuis ou não. Felizmente ou infelizmente, consultoria em Portugal (especialmente em big 4) é paga a peso de ouro [;)]

O que chamas de "pago a peso de ouro"?
Tenho amigos em consultoras e parece-me que não é bem assim... Os expat ainda ganham bem mas sem qualquer segurança.

O que chamas de "pago a peso de ouro"?
Tenho amigos em consultoras e parece-me que não é bem assim... Os expat ainda ganham bem mas sem qualquer segurança.

Eu comecei a ganhar 1200€ limpos por mês (x14)... Em 3 anos, já mudei 3 vezes de consultora e já tive mais de 50% de aumento do meu primeiro ordenado. Vendo o panorama nacional, não me parece mal.

P.S. - De referir, que das três empresas, duas são big 4.

Última edição:
Eu comecei a ganhar 1200€ limpos por mês (x14)... Em 3 anos, já mudei 3 vezes de consultora e já tive mais de 50% de aumento do meu primeiro ordenado. Vendo o panorama nacional, não me parece mal.

Acho que tens uma noção errada de bom salário.[:D]

Vê o de um deputado e depois diz alguma coisa.[:D][:)]

Ainda agora um cedeu os recibos lolol

Tenho algum dificuldade em perceber ordenados limpos. Qual é o bruto anual de referência? (ajudas de custos à parte).

E ambiente de trabalho? work/life balance and so on?

Eu tenho é dificuldade em perceber quem diga que poupou 500€ este mês e no seguinte diga que teve que gastar a poupança porque teve p.e. o seguro e o iuc do carro para pagar.[:D]

Habitualmente quando falo em poupança é valor de referência já considerando todas estas despesas anuais, trimestrais, semestrais.
Fora isso não é resultado liquido, sei que poupo de 1de jabeiro a 31 dezembro o que tiver a mais foi efectivamente o que poupei.

Acho que por vezes há estes conceitos que se cruzam e dão uma ideia errada da coisa. Isto claro, para quem gostar do tema e não veja apenas números.

Outra situação é, que valor ter em cada idade aliado a património já conseguido.
P.e. casal 40 anos, dois filhos, em cash 10.000€, carro pago 10.000€, casa parcialmente paga 50.000€, mobilias pagas 20.000€. Por exemplo casal, 40 anos, casa arrendada, carro a leasing em cash 50.000€.

É este tipo de situações que me interessam, ou seja, tentar perceber o que está certo ou errado e se estamos a evoluir bem ou mal nisto da poupança.

Não interessa saber, fulano tem 50.000€ em cash, ok, por si só é um bom valor, mas se o contextualizarmos pode ser pouco iu muito.

Última edição:
Voltar
Superior