Eu tenho é dificuldade em perceber quem diga que poupou 500€ este mês e no seguinte diga que teve que gastar a poupança porque teve p.e. o seguro e o iuc do carro para pagar.[

]
Habitualmente quando falo em poupança é valor de referência já considerando todas estas despesas anuais, trimestrais, semestrais.
Fora isso não é resultado liquido, sei que poupo de 1de jabeiro a 31 dezembro o que tiver a mais foi efectivamente o que poupei.
Acho que por vezes há estes conceitos que se cruzam e dão uma ideia errada da coisa. Isto claro, para quem gostar do tema e não veja apenas números.
Outra situação é, que valor ter em cada idade aliado a património já conseguido.
P.e. casal 40 anos, dois filhos, em cash 10.000€, carro pago 10.000€, casa parcialmente paga 50.000€, mobilias pagas 20.000€. Por exemplo casal, 40 anos, casa arrendada, carro a leasing em cash 50.000€.
É este tipo de situações que me interessam, ou seja, tentar perceber o que está certo ou errado e se estamos a evoluir bem ou mal nisto da poupança.
Não interessa saber, fulano tem 50.000€ em cash, ok, por si só é um bom valor, mas se o contextualizarmos pode ser pouco iu muito.