O que é uma boa poupança?

Até aos 6 dígitos ainda é fazível. O salto dos 6 para os 7 dígitos é que está apenas ao alcance de alguns.

Aí concordo. Mas mesmo até aos 6 já é muuuuito complicado.[:D]

Contudo, depois dos 6 torna se fácil acrescentar algum valor à poupança com menos esforço.
Creio que o difícil é conseguir jubtar algum valor, tipo 50.000€. Daí em diante os juros, etc já ajudam.

Até aos 6 dígitos ainda é fazível. O salto dos 6 para os 7 dígitos é que está apenas ao alcance de alguns.

É realmente difícil. Espero lá chegar, estou a trabalhar para isso.

Chegar aos 5 dígitos foi relativamente fácil. Os 6 dígitos já só vieram depois dos 30 anos. Chegar aos 7 dígitos....ui a distância ainda é alguma e temos de somar muitas vezes os 6 dígitos. A manter o ritmo actual não será antes dos 60 anos, mas se chegar à reforma com 1 milhão líquido (cash) para gozar já ficarei feliz. E é preciso não ter nenhum azar na vida e não perder ritmo de poupança ao mesmo tempo que se vive alguma coisa pelo caminho.

Aí concordo. Mas mesmo até aos 6 já é muuuuito complicado.[:D]

Contudo, depois dos 6 torna se fácil acrescentar algum valor à poupança com menos esforço.
Creio que o difícil é conseguir jubtar algum valor, tipo 50.000€. Daí em diante os juros, etc já ajudam.

É um pouco por aí sim. Tenho ficheiros excel com as minhas projecções e a curva de capacidade de poupança cresce vertiginosamente consoante o valor aumenta.

Qualquer coisa deste género, onde conforme se avança no tempo e se aumentam as poupanças, com acumulação de rendimentos de capitais, elas aumentam vertiginosamente. A questão é mesmo "descolar" da fase inicial onde as poupanças crescem pouco.

curva1.jpg

É realmente difícil. Espero lá chegar, estou a trabalhar para isso.

Chegar aos 5 dígitos foi relativamente fácil. Os 6 dígitos já só vieram depois dos 30 anos. Chegar aos 7 dígitos....ui a distância ainda é alguma e temos de somar muitas vezes os 6 dígitos. A manter o ritmo actual não será antes dos 60 anos, mas se chegar à reforma com 1 milhão líquido (cash) para gozar já ficarei feliz. E é preciso não ter nenhum azar na vida e não perder ritmo de poupança ao mesmo tempo que se vive alguma coisa pelo caminho.

Diria que 100 mil em cash antes dos 30 é mesmo muito muito difícil, mas é possível se não se viver.
Quando falam em poupanças, contabilizam só o vosso dinheiro, ou dinheiro do casal?

Só cash portanto?

Eu vejo as poupanças apenas como cash líquido e facilmente disponível.

A casa pode valer por exemplo 200k e teres crédito de 100k, em teoria terias ali 100k líquidos, mas não conto com património imobiliário, hoje em dia só olho mesmo para cash líquido.

É um pouco por aí sim. Tenho ficheiros excel com as minhas projecções e a curva de capacidade de poupança cresce vertiginosamente consoante o valor aumenta.

Qualquer coisa deste género, onde conforme se avança no tempo e se aumentam as poupanças, com acumulação de rendimentos de capitais, elas aumentam vertiginosamente. A questão é mesmo "descolar" da fase inicial onde as poupanças crescem pouco.

Ver anexo 144009

É o que me dá a mim.[;)]

O que mais me custou, e digo porque comecei com zero poupança, foi passar os 10.000€.
Porque até aí, ainda não há aquele gosto de ter dinheiro, de dormir sossegado com o inesperado.
Depois há um certo gosto nisso e até interesse.

Contudo, e como depois veio a compra de casa, mobília, carro, férias e acima de tudo vai se gastando aqui e ali mal gasto, levou diversos hair cut, o que não a deixou progredir muito nos ultimos 3/4 anos.

Agora já está de novo no sentido para norte, aoesar de quê, vem aí o estoira poupanças a caminho e já levou algum[:D]

Espero, até aos 35/40 anos chegar aos 6 digitos.

Se for pelo líquido, ou seja, vender tudo e mais um par de botas e pagar os passivos, já o ultrapassei tibha uns 26/27 anos.[;)]

Velhos e poupados..
Como não sei se chego a velho, preocupo-me com a poupança, mas não exageradamente.

Não comprasse muitos cavalos.[:D]
A vida é para ser vivida. [:)]

Atingir altos níveis de poupança é alcançável, mas há que estar disposto a certos esforços.

Este mês poupei mais ou menos o dobro da cifra do Gavela, mesmo com muitos cavalos para alimentar, mas ando todo rebentado... [s)] Preferia estar ao lado de casa, a poupar metade. [;)]

Como não sei se chego a velho, preocupo-me com a poupança, mas não exageradamente.

Atingir altos níveis de poupança é alcançável, mas há que estar disposto a certos esforços.

Este mês poupei mais ou menos o dobro da cifra do Gavela, mesmo com muitos cavalos para alimentar, mas ando todo rebentado... [s)] Preferia estar ao lado de casa, a poupar metade. [;)]

A mim, interessa—me chegar aos 6 digitos. Depois, é levantar um bocadinho o pé.

Contudo não deixo de fazer nada em prol da poupança.
Ou seja, vou de férias, tento aproveitar o que me faz feliz.

Claro, que com um estábulo era muito mais feliz.[:)]

Porra ganhas bem[:D] mas não digas valores, senão és pendurado na cruz.

Tenham cuidado em não bater as botas antes do gastar[:D]

No domingo passado dizia à minha mulher que temos de gastar algum dinheiro ( parece parvo mas não tenho problemas em dizer isso). É preciso tb saber tirar proveito do dinheiro... Sei que para quem não o tem, isso é conversa de mrd e mete nojo mas para quem o tem o assunto é muito pertinente.
Tem de haver equilíbrio entre o nível de vida e o dinheiro pois a vida são 2 dias...
Acho que já escrevi isto neste tópico...[:D]

Já estás no target dos 7[:D] e olha, boa sorte. Eheh

Pode se saber com que idades chegaste lá?

Dos 7 só cash é para esquecer.

Não te sei dizer..

À cerca de ~15 anos também tive na Bélgica, por um curto período de tempo, tinha casa paga, viagens, carro e combustível e ganhava sensivelmente o dobro limpo do que cá.
Mas foi de longe o dinheiro que mais me custou ganhar e contava os dias para me vir embora.

A mim, interessa—me chegar aos 6 digitos. Depois, é levantar um bocadinho o pé.

Contudo não deixo de fazer nada em prol da poupança.
Ou seja, vou de férias, tento aproveitar o que me faz feliz.

Claro, que com um estábulo era muito mais feliz.[:)]

Porra ganhas bem[:D] mas não digas valores, senão és pendurado na cruz.
Eu se chegar aos 6 dígitos a dividir por dois aos 30 anos ja me ficava contente, independentemente de ter casa/carro e estarem ou não pagos.

Ainda tenho 5 anos para brincar, se mantivesse o ritmo de agora era na maior das tranquilidade... [:D]

Voltar
Superior