O que é uma boa poupança?

O dinheiro é a moeda de troca de alguma qualidade de vida.

Seja por se dormir sossegado e estar minimamente preparado para um imprevisto, seja porque pode ser trocado por algo que nos faça bem.

Há algo, que em 2015 me fez poupar uns milhares de euros, e que, na minha perspectiva é um bom investimento, ou melhor, é uma poupança que não se vê.

Que é um bom seguro de saúde.[;)]

Eu se chegar aos 6 dígitos a dividir por dois aos 30 anos ja me ficava contente, independentemente de ter casa/carro e estarem ou não pagos.

Ainda tenho 5 anos para brincar, se mantivesse o ritmo de agora era na maior das tranquilidade... [:D]

Estás bem lançado.[;)]

Aproveita antes de dares um rumo mais certo à coisa.[:D]

Tenham cuidado em não bater as botas antes do gastar[:D]

No domingo passado dizia à minha mulher que temos de gastar algum dinheiro ( parece parvo mas não tenho problemas em dizer isso). É preciso tb saber tirar proveito do dinheiro... Sei que para quem não o tem, isso é conversa de mrd e mete nojo mas para quem o tem o assunto é muito pertinente.
Tem de haver equilíbrio entre o nível de vida e o dinheiro pois a vida são 2 dias...
Acho que já escrevi isto neste tópico...[:D]

Sabes que mais, ultimamente quando tenho ido de férias de praia para o Algarve até temos ido para Hotel 5*... mas já disse à Maria que quando a pequena mais velha ultrapassar os 12 anos..."tire daí o cavalinho da chuva". [:D]

Sabes que mais, ultimamente quando tenho ido de férias de praia para o Algarve até temos ido para Hotel 5*... mas já disse à Maria que quando a pequena mais velha ultrapassar os 12 anos..."tire daí o cavalinho da chuva". [:D]
E é o problema de habituamos os filhos a frequentarem locais que quando forem adultos podem não conseguir suportar.

Eu tento variar as experiências, tanto faço campismo como vou para um 5*.

Só cash portanto?

Vocês sao lixados..... assim ainda só estou nos quatro digitos......[:D]

Engraçado constatar que a malta nova, os que têm juizo, preocupam-se com a poupança, os séniores com a forma de o gastar antes que o tempo esgote. Eu a caminho da meia idade para ainda me preocupo com a poupança mas já com a ideia domeio termo num futuro proximo.

Obrigado pelos conselhos, não duvido e em parte concordo que o pessoal da minha idade quer ter a sua empresa, principalmente o sexo masculino, já não noto tanto isto, não se importam de ser assalariadas desde que trabalhem para uma empresa xpto com muito nome no mercado. O pessoal quer montar empresa, não sabe é de quê. Eu sei de quê, sei como, e já tenho os primeiros passos dados para tudo acontecer, preciso de dinheiro e mesmo esta parte não considero difícil, já sei dos diferentes projetos em que me posso financiar, e sendo jovem, há inúmeras hipóteses para conseguir financiamento, principalmente na area da agricultura.
Saliento que nunca irei para a minha entrevista de emprego dizer que quero ter a minha empresa, acho que é relevante e prejudicaria em certa parte.
Eu já pensei em começar já (dentro de 2-3 anos) , e trabalhar fora paralelamente, é algo vejo ser possível fazer e saltar para minha empresa quando esta começar a dar dinheiro e estiver minimamente estabilizada, mas por um lado sinto que não é bom criar a empresa sem alguma vez ter passado pelo mercado de trabalho, tenho uma personalidade um tanto quanto indomável e não ser até que ponto é que isso me faria bem, digamos que não sou subordinado, para fazer algo, eu acho que esse algo tem de fazer sentido.

Aos quarenta sei de antemão que terei suporte financeiro para começar do 0, mesmo que posso correr mal durante 5 anos, daí a minha ideia de ficar os 15 anos a trabalhar, aprender, etc etc

nheaaa, isto não é para mim, embora seja nestas posições que o pessoal que conheço está, é chefe do departamento tal tal e tal, mas atrás dele tem mais 3 ou 4.

O que é que fazes exatamente? És recrutador? Porque envergaste pelos RH quando tens engenharia de tras? (eu estou a supor isto porque consigo deduzir que tens base de engenharia pelo pensamento lógico que demonstras ao escrever..)
Aos 40 terás casa (possivelmente com crédito associado) casamento, filhos, etc ou seja terás uma dependência de rendimentos fixos, q poderão complicar o arriscar um bom emprego, para abrir um negócio.

É esse comodismo q o Pastis fala, a juntar claro, à possibilidade de teres nesse momento um trabalho gerível, q te permita cumprir com empenho e profissionalismo, mas q consigas controlar e desse modo mitigar o stress.... Coisa q numa empresa tua, não será tão fácil, especialmente na agricultura, onde um excelente ano podem num ápice passar a um ano péssimo, basta um fenómeno meteorológico, praga ou assim.

Por isso sou mais um q diz, arrisca agora e tenta manter o investimento controlado usando capitais próprios ou crédito q consigas facilmente pagar com um QQ emprego...e se correr mal, então é só fechar portas controlando as perdas, e sabendo q no conforto de casa dos pais, o essencial está assegurado.

Atenção aos apoios a q recorres (subsídios) seja como jovem agricultor, etc, pq muitas vezes são compromissos plurianuais o q significa q mesmo q corra mal, vais ter de manter tudo a funcionar até ao fim do compromisso, sob pena de teres de devolver o q recebeste se não o fizeres.

Última edição:
Eu se chegar aos 6 dígitos a dividir por dois aos 30 anos ja me ficava contente, independentemente de ter casa/carro e estarem ou não pagos.

Ainda tenho 5 anos para brincar, se mantivesse o ritmo de agora era na maior das tranquilidade... [:D]

Mas os valores que dizem são a dividir por 2????!

Pensei que está conversa toda até agora fosse apenas pra pessoa singular.

Mas os valores que dizem são a dividir por 2????!

Pensei que está conversa toda até agora fosse apenas pra pessoa singular.

No caso dos casados é normalmente patrimonio dos 2.

Comeca logo pela casa, comprada na maior parte das vezes a 2.

Mas é normal, se falarmos dos famosos 6 digitos a solo em PT, sem ajudas (pais), entao mais difícil se torna.

Com ordenados portugueses a comprar casa e carro quanto tempo é que uma pessoa sozinha demora a juntar 100k?

Olha eu é a dividir por 0,5! A minha mulher infelizmente os últimos anos tem passado um mau bocado de saúde pelo que não tem trabalho.

Mas eu vejo o casamento como algo a dois.

Acho que o gmigas daqui aa dez anos continua na mesma, só que com um carro acima dos 400cv! Eheh

Aquilo é uma força sobrenatural.

No caso dos casados é normalmente patrimonio dos 2.

Comeca logo pela casa, comprada na maior parte das vezes a 2.

Mas é normal, se falarmos dos famosos 6 digitos a solo em PT, sem ajudas (pais), entao mais difícil se torna.

Com ordenados portugueses a comprar casa e carro quanto tempo é que uma pessoa sozinha demora a juntar 100k?

Depende sempre do que ganha e do que gasta. Não se pode colocar uma meta indistintamente.
Mas ainda não à muito tempo aqui referi que conheço uma pessoa próxima que ainda não tem 40 anos vive sozinha, e os 100K já os tem a alguns anos.

Por exemplo eu sendo casado e com 2 filhas tenho como HPP um T4, que custou mais do dobro que o T2 dessa outra pessoa. E terá sempre mais encargos anuais.
Tenho de suportar toda a despesa associada a ter duas filhas, colégios, roupa, calçado, alimentação, seguros de saúde, consultas, medicamentos, actividades extras, passeios, festas de anos, etc, etc...Essa outra pessoa não tem filhos, paga zero. [;)]

Depende sempre do que ganha e do que gasta. Não se pode colocar uma meta indistintamente.
Mas ainda não à muito tempo aqui referi que conheço uma pessoa próxima que ainda não tem 40 anos vive sozinha, e os 100K já os tem a alguns anos.

Por exemplo eu sendo casado e com 2 filhas tenho como HPP um T4, que custou mais do dobro que o T2 dessa outra pessoa. E terá sempre mais encargos anuais.
Tenho de suportar toda a despesa associada a ter duas filhas, colégios, roupa, calçado, alimentação, seguros de saúde, consultas, medicamentos, actividades extras, passeios, festas de anos, etc, etc...Essa outra pessoa não tem filhos, paga zero. [;)]

Neste momento estou na pior fase de poupança dos últimos 15 anos.
3 colégios privados, empregada a tempo inteiro, depois decidimos aproveitar, viagens é mato com bons hotéis e restaurantes, mais voos.
Tenho-me mimado bem etc

Agora onde estou, e vou dar o salto, é em imobiliário, a boa poupança dos últimos 15 anos permitiu ter 3 casas, e pensar como maximizar a loucura do imobiliário

estou num registo de alguns meses chapa ganha e chapa gasta, mas sem privações e sem grandes contas

Neste momento estou na pior fase de poupança dos últimos 15 anos.
3 colégios privados, empregada a tempo inteiro, depois decidimos aproveitar, viagens é mato com bons hotéis e restaurantes, mais voos.
Tenho-me mimado bem etc

Agora onde estou, e vou dar o salto, é em imobiliário, a boa poupança dos últimos 15 anos permitiu ter 3 casas, e pensar como maximizar a loucura do imobiliário

estou num registo de alguns meses chapa ganha e chapa gasta, mas sem privações e sem grandes contas

Podes fazer aí um bom negócio com o imobiliário e aproveitar essa loucura como dizes.

Eu nunca tive coragem de me meter muito em créditos...que pode não parecer mas aquilo somando todas as despesas envolvidas, come bem um gajo em euros.

Ter muito património imobiliário, mas ter uma divida muito grande à banca não é para mim.
Essa divida iria obrigar-me a ter que estar sempre no batente e com aquela necessidade de ter de ganhar bem e durante muitos anos...e para ser sincero eu gostaria era muito de abandonar o work cedo!

Podes fazer aí um bom negócio com o imobiliário e aproveitar essa loucura como dizes.

Eu nunca tive coragem de me meter muito em créditos...que pode não parecer mas aquilo somando todas as despesas envolvidas, come bem um gajo em euros.

Ter muito património imobiliário, mas ter uma divida muito grande à banca não é para mim.
Essa divida iria obrigar-me a ter que estar sempre no batente e com aquela necessidade de ter de ganhar bem e durante muitos anos...e para ser sincero eu gostaria era muito de abandonar o work cedo!

x2.

Só um ch já me faz urticária.

Voltar
Superior