Arrependo-me de nao ter comprado casa em 2014/2015 emvez de ter mantido o dinheiro no banco.
Agora continuo a pagar renda que é dinheiro para o lixo e as casa "valem" o dobro...
Imagino a frustração (a sério, não estou a ser irónico).
Também andei 3 anos e meio a pagar renda, olha agr azar... :sh)
Discordo que seja uma coisa latina.
Então no casamento não concordo nada, em diversas culturas desde orientais a anglo-saxónicas o casamento é pago pela família.
Para mim todas as abordagens são boas desde que o resultado seja satisfatório.
Por acaso não pensei muito no assunto e agr que dizes isso realmente na cultura americana não é de facto incomum os pais pagarem o casamento.
Mas será que é tão comum como em PT ? Tenho as minhas dúvidas.
Já sobre cursos superiores, até pelo seu custo e "normalidd" de se fazer um crédito para estudar, é/era comum os pais não pagarem e o pessoal fazer créditos.
Claro que pais com posses acredito que mm lá tb paguem os cursos os filhos, e nada contra! Até pq lá é a doer e fica despesa para uns 20 anos...
Só que lá isto está ao alcance de menos gente (%), quer pelo seu custo em si quer pela facto de, em média, os americanos terem mais um filho que em PT.
É mt comum casais com 3 filhos por lá, como é 2 filhos por cá. Aliás até aposto que 3 ou mais filhos nos states é tão ou mais comum que casais com 1 filho em PT.
Ainda estou para perceber como é que um miúdo de 18/19 anos tem dinheiro do próprio bolso para pagar um curso superior ...
Quanto ao casamento, não vêjo problema em serem os pais a pagarem até porque é uma forma de aliviarem os filhos a uma grande despesa que será certamente importante para o início de vida de um jovem casal.
O meu foi pago pelos pais e nem poderia ter sido de outra forma, já que tinha acabado de entrar no mercado de trabalho e não havia guito para uma despesa dessa grandeza.
Vaidade é quando se faz um casamento principesco só para mostar...
Claro que um puto de 18 anos não tem guito próprio para ir estudar (há exceções mas serão 1 em 100 ou assim).
Portanto acho perfeitamente normal os pais pagarem estudos superiores, seja via poupança desde putos (como já se discutiu aqui) seja dado à medida.
E quanto ao casamento, tb não me choca os pais pagarem, mas não é bem comparável, uma coisa é uma ferramenta muito importante na vida, outra na minha opinião é um luxo e grande parte das vezes é um misto de familia a quererem mostrar e as mulheres que sonham com o casamento e querem tudo e mais alguma coisa. Mas como é óbvio com os outros smp a pagarem pq do bolso delas normalmente saí zero...
A % de homens que querem casar (alta festa, gastar bué guito* etc.) de vontade própria nos dias de hoje deve ser mt baixa, mas a maioria finge que quer para não dar parte fraca e dizer que a mulher é que quer.
Vaidade é ter um casamento principesco para mostrar, mas certamente ng de apontou uma pistola à cabeça para te casares mal entraste no mercado de trabalho.
* se for do próprio bolso então...
Arrendamento vs compra foi um assunto amplamente debatido aqui no fórum por essa altura...devias ter dado ouvidos aos sábios..[

]
Quais sábios ? É que o título do tópico ao lado andou anos a fio "não comprem casa, esperem!" e já nesta altura da loucura mudaram o título para "agora é que é para comprar" [

] [

]
Claro que depois alguém comentou a ironia da coisa e mudaram o título para apenas "mercado ao rubo", o que é verdade.
Pagar um curso superior? Tendo em conta que a propina máxima está nos 1063€, todos os meus sobrinhos vao chegar aos 18 com dinheiro para pagar o curso todo sem problemas. 1063€ x 3 anos = 3189€ / 18 anos = 177€/ano para poupar o valor do curso.
Claro que estudar fora tem um custo tipicamente superior, mas o grosso dessa despesa extra é o aluguer do quarto e, talvez, as deslocações ao fds, ms isso depende da frequência e se por um lado gasta-se nos fds (ou de 15 em 15 dias), por outro poupa-se no dia a dia pois tipicamente o pessoal aluga ao lado das faculdades.
Já quem mora com os pais das duas uma, ou paga só um passe de metro ou assim (ok isso é acessível), ou se ando de moto, ou pior, de carro, tb gasta bastante e acredita que há quem faça todos os dias 50, 60 e 70km ir e vir para ir e voltar da faculdade.
Portanto o quarto é a principal razão do custo extra.
E já agora, quem estuda em casa dos pais não come ? E não gasta electricidade, nem água, nem gás ? Ok os termos fixos já estão pagos, mas tipicamente numa casa com 3 ou 4 quartos as contas não mt pesam mais que 1/3 ou 1/4 (dependendo do número de pessoas que lá morem) do consumo de eletricdd/água/gás em casa dos pais
Já esmiucei aqui este tema neste ou noutro tópico, mas continua muito enviesado a diferença real entre custos de estudar em casa dos pais ou fora.
Claro que se for estudar em Lx a pagar e andar a pagar loucuras estilo €400 p um quarto, ok, aí sou o 1º a dizer que fica mt mais caro estudar fora, mas falo de casos em que seja do género 150 quarto mais 20/25 das contas ou assim que foi a experiência que passei.
Se eu vos disser que o meu irmão em casa dos meus pais custava o mm que eu fora se calhar não acreditam, ms é verídico (claro há uma razão, ter uma mesada mt acima da média para gastar à toa, mas não deixa de ser verídico).
E isto comigo a ir a casa (270km ir e vir com €10 de portagens, tb ir e vir) aí umas 2/3 vezes por mês na altura.