O que é uma boa poupança?

Muito bom.

Desconhecia completamente que já houvessem agências a tratar de tudo isto, para que o senhorio não tenha que se aborrecer pessoalmente com estas questões.

Particularmente, a questão de lidar com incumprimentos nas rendas.
Calculo que também tratem das questões do despejo se for caso disso...

edit:

Em tempos criticaram aqui um user que explicou que, fazia uma triagem e requeria certas informações sobre os possíveis inquilinos.

... bem, pelo que já estive ler, estas agências começam logo por fazer precisamente isso.
E para bom funcionamento para todas as partes, não me parece descabido.

Fui eu porque pedi CVs para além de IRS etc etc e fui criticado...[:D]

Até hoje= zero problemas.
Só dá quem quer e eu arrendo a quem quero.O mercado é livre.

Praticamente todas as agências imobiliárias gerem arrendamentos e tb investigam inquilinos. Como é lógico...

Epá, é um questão lixada.

Se é para investir: comprar agora é um erro óbvio pois isto vai inverter como q ciclo económico ( a não ser que Portugal seja um caso de estudo da economia condenado a crescer eternamente [:)])

Se é para habitação própria para longo prazo, o risco de desvalorização dilui-se bastante e dá que pensar.

Além disso, depende tb do agregado, situação financeira etc. Não é uma decisão simples.

Não há resposta certa.

No longo prazo é sempre melhor comprar.

Isto para casas em zonas urbanas e com sistemas de transportes.

Os meios mais rurais são sempre muito menos vendáveis, com ou sem crise. As pessoas raramente trocam de casa.

Aproveitando que a discussao está entre arrendar e comprar, o que acham que é preferível:
- arrendar
- comprar sobrevalorizado com possibilidade de desvalorizacao no futuro?

se a tua dúvida é entre arrendar e comprar, então depreendo que é para habitação permanente.

regra geral, os preços das habitações acompanham os preços das rendas, logo é indiferente se o mercado imobiliário está sobrevalorizado ou não.

por outro lado, regra geral, a prestação da hipoteca é sempre menor ou igual que uma renda.

logo, comprando, tem-se uma despesa mensal menor, e ainda se fica com património.

claro que quando se compra, tem-se custos acrescidos (manutenção, impostos), mas mesmo assim são claramente compensados pelo aumento de património (activos).

Praticamente todas as agências imobiliárias gerem arrendamentos e tb investigam inquilinos. Como é lógico...

Ora aí está, é uma questão de segurança e tentar garantir alguma paz de espírito.

Já se sabe como são algumas pessoas e como funciona a justiça neste país.

obviamente.

também eu peço IRS, CVs, referências, últimos 3 recibos de ordenado e um mês de caução.

não tenho pressa de arrendar, logo prefiro esperar pelo inquilino certo do que albergar um bandalho.

e antes que as virgens ofendidas comecem a rasgar as vestes, devo dizer que aqui em Dublin (por enquanto ainda) sou inquilino e dou isso tudo aos meus senhorios de muito bom grado.

Por falar em poupança, abri recentemente uma conta conjunta no bpi com a Maria que será usada para as despesas comuns e fazer uma poupança que para já não tem objectivos de rentabilidade.

Pretendo apenas um modo eficaz de colocar x dinheiro de parte sem abrir mais contas para tal.

Nesse sentido, o bpi poupança objectivo é uma boa solução?

Pelo que li pode ser reforçada ou movimentada na totalidade sem custos nem comissões adicionais mensais. Estou correto?

O site e app (android pelo menos) bpi é das melhores. Conheco 3 e gosto muito mesmo da do bpi.

Até agora pagava zero, mas a partir de outubro vou passar a pagar 3,5 + imposto de selo por mês. Mas mesmo assim estou a considerar ficar no banco pelo tempo que me poupa.

Falei recentemente com alguém à procura de casa, e até cópia do contrato de trabalho pediram a ele e ao fiador. Um pouco excessivo a meu ver, mas só dá quem quer.

Para além disso, há mais procura do que oferta, portanto quem tem casa para alugar pode-se dar ao luxo de aumentar as exigências, porque se não for o primeiro a aceitá-las será o segundo, ou o quinto, ou o décimo. Mas alguém, eventualmente, há de aceitar as exigências porque ou é isso ou não arranja casa.

Daqui a uns anos se isto trocar, e houver mais oferta do que procura se calhar já não dá para pedir três meses de caução + uma porrada de documentos.

Já agora, uma questão/dúvida, a ver se o meu pensamento está errado. Se a Euribor subir, pode haver situações de pessoas a não conseguirem pagar a prestação mensal do CH. Consecutivamente, mais cedo ou mais tarde, ficam sem a casa. Ou fazem outro empréstimo (e não sei bem até que ponto o conseguem fazer, se antes falharam com um), ou então alugam (que me parece ser o mais provável). Isso não vai fazer com que as rendas das casas continuem altas/a subir, já que a procura ainda mais vai aumentar?

O mercado de arrendamento para mim, sem conhecimento de causa, e a opinar de fora .. Parece-me daqueles negócios q exceto inquilinos maus pagadores (e já não é pouco), é sempre um negócio bom pois há sempre procura.

Qdo a economia está boa o preço das casas sobe e com os rendimentos baixos de muita gente e com a aquisição de hábitos de outros países (sediar multinacionais e filiais destas) há sempre procura.

Qdo a economia está má o acesso ao crédito é muito difícil logo sobra o arrendamento.

O site e app (android pelo menos) bpi é das melhores. Conheco 3 e gosto muito mesmo da do bpi.

Até agora pagava zero, mas a partir de outubro vou passar a pagar 3,5 + imposto de selo por mês. Mas mesmo assim estou a considerar ficar no banco pelo tempo que me poupa.

Também já recebi a carta do BBPI. Mas ao abrigo desta mensalidade temos direito a 2 cartões de débito sem anuidade, transferências SEPA sem custos acrescidos (há pouco tempo tinham passado de zero para 1 euro) e mais umas coisinhas. Bem vistas as coisas, pode nem ficar muito mais caro.

Um familiar meu meteu um apartamento a arrendar por uma Remax.
Levaram duas renda, enganaram-no com as declarações e não entregaram a documentação toda, além de que alguma que foi entregue estava visivelmente falsificada. ao 3º mês deixaram de pagar e foi um calvário... ao fim de uns 2 anos lá conseguiu o despejo e ficou com uma dívida de 12k e a casa toda maltratada.
Eu não confio em agências, prefiro organizar-me e fazer eu próprio.

Também já recebi a carta do BBPI. Mas ao abrigo desta mensalidade temos direito a 2 cartões de débito sem anuidade, transferências SEPA sem custos acrescidos (há pouco tempo tinham passado de zero para 1 euro) e mais umas coisinhas. Bem vistas as coisas, pode nem ficar muito mais caro.

Exacto, obrigado por acrescentares [;)]

Levaram duas renda, enganaram-no com as declarações e não entregaram a documentação toda, além de que alguma que foi entregue estava visivelmente falsificada. ao 3º mês deixaram de pagar e foi um calvário... ao fim de uns 2 anos lá conseguiu o despejo e ficou com uma dívida de 12k e a casa toda maltratada.

Estranho...
A Remax oferece seguro de rendas... Recebes sempre a renda mesmo q o inquilino não page.

eu também não uso agências. Experimentei uma vez e foi para esquecer.

disse-lhes várias vezes que não queria canalha, mas na ânsia de alugarem aquilo depressa só me apresentavam entulho.

agora faço eu, entrevisto por skype, peço toda a documentação, e nunca mais tive problemas.

Isto das poupanças é muito relativo. Aqui em casa o orçamento de ambos em conjunto fica na casa dos 1600 mas sem filhos e sem casa para pagar, com trabalho mal pago mas certo e perto de casa nesta fase penso seriamente fazer uma pequena loucura e ao invés de me meter num empréstimo para um carro penso em ..

Comprar uma autocaravana.. ahah é um sonho antigo já e entre 15 a 20 mil já vejo coisas engraçadas

E mais, chegar á reforma com casa já paga é cada vez mais um luxo e grande fonte de poupança, significa que ficamos com 100% da reforma para as contas do dia a dia sem ter a preocupação de ainda ter de pagar por um teto.
Nao há dinheiro que pague este descanso.

Sem dúvida.

Claro que é possível uma pessoa arrendar a vida toda a ter poupanças para comprar no dia em que se reformar, mas é preciso disciplina para o poupar ao longo de décadas sem fazer nenhuma loucura pelo meio...

E já se sabe que o "tuga médio" não tem discernimento para fazer tal coisa, daí (mais outra razão) que comprar casa seja smp a opção preferencial da maioria das pessoas. É mais outra razão para comprar.

Aliás aí atrás dei o exemplo de um idoso reformado que está a arrendar casa e lá vai metade da reforma para a renda. E só não é pior pq é um meio pequeno e a renda acho que é de €250.

Mas como estes idosos são altamente influenciáveis (para não dizer outra coisa) passados uns meses o senhorio lá lhe conseguiu impingir uma garagem por mais €70/mês. Portanto tudo somado já vai em bem mais de 50% da reforma em rendas para o senhorio...

Como devem imaginar o valor da garagem é um disparate para a terrinha onde é e a forma que ele (o idoso) arranjou de justificar o ter ido da canção do bandido foi "oferecer" (entre aspas pq é um aluguer) a uma das filhas a garagem. O que é idiota pois a garagem fica a 10m a pé da casa da filha e esse carro saí 1 uma 2 vezes por mês pois no dia a dia há carro de trabalho. E não, não há falta de lugares na rua onde moram pelo que isso tb não é problema, e não, o carro em questão não é uma grande máquina, é Opel Corsa com 10 anos que não precisa assim tanto de garagem até pq a pintura já está queimada de qlq forma... [:D]

Outra coisa curiosa, esta casa de €250/mês de renda vale aí (pelos meus cálculos) uns 7 anos de renda, ou seja, a renda está caríssima e a pessoa em questão, como disse lá atrás (pois tem poupanças para isso e mt mais), podia ter comprado esta casa (ou outra parecida) e agora estaria descansado da vida com a reforma a 100% para as suas despesas.

Mas quando nem os idosos nem os filhos deles têm noção das coisas... Depois ainda há quem ache que arrendar é melhor pq no fundo (mm que não o diga) acha que a pessoa já vai durar pouco, mas ponto 1 isso é algo bem feio e ponto 2 é smp uma incógnita. E mm que a pessoa faleça pouco depois, dificilmente a casa desvaloriza assim tanto e tão pouco tempo.

Já a probabilidade da pessoa viver uns bons anos e perder bastante dinheiro é bem mais alta. Aliás está a acontecer aquilo que eu previ, a pessoa continua vivinha da silva e já lá vão uns bons 4 anos. Mais 3 anos e pagou o equivalente ao que a casa vale :sh) E daí para a frente continua até se calhar pagar 2 casas (casa essa que no fim não é dele).

Última edição:
Aqui fala—se do 8 ao 80.

Ter 100.000€ em cash é banal, mas ter casa paga até à reforma já é complicado.[:D]

Não falo dos intervenientes, até porque acho mais realistas estas últimas intervenções neste sentido. Apenas noto que ainda há por aqui alguém que vive de salários reais no país real.[;)]

Isto das poupanças é muito relativo. Aqui em casa o orçamento de ambos em conjunto fica na casa dos 1600 mas sem filhos e sem casa para pagar, com trabalho mal pago mas certo e perto de casa nesta fase penso seriamente fazer uma pequena loucura e ao invés de me meter num empréstimo para um carro penso em ..

Comprar uma autocaravana.. ahah é um sonho antigo já e entre 15 a 20 mil já vejo coisas engraçadas
Também penso nisso mas usar pouco tempo por ano não compensa. E alugar também não, ficam ao preço de um bom hotel.

Existe timeshare para autocaravanas?

Também penso nisso mas usar pouco tempo por ano não compensa. E alugar também não, ficam ao preço de um bom hotel.

Existe timeshare para autocaravanas?
Encontrei uma app interessante chamada yescapa mas o facto de cobrarem um adicional após 150 km por dia parece me estranho e pouco prático. Levando a coisa a regra fica bastante caro, talvez valendo a pena se for partilhado com outro casal .

Pois, a minha ideia era aproveitar ao máximo os fins de semana para passear sem stress de hotéis, malas etc..

Um gajo se pensa muito não faz nada

Tenho um vizinho que tem uma autocaravana e a cada passo lá vão eles passar fins de semana fora e tenho vistas cada vez mais.

Cumps

Voltar
Superior