O que é uma boa poupança?

Incrível essa taxa de 30% de poupança em 1970.

Incrível. Não admira que na venda recente que fiz de um carro muitos particulares não tinham dinheiro e nem conseguiam crédito. Curiosamente foi uma pessoa bastante humilde na forma de se apresentar que fez transferência da totalidade do dinheiro na hora da conta à ordem.

E falo de casais com rendimento acima de 2k por mês, que se abriram comigo pela dificuldade do crédito e por querem muito o carro...

Não admira..... Muitas vezes " chapa ganha chapa gasta". Ou então é crédito para férias, carro, jantar fora todas as srmanas, tlm topo dd gama , ..... Depois ocorre um problema qualquer inesperado e .... mais um crédito! Ou estou a ficar velho (40) ou nao entendo esta maneira de pensar sempre " com as calças na mão "...

Última edição:
Bem que quero poupar mas não consigo..gasto em média uns 30euros por mês a levantar dinheiro aqui e dinheir ali só a beber cafes, e às vezes estou na escola e compro qualquer coisa para comer e também jogo raspadinhas,hoje perdi a cabeça e joguei no euromilhoes:sh)...já pensei em deixar em casa o cartão multibanco e as moedas mas isso também é um bocado arriscado[:D]

Última edição:
No meu caso já não falta tudo para acabar de pagar a divida ao meu pai já esteve em 13mil€ agora está em 4500€ em cerca de 13 meses até que nem foi nada mau, mas agora com o meu primeiro filho quase a chegar já começa a custar espero daqui a uns 9/10 meses limpar o que falta do resto da divida[;)]

É esse o espírito. Espero que quando precisares de dinheiro a sério escolhas uma boa financeira.
ganho pouco é normal que me sair 30 euros é muito né?já para nao falar que tenho outras despesas fixas..pensando que não vai logo no total 100 e tal euros à vida porque as vezes ainda compro qualquer coisa cá para casa.... agora este mês e o proximo ja sao os subsidios de ferias e etc[:p][:p][:p] como eu adoro o natal[:D]

Última edição:
ganho pouco é normal que me sair 30 euros é muito né?já para nao falar que tenho outras despesas fixas..pensando que não vai logo no total 100 e tal euros à vida porque as vezes ainda compro qualquer coisa cá para casa.... agora este mês e o proximo ja sao os subsidios de ferias e etc[:p][:p][:p] como eu adoro o natal[:D]
Para quem ganha pouco só te digo que gastas mais em café do que pessoal que ganha bem...

Há pessoas que não nasceram para evoluir (financeiramente) e irão continuar a ajustar os gastos aos rendimentos. A economia precisa de pessoas assim.

Por aqui, consegui uma quase duplicação salarial, pelo que atingir os meus objectivos está tranquilo.[:)]:sh)
Por aqui também tive uma mexida salarial muito significativa este ano.

Tinha objectivos de poupança de 40% do rendimento líquido que se tornaram fáceis de atingir. Agora das duas uma, ou subo os objectivos para 2019 ou começo a gastar mais dinheiro, especialmente em viagens mais longas e exóticas que não tenho feito.

Para quem ganha pouco só te digo que gastas mais em café do que pessoal que ganha bem...

Há pessoas que não nasceram para evoluir (financeiramente) e irão continuar a ajustar os gastos aos rendimentos. A economia precisa de pessoas assim.

gastar dinheiro em café é um gasto pessoal como outro qualquer..portanto não estou a ver qual é o problema...uma pessoa que trabalha mas não gasta o dinheiro também em despesas pessoais, é porque não está a trabalhar para viver, está a viver para trabalhar

gastar dinheiro em café é um gasto pessoal como outro qualquer..portanto não estou a ver qual é o problema...uma pessoa que trabalha mas não gasta o dinheiro também em despesas pessoais, é porque não está a trabalhar para viver, está a viver para trabalhar
Falas dos lanches, mas alguma vez pensaste em levar de casa?
Ou isso dá má imagem?

É esse o espírito. Afinal o meu post fazia mesmo sentido.

Até digo mais. Quem não faz pelo menos uma refeição fora de casa por dia é que não vive mesmo e é escrava do trabalho.

Falas dos lanches, mas alguma vez pensaste em levar de casa?
Ou isso dá má imagem?

achas mesmo? eu desde que ando na escola, que sempre fui habituada a levar comida de casa, mesmo quando os meus pais me davam dinheiro para comprar qualquer coisa eu não aceitava...a cena é que agora a minha mãe nunca está em casa e não há nada para comer[:D]

achas mesmo? eu desde que ando na escola, que sempre fui habituada a levar comida de casa, mesmo quando os meus pais me davam dinheiro para comprar qualquer coisa eu não aceitava...a cena é que agora a minha mãe nunca está em casa e não há nada para comer[:D]
Felizmente há muito sítio onde comprar comida já feita.

Eu também me rio daqueles que levam um ano inteiro Tupperware de casa para o trabalho só para poupar, e depois no fim do ano estouram o que pouparam em algo frugal tipo um drone que encostam meses depois.

O facto de beber café, ou ir a jantares não torna mais errado do que aquele que poupa.

Já vi muitos a terem esgotamentos porque lembram-se de ler esses livros do "leva Tupperware para o trabalho, muda de fornecedor de gás/electricidade/agua, reduzir as saídas sociais, etc" e esquecem-se de equilibrar a mente adequadamente e estouram com família, amigos, etc.

Depois também não vale de nada poupar se não tem cultura financeira. O mais provável é estourar mais num carro que não precisam, ou de comprar moto para encostar, ou nos medicamentos e idas ao psicólogo.

A factura do supermercado é alta porque o tuga é parvo e deixa-se comer pela grande roubalheira da grande distribuição tuga cartelizada.

Basta ir a um Mercadona em espanha para ver que praticamente qq produto de higiene o limpeza custa metade. Sim metade.
Depois o conti** e os ping** amrgos e similares gabam-se dos lucros milionários! É a boa gestão. Pudera...
Nós chegamos a um ponto em que um simples shampoo custa hoje 6 Euros, mas amanhã no dia da promoção das bruxas custa 2,59, no dia do aniversario custa 3 e depois passa a 5, depois a 6 e andamos nisso em todos os produtos feitos zombis à espera das promoções para evitar os assaltos constantes. Muito por culpa da desregulamentação mas , sobretudo, das combinações entre cadeias de supermercados e fornecedores. Um dia vão todos ser julgados por preços combinados. Sem excepção.

O resto é praticamente tudo mais barato... O espanhol vai às compras e paga pouco mais de metade do que paga o português. O mesmo acontece com gás , luz , telecom , carros etc... ( uns por via dos impostos outro por via dos monopólios).

Porra uma excelente chamada de atenção, à economia real nacional.

Governo cria grupo de trabalho para investigar contrabando de combustíveis

″Revenda ilegal″ de botijas de gás. O perigo da tarifa social - TSF

Concorrência acusa cinco seguradoras de cartel | Empresas | PÚBLICO

Voltar
Superior