O que é uma boa poupança?

Sim, com 200k ou 300k a oferta é exactamente a mesma do que em valores mais baixos. É ridículo mas é assim.

Se o banco consegue financiamento a custo zero do BCE para que é que te vai pagar a ti para lhe "emprestares" dinheiro?

O banco agora quer é fazer empréstimos (gerar lucro) e não depósitos.

Se o banco consegue financiamento a custo zero do BCE para que é que te vai pagar a ti para lhe "emprestares" dinheiro?

Isto. Se ganhares o Euromilhões e tentares depositar o dinheiro podes até ter alguns dissabores, conheço casos de bancos que pura e simplesmente rejeitaram depósitos avultados.

Se podem pedir ao BCE dinheiro sem juros e até em alguns casos a juros negativos, neste momento o dinheiro dos depositantes só lhes faz perder dinheiro.

Quem disse o contrário?

Os juros altos foram na época das taxas Euribor malucas. Agora estão ridiculamente baixos.

Quem disse o contrário?

Os juros altos foram na época das taxas Euribor malucas. Agora estão ridiculamente baixos.

Eu sei que não disseste o contrário, estava só a justificar o porquê de os bancos atualmente não incentivarem os depósitos.
O focus agora é emprestar dinheiro e vender "serviços" (que praga!!).

Eu sei que não disseste o contrário, estava só a justificar o porquê de os bancos atualmente não incentivarem os depósitos.
O focus agora é emprestar dinheiro e vender "serviços" (que praga!!).

Serviços e produtos. Não há semana em que não me tentem vender jóias, relógios, computadores e televisões. Irra! Há uma teoria do marketing muito em voga que diz que o que é preciso é dominar o canal. Uma vez dominado então da para vender qualquer coisa através dele... estão tão enganadinhos!

Os meus tb não me tentam vender nada.

Mas qto a poupança há sempre outras vias.

Há outra forma de poupar q é amortizar os créditos mesmo estando os juros em mínimos de sempre no caso do ch.

No meu caso na última amortização que fiz por cada 100€ de amortização poupei 42€ em juros.

Obviamente q esses 42 são durante toda a vida do empréstimo q são vinte e muitos anos.

Isto num ambiente de txas juros em mínimos de sempre. Imaginem se fossem maiores.

Há outra forma de poupar q é amortizar os créditos mesmo estando os juros em mínimos de sempre no caso do ch.

No meu caso na última amortização que fiz por cada 100€ de amortização poupei 42€ em juros.

Obviamente q esses 42 são durante toda a vida do empréstimo q são vinte e muitos anos.

Isto num ambiente de txas juros em mínimos de sempre. Imaginem se fossem maiores.

Sim, quando se tem dívidas.

Agora imagina não tens qualquer dívida e tens 200K no banco.

O banco "dá-te" uma taxa líquida de 0.7%

Só apetece [8b]

Poupaste 42 em juros mas quanto perdeste de rendimento com os 100 de capital durante o mesmo tempo?

Eu não amortizo nada porque perderia sempre muito mais do que os juros poupados.

Poupaste 42 em juros mas quanto perdeste de rendimento com os 100 de capital durante o mesmo tempo?

Eu não amortizo nada porque perderia sempre muito mais do que os juros poupados.

Mas tu és o guru das finanças e eu não.

Aliás se a certa altura achavas q os ctpm, q agora dão 7% ou lá o q é, eram maus, é pq as tuas rentabilidades estão ao nível do Olimpo, qual Buffet qual quê.

Também penso muitas vezes em amortizar o CH muito antes do tempo, entre juros e seguros ainda são 1200€ ano que vão á vida.

É mais por aí é...

A partir de certa idade os seguros pesam um pouco.
E... não ter passivo é psicologicamente agradável, mesmo que, financeiramente pouco atrativo por vezes.

o CH não é para amortizar, especialmente quem fez CHs com taxas de juro ao preço da chuva.

tal como o Obtuso disse, tem de se considerar o custo da oportunidade quando em vez de se amortizar se investe esse dinheiro de outra forma. Um CH com taxa total abaixo de 0.5% (que é o que há mais por aí), é dinheiro ao preço da chuva. Se em vez de amortizar se colocar esse dinheiro a render mais que 0.5% já é lucro.

agora cartões de crédito, créditos pessoais ou automóvel, etc, é outra história. O ideal é nem os subscrever (o crédito, não os cartões).

É mais por aí é...

A partir de certa idade os seguros pesam um pouco.
E... não ter passivo é psicologicamente agradável, mesmo que, financeiramente pouco atrativo por vezes.

não indexem o seguro (de vida) ao valor patrimonial do imóvel quando foi celebrado o contrato, mas sim ao valor remanescente do crédito. Assim, o seguro praticamente não sobe com o aumento da idade.

Voltar
Superior