O que é uma boa poupança?

Eu vou colcoar uma parte nos CTPC, sempre é melhor que os dp dos bancos.

Uma hipótese que me falaram no banco foi este fundo: "IMGA Alocação Conservadora – Fundo de Investimento Mobiliário Aberto".
Que é conservador, rentabilidade baixa mas relativamente seguro (com o que pode haver de seguro num fundo de investimento....), etc.

Fui pesquisar e aquilo parece-me estar a baixar o valor. Logo entrar neste produto não parece muito aconselhado...
Conhecem este fundo? COnseguem dar alguma indicação?

De acordo com o Morningstar.pt (IMGA Alocação Conservadora – Fundo de Investiment...|PTYAFKLM0004), isto tem uma alocação entre activos:

Ora, 26% de liquidez é normal que não dê nada, porque as taxas de juro estão em mínimos históricos. Acresce os 1,65% de comissão anual sobre o valor dos activos cobrado pela gestora do fundo.

Entrando em maior detalhe, as 10 maiores posições do fundo são as seguintes:

Tem alguns investimentos noutros fundos de investimento, ao invés de investir directamente em acções ou obrigações. Fundos esses que de certeza que também cobram comissões de 1% ou mais (a adicionar aos 1.65% que referi acima).

Resultado: Começas logo com 2,5% de perda anual (ou aproximado).

Para além disso, este ano as obrigações têm desvalorizado, porque as taxas de juro têm vindo a aumentar (ainda que devagar). Carteiras conservadoras com uma alta alocação a obrigações têm tido uma performance sofrível (aliás, acho que este ano nada se aproveita, nem carteiras 60/40, nem o Portfolio Permanente, nem carteiras exclusivas de acções ou de obrigações, nem o próprio ouro [:p]).

(...) (aliás, acho que este ano nada se aproveita, nem carteiras 60/40, nem o Portfolio Permanente, nem carteiras exclusivas de acções ou de obrigações, nem o próprio ouro [:p]).

Desde de Fevereiro (o mini crash já foi nessa altura, não foi?! :confused:) que os fundos são sempre a cair.
Eu passei de ganhos Obtusos ([:D][:D][:p]) para perda de capital.

Obrigadinho, Trump (tenho a impressão que cada vez que o homem abre a boca a coisa vem por aí abaixo)!

Desde de Fevereiro (o mini crash já foi nessa altura, não foi?! :confused:) que os fundos são sempre a cair.
Eu passei de ganhos Obtusos ([:D][:D][:p]) para perda de capital.

Obrigadinho, Trump (tenho a impressão que cada vez que o homem abre a boca a coisa vem por aí abaixo)!

Sim, a rentabilidade da esmagadora maioria dos fundos será negativa durante 2018.

CTPM
063jfji.png

Só para dizer que neste mês já não há poupança, venha o ano novo e poupança nova [:D]
Mas acabo por fazer um balanço super positivo nas poupanças deste ano, amealhei como nunca. Adoptei um objectivo mensal e foi um bom desafio para muitas vezes pensar mais que uma vez se valia a pena gastar o dinheiro em certas coisas desnecessárias.

bem malta eu que tinha a minha conta poupança no ctt, tinha lá conta ordenado que dá 1% de juro eles mudaram as regras e agora é só até 5000€ o capital quando era 25000€.

Existem melhores contas ordenado?
Quais são as melhores poupanças atualmente sem risco? Só quero saber as que estão protegidas pelo fundo de garantia.

Só para dizer que neste mês já não há poupança, venha o ano novo e poupança nova [:D]
Mas acabo por fazer um balanço super positivo nas poupanças deste ano, amealhei como nunca. Adoptei um objectivo mensal e foi um bom desafio para muitas vezes pensar mais que uma vez se valia a pena gastar o dinheiro em certas coisas desnecessárias.

Por acaso fiz hoje um balanço por alto e terei cerca de 110% do objectivo de poupança cumprido. Mas só no início de janeiro farei o balanço final porque daqui até ao fim de ano ainda vou gastar bastante.

Comprei muita coisa desnecessária mas fui comedido em muita coisa também.

bem malta eu que tinha a minha conta poupança no ctt, tinha lá conta ordenado que dá 1% de juro eles mudaram as regras e agora é só até 5000€ o capital quando era 25000€.

Existem melhores contas ordenado?
Quais são as melhores poupanças atualmente sem risco? Só quero saber as que estão protegidas pelo fundo de garantia.
Vê as taxas dos depósitos a prazo. Para 25k tens oferta no best de um Huawei p20 lite e 2% em depósito a prazo 90 dias.

Este ano foi uma loucura, mudança de país, mais uma criança, venda e compra de carros, vendi as ações todas e comprei outras, abri umas qts contas e fechei outras, perdi-me completamente nas poupanças, sei que o acumulado (net assets) aumentou cerca de 10% mas de resto não faço ideia.

A ver se em 2019 volto ao rigor de sempre!

Por acaso fiz hoje um balanço por alto e terei cerca de 110% do objectivo de poupança cumprido. Mas só no início de janeiro farei o balanço final porque daqui até ao fim de ano ainda vou gastar bastante.

Comprei muita coisa desnecessária mas fui comedido em muita coisa também.

Falando em %, de janeiro deste ano até hoje aumentei a minha poupança em 147%, mas claro que que esta % não se reflete de uma fortuna, o valor é algo baixo por isso vale o que vale este número, e como é lógico não foi só poupança do ordenado, fiz negócio num veículo que me ajudou a encaixar mais uns cobres com compra e venda.
No fim de contas é mais a nível psicológico que estou satisfeito, porque não me considero mais rico, aliás de certo modo, acho que vivi mais à pobre

Falando em %, de janeiro deste ano até hoje aumentei a minha poupança em 147%, mas claro que que esta % não se reflete de uma fortuna, o valor é algo baixo por isso vale o que vale este número, e como é lógico não foi só poupança do ordenado, fiz negócio num veículo que me ajudou a encaixar mais uns cobres com compra e venda.
No fim de contas é mais a nível psicológico que estou satisfeito, porque não me considero mais rico, aliás de certo modo, acho que vivi mais à pobre

Eh lá!!!

Eu fiquei-me pelos 42%... também não é uma fortuna...

A minha ficou em -50% daquilo que tinha proposto no início do ano.
A nivel profissional até correu bem mas despesas brutais em catadupa não dá hipóteses..
Pró ano vou rever a taxa de poupança em baixa pa não chegar ao final do ano desiludido. [:D]

A minha ficou em -50% daquilo que tinha proposto no início do ano.
A nivel profissional até correu bem mas despesas brutais em catadupa não dá hipóteses..
Pró ano vou rever a taxa de poupança em baixa pa não chegar ao final do ano desiludido. [:D]

Isso não diz nada!

Podes ter-te proposto a 400% e afinal só conseguiste 200% [:D]

O que interessa é definir um objectivo e chegar lá.

O que é uma boa poupança?

Eh lá!!!

Eu fiquei-me pelos 42%... também não é uma fortuna...

É como disse, a poupança aumentou também devido a um negócio que fiz e guardei bastante. Se não tivesse realizado o negócio tinha-me ficado pelos 110% sensivelmente.
Mas claro, volto a frisar que não é nenhuma fortuna. Mas também não são 100€ transformados em 300€

Edit: em meses sem despesas de seguros e iucs poupo quase sempre 60% do meu ordenado. Como é lógico não estou a pagar uma casa(ainda).

Voltar
Superior