O que é uma boa poupança?

Mas tu és o guru das finanças que nem sequer sabe q a Daimler já nem tem qq participação na Tesla.

Lê o artigo e depois se quiseres rebates.

E partir de um exemplo pessoal e extrapolar para o universo para todos os outros é um pouco, uhm..,obtuso.
Não tem participação directa. E as indirectas?

Penso que não será nada fácil quantificar e responder com rigor a essa pergunta!
São investimentos/produtos, que não tem um rendimento fixo/certo anualmente. Uns anos darão mais, outros darão menos e nalguns podem nem dar lucro, mas sim prejuízo.

É isto.

Basicamente há uma maior probabilidade de ganho que num DP com taxas quase zero.

Está a chegar a época da colheita está. :)

CTPM
BWDkqzb.png

voces metiam dinheiro nos CTPM nas condicoes actuais?

Nestes actuais CTPC (Certificados do Tesouro Poupança Crescimento) não meti nada ainda...
Ainda cheguei a meter foi nos CTPM com a taxa já mais reduzida.

• Fixa para cada ano da aplicação:
    1.º ano - 1,25%
    2.º ano - 1,75%
    3.º ano - 2,25%
    4.º ano - 2,75%
    5.º ano - 3,25%
  • 4.º e no 5.º ano é acrescida de um prémio, em função do crescimento médio real do Produto Interno Bruto (PIB).

voces metiam dinheiro nos CTPM nas condicoes actuais?

Uma boa questão. Eu tive azar e escapou-me a parte dos CTPM, mas meti o ano passado algum nos CTPC. Entretanto tenho mais algum em depósito a prazo, mas é uma parvoíce, está a 0,25% brutos, quase nem paga os custos da conta à ordem associada. Estou por agora a ponderar o que fazer com aquilo, mas penso que vai também para CTPC. Como o Obtuso diz, os juros não são muito atractivos, mas pelo que vejo é o mal menor (pelo menos sem risco), a não ser que eu de meio em meio ano ande a mudar o € de banco para banco para aproveitar os bónus de novo cliente.

EDIT:

Tirando os CTPM, que outros produtos rendem mais ou menos os mesmos valores? Isto para distribuir 5k por alguns...

Caso tenhas um filho abaixo dos 18 anos, tens este de 4% brutos: http://www.deutschebank.pt/db_pt/content/db_super_kids.htm
Máximo de 1000€, e pelo que percebi é só para 90 dias, não sei bem se é renovável. Caso seja renovável até não seria mau se quiseres distribuir um pouco por alguns lados, se não for não vale a pena o trabalho que dá só 7,2€ líquidos.
Há ainda este, https://www.bankinter.pt/conta-mais-ordenado , que não vi com calma mas parece também não ser mau. Requer mudares o teu ordenado para lá, e tens algumas condições em termos de gastos mensais, mas depois dá 5% brutos no primeiro e 2% brutos no segundo ano para a média do que tens diariamente na conta, até um limite de 5000€.
Se tiveres constantemente 5000€ na conta ao final do primeiro ano receberias 180€ (3,6% líquidos) e ao final do segundo 72€ (1,44% líquidos).
De resto, há vários a darem um pouco mais de 1%/anuais líquidos mas são só para 3 / 6 meses, o que implicaria andares sempre a mudar isso de um banco para o outro para receberes 15 / 30 € a cada 3 / 6 meses. Não sei se vale a pena o trabalho.

Última edição:
Estou indeciso entre os novos CTPM e os novos Certificados de Aforro. A diferença de rendimento parece não ser muita e sempre o dinheiro fica mais disponível se eu precisar dele.

nos ctpm tb fica disponivel apos 1 ano.

edit agora so existe o CTPC

Última edição:
Uma boa questão. Eu tive azar e escapou-me a parte dos CTPM, mas meti o ano passado algum nos CTPC. Entretanto tenho mais algum em depósito a prazo, mas é uma parvoíce, está a 0,25% brutos, quase nem paga os custos da conta à ordem associada. Estou por agora a ponderar o que fazer com aquilo, mas penso que vai também para CTPC. Como o Obtuso diz, os juros não são muito atractivos, mas pelo que vejo é o mal menor (pelo menos sem risco), a não ser que eu de meio em meio ano ande a mudar o € de banco para banco para aproveitar os bónus de novo cliente.

apenas os CTPC permitem novas subscricoes desde 2017

Nestes actuais CTPC (Certificados do Tesouro Poupança Crescimento) não meti nada ainda...
Ainda cheguei a meter foi nos CTPM com a taxa já mais reduzida.

• Fixa para cada ano da aplicação:
    1.º ano - 1,25%
    2.º ano - 1,75%
    3.º ano - 2,25%
    4.º ano - 2,75%
    5.º ano - 3,25%
  • 4.º e no 5.º ano é acrescida de um prémio, em função do crescimento médio real do Produto Interno Bruto (PIB).

eu tenho nos CTPM e nos CTPC... aprox. 50% das poupanças nos dois junto.

a questao é que o outro no banco rende quase 0... mas não se deve ter os ovos todos no mesmo cesto, portanto onde colocar o que esta no banco que nao rende nada e basicamente esta a desvalorizar.

Tirando os CTPM, que outros produtos rendem mais ou menos os mesmos valores? Isto para distribuir 5k por alguns...

5k da uns 7€ por ano liquidos de juros a taxa do banco actual, que anda a 0,2%

nem vale a pena o trabalho de andar a distribuir, ou mete tudo num ou deixa a ordem...

1,38% de média a 7 anos não é muito atractivo.

Eu não meteria dinheiro nisso.

a partir do 2 ano junta 40% do crescimento do pib...

ao menso finalmente a euribor esta a subir, daqui a uns anos pode ser que haja depositos de jeito.

Última edição:
Voltar
Superior