O que é uma boa poupança?

A 1ª opção engana um bocado, parece muito mas se vendermos os imóveis ou investimos em outro ou pagamos mais valias, tendo em conta que ainda existe uma dívida relevante, parece-me melhor a opção 2.

A divida na 2ª opção é pequena e a liquidez é maior.

Em qual destes 2 possíveis cenários de património preferiam estar e porquê?

Cenário 1:
- 750K de património imobiliário, com divida ainda de 400K à banca
- 100K de activos financeiros

Cenário 2:
- 350K de património imobiliário, com divida ainda de 50K à banca
- 150K de activos financeiros

O 2.

Para mim, mais equilibrado.

Se os imóveis da primeira opção fossem em Lisboa e os da segunda em "Cascos de Rolha de Baixo", preferia a primeira. Se forem os dois no mesmo sítio, a segunda.

O gajo do cenário 1 tem um patrimônio bruto de 850k, o do cenário 2 só tem 500k, o do cenário 1 só precisa gerir a dívida, vai ser sempre mais rico que o indivíduo do cenário 2.

O gajo do cenário 1 tem um patrimônio bruto de 850k, o do cenário 2 só tem 500k, o do cenário 1 só precisa gerir a dívida, vai ser sempre mais rico que o indivíduo do cenário 2.

Os patrimónios líquidos (sem dívida), que penso que é o que conta, são de 450K para os dois.
Além de que quanto mais divida, mais recursos são consumidos.

Última edição:
Os patrimónios líquidos (sem dívida), que penso que é o que conta, são de 450K para os dois.
Além de que quanto mais divida, mais recursos são consumidos.

O patrimônio líquido é importante claro, mas em imobiliário talvez não tenha tanta importância porque são ativos para gerir a longo prazo.
O importante é ter capacidade para gerir a dívida.
Mas ambas as opções são válidas e acho que definem bem o perfil do investidor.
O cenário 1 encaixa bem num perfil mais arriscado enquanto o cenário 2 num perfil de investidor mais conservador.

O patrimônio líquido é importante claro, mas em imobiliário talvez não tenha tanta importância porque são ativos para gerir a longo prazo.
O importante é ter capacidade para gerir a dívida.
Mas ambas as opções são válidas e acho que definem bem o perfil do investidor.
O cenário 1 encaixa bem num perfil mais arriscado enquanto o cenário 2 num perfil de investidor mais conservador.

No Bold acho que 100% de acordo.

Ter mais dívida significa ser mais rico?

Raisparta, estou numa espécie de posição 2, porque comprei casa limitada às minhas necessidades de uso e não limitada às minhas capacidades financeiras.

Para juntar a isto, não tenho um BMW! O que faço da minha vida para ser ou parecer mais rico??

Compro um BMW a crédito aumentando assim o meu património?

Ter mais dívida significa ser mais rico?

Raisparta, estou numa espécie de posição 2, porque comprei casa limitada às minhas necessidades de uso e não limitada às minhas capacidades financeiras.

Para juntar a isto, não tenho um BMW! O que faço da minha vida para ser ou parecer mais rico??

Compro um BMW a crédito aumentando assim o meu património?

No caso em concreto sim, qual é a dúvida?

Lol.... carros não são patrimônio, são delapidacao de patrimônio...

No caso em concreto sim, qual é a dúvida?

Lol.... carros não são patrimônio, são delapidacao de patrimônio...
Estás a dizer que quem tem 100k de património e 150k de dívidas é mais rico do que quem tem apenas património de 90k, por exemplo, mas sem dívidas?

O relevante é sempre o património líquido. O restante depende muito a médio longo prazo e não se afere ao dia de hoje.

Estás a dizer que quem tem 100k de património e 150k de dívidas é mais rico do que quem tem apenas património de 90k, por exemplo, mas sem dívidas?

O relevante é sempre o património líquido. O restante depende muito a médio longo prazo e não se afere ao dia de hoje.

O caso em concreto é esse?

Estamos a falar do exemplo acima não do que deste agora.

Voltar
Superior