O que é uma boa poupança?

Estive a ver aqui o histórico de rentabilidade dos últimos anos de um fundo de longa duração que tenho para esse fim:
2013 -> 7,46%
2014 -> 12,19%
2015 -> 2,31%
2016 -> 0,88%
2017 -> 6,74%
2018 -> ..terá sinal menos.. :(

Como tinha prometido update com o resultado de 2018.
O fim do ano foi mesmo negro e caiu ainda mais do que esperava! [8b]

2018 -> -3,42%

Artigo deveras interessante sobre poupança e crédito ao consumo:

Visão | Portugueses novamente (muito) endividados

É o único a ganhar lá em casa, não consegue liquidar o cartão Jumbo e foi pedir um crédito para a compra de carro novo? Masoquista!

Depois a mulher que não tem rendimento certo, o marido ganha 900€, pouco mais que o CH? E sobrevivem dos cartões de crédito e conta-ordenado.

“Em Portugal, e em geral, as pessoas têm alguma necessidade de se sentirem valorizadas pelo que têm, por poderem ir a um concerto, por comprarem uma PlayStation... Valoriza-se muito a aparência, e as pessoas embarcam nisso. Já nos aconteceu estarmos a trabalhar com uma família, a renegociar créditos – geralmente fazemos um acompanhamento de seis meses –, e as pessoas voltarem a endividar-se com o dinheiro que ajudámos a poupar”

Esta gente é burra.

Um colega de trabalho, teve agora uma menina, o agregado ganha menos do que o meu e agora pôs-se na compra de um carro a dar 300€ mês, por causa do nascimento da filha, espero que corra tudo bem.

Poupança ideal para mim, seriam uns 50.000€ e sem dever nada a ninguém.

Última edição:
É o único a ganhar lá em casa, não consegue liquidar o cartão Jumbo e foi pedir um crédito para a compra de carro novo? Masoquista!

Depois a mulher que não tem rendimento certo, o marido ganha 900€, pouco mais que o CH? E sobrevivem dos cartões de crédito e conta-ordenado.

“Em Portugal, e em geral, as pessoas têm alguma necessidade de se sentirem valorizadas pelo que têm, por poderem ir a um concerto, por comprarem uma PlayStation... Valoriza-se muito a aparência, e as pessoas embarcam nisso. Já nos aconteceu estarmos a trabalhar com uma família, a renegociar créditos – geralmente fazemos um acompanhamento de seis meses –, e as pessoas voltarem a endividar-se com o dinheiro que ajudámos a poupar”

Esta gente é burra.

Um colega de trabalho, teve agora uma menina, o agregado ganha menos do que o meu e agora pôs-se na compra de um carro a dar 300€ mês, por causa do nascimento da filha, espero que corra tudo bem.

Poupança ideal para mim, seriam uns 50.000€ e sem dever nada a ninguém.

Infelizmente as pessoas são burras.

Conheço infelizmente casos próximos parecidos, tudo cheio de peneiras, casas em zonas nobres, carros de topo e depois andam aflitos durante o mês.
Um que era meu grande amigo (deixou de ser), quando me pediu 10k para , dizia, equilibrar as contas... o problema era a vida de luxo que eu via a fazerem, a mulher compras de roupa cara, grandes restaurantes etc.
Recusei, nunca mais nos falamos

Vivem na corda bamba a fazer vida acima da possibilidades

Conheço infelizmente casos próximos parecidos, tudo cheio de peneiras, casas em zonas nobres, carros de topo e depois andam aflitos durante o mês.
Um que era meu grande amigo (deixou de ser), quando me pediu 10k para , dizia, equilibrar as contas... o problema era a vida de luxo que eu via a fazerem, a mulher compras de roupa cara, grandes restaurantes etc.

Ao menos o BES nunca lhes vai ficar com o dinheiro [:D]

ora
vive-se gasta-se e morre-se
quem ca fica que pague
nem 8 nem 80 de juntar para depois ser estourado pelos filhos \ estado , roubado numa partilha manhosa em meia duzia de meses

Eu tenho uma boa poupança, porque sou obcecado com alguma coisa que aconteça.
Tipo desemprego longa duração ou doença.

Mas podia aproveitar mais, mas viajo muito com a família e compro quase tudo o que quero.
A única coisa que cortei foi nos carros-brinquedos

Fizeste bem...

Ias perder esse amigo de qualquer forma, pelo menos não perdeste os 10k...

Eu gostava/quero deixar qualquer coisa para os meus filhos. Quero que eles começam com alguma vantagem em relação a mim, tal como eu comecei em relação aos meus pais.
Deixar algo não tem de ser ppmente casas e bens materiais. Pode ser pagar propinas numa universidade top, viver/trabalhar/estudar lá fora.... no fundo estou a dar lhes algo.

Se ainda assim sobrar uns bens materiais e eu tiver a vida com o "conforto" que almejo, tá top!

Eu gostava/quero deixar qualquer coisa para os meus filhos. Quero que eles começam com alguma vantagem em relação a mim, tal como eu comecei em relação aos meus pais.
Deixar algo não tem de ser ppmente casas e bens materiais. Pode ser pagar propinas numa universidade top, viver/trabalhar/estudar lá fora.... no fundo estou a dar lhes algo.

Se ainda assim sobrar uns bens materiais e eu tiver a vida com o "conforto" que almejo, tá top!
é para isso que mantenho também um bom pé de meia, além de poder fazer um investimento que queira, sem recorrer a banca, garanto que posso enviar as minhas filhas estudar para fora.

Artigo deveras interessante sobre poupança e crédito ao consumo:

Visão | Portugueses novamente (muito) endividados

"Juntaram-se seis mil euros de dívidas com essa distração"

[:D][:D][8b][8b]

"[FONT=&quot]“Sempre dei explicações e formações, pelas quais passava recibos verdes, e nunca descontei para a SS por desconhecimento. Sinto que sempre me faltou informação em relação às minhas obrigações”"

Passos, és tu?[/FONT]

Última edição:

Passar de um grande amigo, para deixarem de se falar, é demasiado triste, suspeito que foi ele que te virou as costas, na verdade ele nunca foi grande amigo e muito menos teu amigo.

Se os tivesse, emprestava de boa vontade, se fosse um grande amigo a passar reais dificuldades, sem luxos, com alguma doença grave, nem pensava 2X, mas se esse teu amigo ainda tinha luxos e gastava em coisas que podia cortar, talvez fosse melhor ter começado por aí.

Pais, irmão, mulher e filha, nem que passe fome, têm prioridade e caso o azar lhes bata à porta, estarei aqui com o pouco que tenho. Amigos não tenho.

Passar de um grande amigo, para deixarem de se falar, é demasiado triste, suspeito que foi ele que te virou as costas, na verdade ele nunca foi grande amigo e muito menos teu amigo.

Se os tivesse, emprestava de boa vontade, se fosse um grande amigo a passar reais dificuldades, sem luxos, com alguma doença grave, nem pensava 2X, mas se esse teu amigo ainda tinha luxos e gastava em coisas que podia cortar, talvez fosse melhor ter começado por aí.

Pais, irmão, mulher e filha, nem que passe fome, têm prioridade e caso o azar lhes bata à porta, estarei aqui com o pouco que tenho. Amigos não tenho.

Já emprestei e em situações de manifesta dificuldade empresto, no caso era para tapar umas dívidas contraídas para manter aparências e uma vida luxuosa

https://www.marktest.com/wap/a/n/id~24a0.aspx

Um em cada 15 bancarizados diz ter mais de 50 mil euros

São pouco mais de meio milhão os portugueses que possuem conta bancária e referem ter um património monetário ou financeiro acima dos 50 000 euros. Segundo os resultados de janeiro a outubro de 2018 do Basef Banca da Marktest, esse número é de 516 mil, o que corresponde a 6.7% dos residentes no Continente com 15 e mais anos, bancarizados e que identificam o(s) banco(s) onde têm conta.Esta percentagem é mais elevada junto dos homens, dos indivíduos com mais de 54 anos e dos que pertencem às classes sociais mais elevadas.No total, 51.6% dos portugueses com conta bancária referem ter um património monetário ou financeiro inferior a 10 mil euros, 16.7% indica que esse património está entre 10 mil e 50 mil euros e 25.1% diz não saber ou prefere não responder a esta questão.
svg%3E
basef.gif.mrkf

O problema é a iliteracia financeira e a "obrigação" de viverem uma vida de aparências e ostentação bacoca.

Eu fico espantado com a quantidade de agregados familiares que não têm um fundo de maneio ou de emergência para um imprevisto ou uma eventualidade.

Última edição:
https://www.marktest.com/wap/a/n/id~24a0.aspx

Um em cada 15 bancarizados diz ter mais de 50 mil euros

São pouco mais de meio milhão os portugueses que possuem conta bancária e referem ter um património monetário ou financeiro acima dos 50 000 euros. Segundo os resultados de janeiro a outubro de 2018 do Basef Banca da Marktest, esse número é de 516 mil, o que corresponde a 6.7% dos residentes no Continente com 15 e mais anos, bancarizados e que identificam o(s) banco(s) onde têm conta.Esta percentagem é mais elevada junto dos homens, dos indivíduos com mais de 54 anos e dos que pertencem às classes sociais mais elevadas.No total, 51.6% dos portugueses com conta bancária referem ter um património monetário ou financeiro inferior a 10 mil euros, 16.7% indica que esse património está entre 10 mil e 50 mil euros e 25.1% diz não saber ou prefere não responder a esta questão.
svg%3E
basef.gif.mrkf

o resultados são melhores do que eu esperava

Hoje em dia com a minha idade sinto-me um iliterado, não tenho estudos superiores, mas porra tenho ambição de saber o que preciso para a vida. Pessoas formadas(que dão formação) não sabem que é preciso declarar rendimentos/descontar? Epa eu neste caso se tivesse a 4ª classe sentia-me mais inteligente que essa que juntou a divida à SS.
Eu não vejo só como iliteracia financeira, eu vejo com puro desleixo.

Voltar
Superior