O que é uma boa poupança?

Porque as deduções à colecta têm limite cumulativo.

zKMBoKO.png

Nota: O "Rendimento colectável" a considerar na formula no caso de ser um casal (2 sujeitos passivos) é a dividir por 2.

O que é uma boa poupança?

Porque as deduções à colecta têm limite cumulativo.

zKMBoKO.png

Nota: O "Rendimento colectável" a considerar na formula no caso de ser um casal (2 sujeitos passivos) é a dividir por 2.

Obrigado.

Desconhecia essa questão.

Segundo percebi, um casal no escalão do meio sem ter os 3 ou mais dependentes tem como limite máximo 5000 de deduções à colecta, é isso?

Última edição:
Obrigado.

Desconhecia essa questão.

Segundo percebi, um casal no escalão do meio sem ter os 3 ou mais dependentes tem como limite máximo 5000 de deduções à colecta, é isso?

Deves ter feito as contas mal. Não é isso. A dedução é muito mais pequena. [;)]

Vamos tentar concretizar com um exemplo. Casal com rendimento colectável conjunto de 80000€ -> 40000€ por cabeça (aplicando o factor de divisão por 2), é este valor que vamos colocar na formula.

1000€ + 1500 (80640 - 40000)/(80640-7091)= 1000€ + 1500 (40640)/(73549) = 1000€ + 1500*0,553 = 1000€ + 829,5€ = 1829,5€ de limite de dedução à colecta.

Nova reflexão sobre este tema:

Nível iniciante - poupança igual a 1 salário mensal por ano

Nível médio - poupança igual a 4 salários mensais por ano.

Nível avançado (forreta) - poupança igual a 7 salários mensais por ano.

Obviamente com a possibilidade de alguns desvios mas penso está simples e fácil de perceber.

Nova reflexão sobre este tema:

Nível iniciante - poupança igual a 1 salário mensal por ano

Nível médio - poupança igual a 4 salários mensais por ano.

Nível avançado (forreta) - poupança igual a 7 salários mensais por ano.

Obviamente com a possibilidade de alguns desvios mas penso está simples e fácil de perceber.

Estou no nível médio... Queria passar esse nível mas não está fácil...

Isso da poupança não vale de muito se depois no fim do ano se gastam os seus salários de poupança numas férias de duas semanas algures.

Poupança para mim é dinheiro disponível e não usado, estando ali de reserva para qualquer eventualidade.

Imóveis e afins não considero poupança.

Isso da poupança não vale de muito se depois no fim do ano se gastam os seus salários de poupança numas férias de duas semanas algures.

Poupança para mim é dinheiro disponível e não usado, estando ali de reserva para qualquer eventualidade.

Imóveis e afins não considero poupança.[/QUOTE

Mas enquanto não gastas é poupança, depois podes fazer com ela o que bem entenderes e podes ou não ficar sem a poupança.

Ex - poupas o tal salário anual e decides nas férias utilizar essa poupança para lazer - perdes a poupança.

Ex - poupas ao longo de anos cerca de 100K e decides gastar numa habitação para arrendamento - transferes a poupança.

Alguém me consegue ajudar sobre o que é um bom spread nesta altura do mercado?
Não tenho mexido na minha conta bancária, nem sequer no crédito habitação, porque me parece que dificilmente consigo melhores condições do que aquelas que consegui há 10 anos atrás. Mas vinha ontem a pensar no carro que entre obrigação de domiciliação de ordenado, cartões de crédito (2), valores de gestão de conta, obrigatoridade do seguro habitação na Fidelidade Seguros e entre outras, se, no final, isso não acaba por dar um "bolo" superior àquilo que poderia resultar noutro banco.

Do q sei o melhor spread é 1.0.

Estou a pensar usar o site comparaja.pt para ver se compensa até para aproveitar a recente descida das Euribor.

Do q sei o melhor spread é 1.0.

Estou a pensar usar o site comparaja.pt para ver se compensa até para aproveitar a recente descida das Euribor.

Sou um zero à esquerda nestas questões:

Basicamente, o que tenho contratado é isto:

Data de contratação11-05-2009
Data de vencimento11-05-2059
Tipo de taxaVARIAVEL
Taxa de referênciaEURIBOR 360 3 MESES MEDIA MENSAL
Taxa nominal0,940 %
Taxa efectiva0,944 %
Taxa Anual Efetiva Global (TAEG)2,696 %
Spread1,250 %

Sou um zero à esquerda nestas questões:

Basicamente, o que tenho contratado é isto:

Data de contratação11-05-2009
Data de vencimento11-05-2059
Tipo de taxaVARIAVEL
Taxa de referênciaEURIBOR 360 3 MESES MEDIA MENSAL
Taxa nominal0,940 %
Taxa efectiva0,944 %
Taxa Anual Efetiva Global (TAEG)2,696 %
Spread1,250 %

Acrescendo a que os primeiros 10 anos foram pagamentos de juros, sem abatimento da dívida.

Para mim uma boa poupança é ter uma boa casa onde residir e mais duas para arrendar (as 3 livres de ónus ou encargos). Dá para viver sem ter que trabalhar, ainda que sem grandes luxos. Infelizmente ainda vou a meio caminho. Ou, se quiser ser optimista, felizmente já vou a meio caminho [:cool:]

-

Voltar
Superior