O que é uma boa poupança?

Boas pessoal o que acham da estabilidade da associação montepio?
A Maria tem uma aplicação a vencer lá e está na dúvida se deve reaplicar ou nao.
Obrigado

Qual estabilidade?[:)]

Para o fórum são apenas migalhas mas a ela dá-lhe jeito, ao longo de 5 anos penso que depositou cerca de 20€ mês e irão agora vencer 1280€ salvo erro e eles perguntam se quer reaplicar.
De referir que nos próximos 5 anos irá fazer o mesmo pois foi o período de subscrição e se reaplicar penso que dão um bônus qualquer.
Se optar pelo vencimento o valor que recebe é líquido certo? Os impostos são subtraídos pela associação certo?
Obrigado

Para o fórum são apenas migalhas mas a ela dá-lhe jeito, ao longo de 5 anos penso que depositou cerca de 20€ mês e irão agora vencer 1280€ salvo erro e eles perguntam se quer reaplicar.
De referir que nos próximos 5 anos irá fazer o mesmo pois foi o período de subscrição e se reaplicar penso que dão um bônus qualquer.
Se optar pelo vencimento o valor que recebe é líquido certo? Os impostos são subtraídos pela associação certo?
Obrigado
Não sei que tipo de aplicação é, mas se for um depósito ou seguro de capitalização a retenção é feita na fonte, ou seja, creditam o valor líquido.

Eu não me sentiria confortável a reaplicar, talvez colocasse em certificados de aforro, isto se procuram aplicações com capital garantido.

Não sei que tipo de aplicação é, mas se for um depósito ou seguro de capitalização a retenção é feita na fonte, ou seja, creditam o valor líquido.

Eu não me sentiria confortável a reaplicar, talvez colocasse em certificados de aforro, isto se procuram aplicações com capital garantido.
Obrigado
Ao certo também não sei o que aquilo é, a Maria na altura fez para não pagar manutenção da conta.
Em princípio então esse irá saltar fora e apenas irá correr o risco de continuar a colocar os tais 20€ mês nos próximos 5 anos para cumprir a subscrição.
Em relação aos certificados de aforro já lhe falei disso vamos ver se ela acha piada

O montepio está falido, retira isso da associação.

A partir de 1000€ já dá para colocar em certiifacados mas do tesouro. Sempre rende alguma coisa.

Última edição:

Os ctpc correto?
Se ela meter lá 1000€ as projeções de valorização andam em quanto mais ou menos? É um investimento a quanto tempo?
Obrigado

Isso,
Vai ao site do igcp

Os juros são baixos, e num valor desses então, é ridículo. É bom mesmo porque mantém o dinheiro empatado durante o ano, longe da tentação de mexer nele

Última edição:
Os ctpc correto?
Se ela meter lá 1000€ as projeções de valorização andam em quanto mais ou menos? É um investimento a quanto tempo?
Obrigado

É pago anualmente, a uma taxa variável que vai subindo de ano para ano. Tem uma duração máxima de 7 anos, com uma taxa anual média líquida de 1%. Não sei de cor a taxa líquida de cada ano, mas isso está disponível no site do IGCP. Basta ires ao google meter CTPC que isso aparece logo.
Pode haver ainda um bónus dependente da taxa de crescimento do PIB real, mas isso está também explicado na página do CTPC.

De notar que o dinheiro não é resgatável durante o primeiro ano de aplicação.

Como o elbmurcs disse, o que recebes é pouco, mas tanto quanto sei é o que de momento (com garantia de capital!) é o que mais dá.

Ao fim de um ano os juros de 1.000€ em CTPC não devem dar nem para tomar um café.

Edit: afinal enganei-me, rendem 5,40€ [:D]

Última edição:
O juro é crescente e é majorado em função de uma percentagem de evolução do pib.

Tens toda a razão, esqueci-me: aqui fica a evolução em 7 anos:

1º ano - 5,40€
2º ano - 10,73€
3º ano - 7,56€
4º ano - 9,72€
5º ano - 11,88€
6º ano - 14,04€
7ª ano - 16,20€

total 75,53€ em 7 anos

Tens toda a razão, esqueci-me: aqui fica a evolução em 7 anos:

1º ano - 5,40€
2º ano - 10,73€
3º ano - 7,56€
4º ano - 9,72€
5º ano - 11,88€
6º ano - 14,04€
7ª ano - 16,20€

total 75,53€ em 7 anos
Já não está mau agora em Dezembro vou apostar nisso, aliás o meu pai vai me oferecer, 4mil€ para meter nesses certificados mas com duração de 5 anos[;)]

Voltar
Superior