O que é uma boa poupança?

Quanto pagas de seguros todos os meses?

Em vez de focar no valor do spread, foca na TAEG.

Tenho bastante optimizado, mas seu eu tivesse amortizado, não poderia ter diversificado e avançado com capitais próprios para um terreno

Não acho mal amortizar, mas depende muito, no meu caso o banco paga-me para ter empréstimo

Já referi no passado que quis fazer amortização total e o banco dava desconto de 5%, eu só o faria com 10%, deixa andar com juros negativos

Tenho um CH de 2005 com spread de 0,25% e devo 140k, o tal 911.
O imóvel vale sem especulação no mínimo 300k, apesar de serem transacionados a 400k actualmente.
Porque raio vou amortizar extra se tenho juros negativos e a prestação (500€), serve em exclusivo para amortizar, não estando a pagar juros?

Mais, ao invés de amortizar adquiri um terreno recentemente com vista à construção (com crédito).

Não percebo a tua dúvida. O post está bem explicada no contexto q apresento, q é o mais comum, com spread+euribor a rondar o 1%, em q mesmo com tx baixa o q se paga em juros não é despiciendo, pelo menos para mim.

Tenho bastante optimizado, mas seu eu tivesse amortizado, não poderia ter diversificado e avançado com capitais próprios para um terreno

Não acho mal amortizar, mas depende muito, no meu caso o banco paga-me para ter empréstimo

Já referi no passado que quis fazer amortização total e o banco dava desconto de 5%, eu só o faria com 10%, deixa andar com juros negativos
Não interessa nada se os juros são negativos se continuas a pagar por exemplo 3% sobre o valor emprestado.

A não ser que pagues 3% e com esse dinheiro vás buscar 6% a outro lado.

E como é óbvio o banco não tem o menor interesse em que amortizes, até acho estranho que te façam 5% de desconto, é mentecapto da parte deles. Os bancos cobram taxas de amortização por algum motivo, é porque não querem que ninguém amortize nada. Ora pensa lá porque é que lhes dá jeito que a malta não amortize

O que é uma boa poupança?

Não interessa nada se os juros são negativos se continuas a pagar por exemplo 3% sobre o valor emprestado.

A não ser que pagues 3% e com esse dinheiro vás buscar 6% a outro lado.

E como é óbvio o banco não tem o menor interesse em que amortizes, até acho estranho que te façam 5% de desconto, é mentecapto da parte deles. Os bancos cobram taxas de amortização por algum motivo, é porque não querem que ninguém amortize nada. Ora pensa lá porque é que lhes dá jeito que a malta não amortize

Como é que pago 3% se os juros estão negativos? Excluindo seguro de vida, só amortizo

O banco tinha (eu disse passado) muito interesse em amortizar!!! Foi numa altura que os spreads rodavam os 2% a 2,5%.
Conheço quem conseguisse os 10% de desconto

Tu estavas a leste nos states

Última edição:
Não percebo a tua dúvida. O post está bem explicada no contexto q apresento, q é o mais comum, com spread+euribor a rondar o 1%, em q mesmo com tx baixa o q se paga em juros não é despiciendo, pelo menos para mim.

Já percebi, mas também referi que nem todos os casos faz sentido amortizar

tenho actualmente cerca de 1100€ anuais de despesa com o meu CH (comissoes + juros + seguro vida)
o que me dá uma taxa liquida de 1.45%....

entao o que recomendam?
a) amortizar amanha, e ter mais 1K anualmente em poupança
b) pegar no capital e investir (algo com 2%+ liquido ja é ganho)
c) brasil com caipirinhas, windsurf e surubas
edit: d) investir como o obtuso e ter os 3 anteriores e muito mais

tenho actualmente cerca de 1100€ anuais de despesa com o meu CH (comissoes + juros + seguro vida)

entao o que recomendam?

Por 1100€ iria para a hipótese c) sem dúvida

Exacto. Não amortizar permite liquidez para alavancar outros investimentos.

Também fiz isso e dá uma liberdade tremenda.

entao o que recomendam?

O obtuso escolhe a opção b) e usa os lucros dela na opção c).

Uma taeg inclui isso tudo. A lógica mantém-se.

Hum... a TAEG não incluí as famigeradas comissões de processamento... (tenho 2 CH's, nenhum tinha e num dos bancos agora cobram-me 1,5€).

Além de que o seguro de vida hoje tem um determinado peso para a TAEG, daqui a 10 anos o peso é totalmente diferente.

E o amortizado hoje, não se vai pagar mais à frente caso as taxas subam... é que depois de estar pago, pago está... mas caso se decida aplicar o dinheiro noutras coisas muito pode acontecer...

A suposta aplicação pode não render o que se esperava (ou até se pode perder capital caso a coisa não corra tão bem quanto se esperava).
Ou aplica-se num rendimento a x anos e que de repente pela subida das taxas de juro já se está a perder dinheiro.
Ou não se aplica e gasta-se noutras coisas quaisquer.

CH amortizado é trigo limpo farinha amparo, não se volta a pagar.

Nem tudo é preto e branco, lá porque a taxa de juro a pagar é baixa, não quer dizer que não compense amortizar.

É sempre bom amortizar. Se era melhor aplicar noutra coisa? Talvez, mas nunca se tem a certeza absoluta que o seja...

Hum... a TAEG não incluí as famigeradas comissões de processamento... (tenho 2 CH's, nenhum tinha e num dos bancos agora cobram-me 1,5€).

Além de que o seguro de vida hoje tem um determinado peso para a TAEG, daqui a 10 anos o peso é totalmente diferente.

E o amortizado hoje, não se vai pagar mais à frente caso as taxas subam... é que depois de estar pago, pago está... mas caso se decida aplicar o dinheiro noutras coisas muito pode acontecer...

A suposta aplicação pode não render o que se esperava (ou até se pode perder capital caso a coisa não corra tão bem quanto se esperava).
Ou aplica-se num rendimento a x anos e que de repente pela subida das taxas de juro já se está a perder dinheiro.

Nem tudo é preto e branco, lá porque a taxa de juro a pagar é baixa, não quer dizer que não compense amortizar.

É sempre bom amortizar. Se era melhor aplicar noutra coisa? Talvez, mas nunca se tem a certeza absoluta que o seja...

É uma visão muito conservadora, porém, muito segura.

Isso que fazes é um valor seguro.

O investimento tem duas caras... Habitualmente a maioria da malta só fala de uma.

É uma visão conservadora e legítima. Ainda bem que existem diferentes visões.

Na minha óptica ao amortizar perde-se a oportunidade de usar esse dinheiro para investir e rentabilizar. Se o dinheiro é colocado na casa não cria qualquer valor, pois a casa não gera rendimento.

Mas compreendo a lógica do dormir descansado.

Já tive essa ideia também, mas quando percebi que é mais fácil atingir os nossos objectivos com dinheiro do bancos, óptimo. Só não estou no nível das centenas de milhões, mas também não pretendo ficar a dever nada.

Tenho um CH de 2005 com spread de 0,25% e devo 140k, o tal 911.
O imóvel vale sem especulação no mínimo 300k, apesar de serem transacionados a 400k actualmente.
Porque raio vou amortizar extra se tenho juros negativos e a prestação (500€), serve em exclusivo para amortizar, não estando a pagar juros?

Mais, ao invés de amortizar adquiri um terreno recentemente com vista à construção (com crédito).

Mas foi como ou sem crédito?

Voltar
Superior