O que é uma boa poupança?

Eu já tentei fazer isso, quando cheguei ao final dos primeiros 2 meses e percebi que sobrava... pouco mais de zero e que, muitas vezes, o que sobre é para os meses com despesas "extra", que na verdade não são extras nenhuns, IUC, seguros, etc.

A ver se entretanto começamos a tentar tirar as fraldas ao miúdo. Parecendo que não, estão aqui entre 70 a 100€ mensais. De resto, tendo em conta as despesas fixas, fica difícil. Tenho somente o empréstimo habitação, luz, água, gás, net/TV/Telemóvel e fora isso, as compras do dia-a-dia e alimentação. Já não fazemos férias ou as que fazemos são mesmo 1 ou 2 vezes por ano 1 fim de semana, 3 dias no máximo.

A minha esposa tem o rendimento dela mensal, eu sou professor, tenho um rendimento de acordo com as necessidades laborais (Setembro - Junho). Dou aulas numa escola de música à parte, dou aulas de piano em casa e vou fazendo alguns concertos. Já não tenho quase nenhuma disponibilidade horária para tentar arranjar mais algum trabalho. Nos meses de Julho e Agosto, normalmente, desemprego e aí descompensa o que se vai ganhando extra durante o ano. No entanto, tenho de ter em conta que trabalho, quase todos os dias a fazer 3 kms nos melhores dias, 15km nos dias em que tenho de ir para escolas mais longínquas. A minha esposa trabalha a 3km de casa também.

Acho que não há muito mais, a não ser que comecemos a viver sem sair de casa e mesmo assim já pouco o fazemos.
Ando nesta "batalha" há já alguns anos.
Solução? Mudar. Mas mudar para quê é que ainda não consegui perceber o que possa ser melhor ou mais estável.

Tu como professor e com os extras que consegues a mais, só com o teu ordenado deves conseguir pagar todas as despesas. Ainda mais a trabalhares a 3km de casa.

Devia "sobrar" o ordenado da tua mulher. A não ser que tenhas um bruto casarão que te come 50% do ordenado em prestação... e caso seja o caso é a altura ideal para negociar o spred

É a dura realidade com que já me deparei também.

Já consegui poupar mais, mas depois de se ser pai muita coisa muda... as pequenas reparações no carrinho preferido, ficam em "stand-by", por exemplo... [:D]

Isso é verdade. Especialmente andando no privado onde facilmente se gasta para cima de um dinheirão.

Felizmente pelo menos o meu filho mais velho tem olho para o negócio desde pequeno e até as próprias coisas começou a vender com uns 4 ou 5 anos. [:)]

Tu como professor e com os extras que consegues a mais, só com o teu ordenado deves conseguir pagar todas as despesas. Ainda mais a trabalhares a 3km de casa.

Devia "sobrar" o ordenado da tua mulher. A não ser que tenhas um bruto casarão que te come 50% do ordenado em prestação... e caso seja o caso é a altura ideal para negociar o spred

A ideia errada de que um professor ganha bem. [8b]

Ou mudar de casa... [:D]

Nada disso. A minha mensalidade actual cifra-se por cerca de 40% do meu ordenado. O resto é na água, luz, gás, net/tv/telemóvel. Quando sobra é para amealhar para os meses dos seguros de carro, casa, etc. Mais os 2 meses em que não há salário, ou, no máximo, subsídio de desemprego (são os 2 meses mais deprimentes de todo o ano, juro).

Nada disso. A minha mensalidade actual cifra-se por cerca de 40% do meu ordenado. O resto é na água, luz, gás, net/tv/telemóvel. Quando sobra é para amealhar para os meses dos seguros de carro, casa, etc. Mais os 2 meses em que não há salário, ou, no máximo, subsídio de desemprego (são os 2 meses mais deprimentes de todo o ano, juro).

Como eu disse, mudar de casa e reduzir isso para 20% no máximo. [:D]

Se serve de alguma coisa a minha estrategia ca vai

Sempre que recebo , mas esmo sempre poupo 10% , invisto 30% e vivo com 60%

Poupo 10% é o dinheiro que tenho para ali para alguma eventualizade cobre 12 meses de despesas
Invisto 30% , 15% em acçoes europeias (telefonica, Sonae, REn, E-ON (maravilah de titulo) e UNILEVER) 15% em acçoes americans (AT&T, EXXOn MOBIl, CocaCola , Berkshire classe B, Pfizer e jonhson&jonshon)

Vivo com 60%, se os 60% nao chegam, é porque estou a viver acima do que devia e toca a cortar.

Como eu disse, mudar de casa e reduzir isso para 20% no máximo. [:D]

Mudar de casa de momento era "a morte do artista". Estou num T3 comprado há 10 anos, sendo que o valor anda cerca de 50.000€ abaixo do valor pelo que vejo actualmente a serem vendidos apartamentos da mesma tipologia. Pode-se pensar, porreiro, vende e ganhas esse valor... pois, mas depois não vou viver para debaixo da ponte. O problema não é ser 40% do meu ordenado. É o ordenado ser baixo.

Poupo 10% é o dinheiro que tenho para ali para alguma eventualizade cobre 12 meses de despesas
Invisto 30% , 15% em acçoes europeias (telefonica, Sonae, REn, E-ON (maravilah de titulo) e UNILEVER) 15% em acçoes americans (AT&T, EXXOn MOBIl, CocaCola , Berkshire classe B, Pfizer e jonhson&jonshon)

Vivo com 60%, se os 60% nao chegam, é porque estou a viver acima do que devia e toca a cortar.

É exactamente o que faço. Viver com 60% e poupar 40%, sendo que não tenho definido, como tu, de irem 10 para poupanças e 30 para investimentos.

Tenho os 40% diversificados em diversos produtos e não me preocupo muito com "eventualidades". Facilmente de um dia para o outro consigo liquidez, e face à diversidade de produtos financeiros, existe sempre margem aqui e ali. Além de ter cartões de crédito com plafond de 6 meses de despesas, que posso usar de uma só vez e pagar sem juros em 50 dias, dando tempo de mobilizar os produtos apenas necessários.

É uma questão de alguma disciplina e organização. Especialmente quando se junta alguma poupança e se fica com tentação de gastar.

Mudar de casa de momento era "a morte do artista". Estou num T3 comprado há 10 anos, sendo que o valor anda cerca de 50.000€ abaixo do valor pelo que vejo actualmente a serem vendidos apartamentos da mesma tipologia. Pode-se pensar, porreiro, vende e ganhas esse valor... pois, mas depois não vou viver para debaixo da ponte. O problema não é ser 40% do meu ordenado. É o ordenado ser baixo.

Então voltamos à estratégia inicial = aumentar rendimentos. Tens de pensar quanto queres ganhar e o que estás disposto a fazer para chegar lá e traçar um plano.

É exactamente o que faço. Viver com 60% e poupar 40%, sendo que não tenho definido, como tu, de irem 10 para poupanças e 30 para investimentos.

Tenho os 40% diversificados em diversos produtos e não me preocupo muito com "eventualidades". Facilmente de um dia para o outro consigo liquidez, e face à diversidade de produtos financeiros, existe sempre margem aqui e ali. Além de ter cartões de crédito com plafond de 6 meses de despesas, que posso usar de uma só vez e pagar sem juros em 50 dias, dando tempo de mobilizar os produtos apenas necessários.

É uma questão de alguma disciplina e organização. Especialmente quando se junta alguma poupança e se fica com tentação de gastar.
Ja tves alguns stresses na vida (quem nao tem?)
entao percebi que era melhor dividir entre poupança, e investimentos, porque em stresse ja vendi sabendo que ia perder e aciam de tudo sabendo que ia deixar de ganhar.
desde entao mentenho este esquema, os investimentos se tudo corrr bem ficam de herança, e se tudo correr pefeitamente daqui a 10 anos vivo de dividendos e cabera aos putos continuar a acrescentar e fazer inveja ao buffet[:D]

Última edição:

Essa formula parece muito boa, mas para um gajo regrado e literado como tu mostras com este post. A maioria das pessoas, nunca na vida se lembra de uma simples "formula" de poupar X obrigatoriamente. Eu não defini %, mas defini e um valor fixo mensal e fiz um PPR.

Essa formula parece muito boa, mas para um gajo regrado e literado como tu mostras com este post. A maioria das pessoas, nunca na vida se lembra de uma simples "formula" de poupar X obrigatoriamente. Eu não defini %, mas defini e um valor fixo mensal e fiz um PPR.
Não sou fa de PPR e ao contrario de todos os meus amigos eu sou fã de risco, e ja perdi, mas no Long term consigo cerca de 7% mesmo com as perdas que tive .
de qualquer forma isto passa por 3 fases diria eu,

-primeiro custa por 40%de lado e pensar que vou deixar de fazer algumas coisas , sim obriga a alguma privação

-fase dois acontece passado algum tempo quando olhas e ves alguns milhares de euros e pensas, podia trocar de carro, podia ir ver a terra do fogo , podia ir dar a volta ao mundo , é a fase da tentação

-fase 3 buffet Mode , quando acordas de manha e ves que caiu um ordenado extra de dividendos, e passados 3 dias caiu outro ordenado extar de dividendos, e começas a fazer contas, ora se eu multiplicar isto por 10 quando acordar de manha ja ganhei o dia, e se multiplicar por 20 compro um lamborghini so com dividendos, e ai tudo muda, ai investes/poupas os 10+30 e quando vem algum extar de algum lado metes mais na parcela dos 30 e da-se a vardadeira comversão ao capitalismso e ao juros compostos[:D]

se passares a fase 2, é sempre a abrir

Não sou fa de PPR e ao contrario de todos os meus amigos eu sou fã de risco, e ja perdi, mas no Long term consigo cerca de 7% mesmo com as perdas que tive .

-primeiro custa por 40%de lado e pensar que vou deixar de fazer algumas coisas , sim obriga a alguma privação

-fase dois acontece passado algum tempo quando olhas e ves alguns milhares de euros e pensas, podia trocar de carro, podia ir ver a terra do fogo , podia ir dar a volta ao mundo , é a fase da tentação

-fase 3 buffet Mode , quando acordas de manha e ves que caiu um ordenado extra de dividendos, e passados 3 dias caiu outro ordenado extar de dividendos, e começas a fazer contas, ora se eu multiplicar isto por 10 quando acordar de manha ja ganhei o dia, e se multiplicar por 20 compro um lamborghini so com dividendos, e ai tudo muda, ai investes/poupas os 10+30 e quando vem algum extar de algum lado metes mais na parcela dos 30 e da-se a vardadeira comversão ao capitalismso e ao juros compostos[:D]

Posto isso em teoria está perfeito, pior é por na pratica [:D]

Por exemplo, falando por mim, eu não tenho grande tempo nem vontade de estudar "bolsa", para poder investir com cabeça, tronco e membros. O investimento não está ao alcance de qualquer um. E claro, o medo faz com que não se arrisque.

Posto isso em teoria está perfeito, pior é por na pratica [:D]

Por exemplo, falando por mim, eu não tenho grande tempo nem vontade de estudar "bolsa", para poder investir com cabeça, tronco e membros. O investimento não está ao alcance de qualquer um. E claro, o medo faz com que não se arrisque.

Senao queres estudar folsa utiliza um veiculo que simule o sp500 , nesse caso alguem pensa por ti

Alem disso nao é assim tao complicado, o meu filho com 18 anos faz isso numa ****t que abri para ele em meu nome, mas onde ele é que tem os acessos, e faz isso desde os 12 com as prendas que vai recebendo .
a ultima vez que me mostrou ja tem uns milhares de euros

ora se ele com 12 anos consegue qualquer um consegue, é como jogar monopolio, umas vezes corre bem outras menos bem, mas no fim qualquer portofolio é melhor que nenhum portofolio

Última edição:

Estou na fase 3 (só me falta o volume).

Ja tves alguns stresses na vida (quem nao tem?)
entao percebi que era melhor dividir entre poupança, e investimentos, porque em stresse ja vendi sabendo que ia perder e aciam de tudo sabendo que ia deixar de ganhar.
desde entao mentenho este esquema, os investimentos se tudo corrr bem ficam de herança, e se tudo correr pefeitamente daqui a 10 anos vivo de dividendos e cabera aos putos continuar a acrescentar e fazer inveja ao buffet[:D]

Sim, também é a minha lógica. Viver dos rendimentos e deixar de herança.

Mas para imprevistos tenho sempre uns 3x despesas mensais em cash em casa, mais 6x despesas mensais em CC, mais dinheiro à ordem que vai rodando e dá para mais uns bons meses.

Nunca tive de vender nada, muito menos para perder dinheiro. Mas se for uma situação muito crítica nunca se sabe. Já estive numa situação de prontidão de ajuda para um familiar com doença grave, por exemplo.

Reformar-me não o farei antes dos 55 anos, apesar de ter planos para pelos 45 anos, mais ou menos, poder fazê-lo a qualquer momento vivendo dos dividendos.

"Só" pagas o cash advance.
Nunca usei. Só uso cc para pagamentos sem comissões. Até já fui despromovido num cartão porque gasto milhares de euros e pago zero juros e comissões. Sou um péssimo cliente.

Agora até o Santander já levou pré aviso. Até para quem tiver mais de 10k na conta à ordem vai levar com comissões. Um atentado às poupanças.

Voltar
Superior