O que é uma boa poupança?

Não sou fa de PPR e ao contrario de todos os meus amigos eu sou fã de risco, e ja perdi, mas no Long term consigo cerca de 7% mesmo com as perdas que tive .
de qualquer forma isto passa por 3 fases diria eu,

-primeiro custa por 40%de lado e pensar que vou deixar de fazer algumas coisas , sim obriga a alguma privação

-fase dois acontece passado algum tempo quando olhas e ves alguns milhares de euros e pensas, podia trocar de carro, podia ir ver a terra do fogo , podia ir dar a volta ao mundo , é a fase da tentação

-fase 3 buffet Mode , quando acordas de manha e ves que caiu um ordenado extra de dividendos, e passados 3 dias caiu outro ordenado extar de dividendos, e começas a fazer contas, ora se eu multiplicar isto por 10 quando acordar de manha ja ganhei o dia, e se multiplicar por 20 compro um lamborghini so com dividendos, e ai tudo muda, ai investes/poupas os 10+30 e quando vem algum extar de algum lado metes mais na parcela dos 30 e da-se a vardadeira comversão ao capitalismso e ao juros compostos[:D]

se passares a fase 2, é sempre a abrir

É isto. Estou na segunda fase e existe muita tentação, mas dentro de pouco tempo irei entrar numa fase 3 e aí tudo muda. Irei continuar a trabalhar por prazer apenas.

Mas nas poupanças aplico sempre o máximo fiscalmente interessante em PPR. Sempre se optimiza alguma coisa e é dinheiro que fica por ali. Em 2019 investi no da Lusitânia que anda à volta dos 4%. Mas vou variando.

Posto isso em teoria está perfeito, pior é por na pratica [:D]

Por exemplo, falando por mim, eu não tenho grande tempo nem vontade de estudar "bolsa", para poder investir com cabeça, tronco e membros. O investimento não está ao alcance de qualquer um. E claro, o medo faz com que não se arrisque.
O medo é algo terrível. Já tive mais de metade das poupanças em produtos sem garantia da capital. O que minimiza o medo é a diversificação.

Actualmente começo a ser mais tolerante ao medo, e arrisco mais.

Mas a parte de poupar nada tem a ver com medo mas sim com disciplina.

Última edição:
É isto. Estou na segunda fase e existe muita tentação, mas dentro de pouco tempo irei entrar numa fase 3 e aí tudo muda. Irei continuar a trabalhar por prazer apenas.

Mas nas poupanças aplico sempre o máximo fiscalmente interessante em PPR. Sempre se optimiza alguma coisa e é dinheiro que fica por ali. Em 2019 investi no da Lusitânia que anda à volta dos 4%. Mas vou variando.

Acima de certo escalão de rendimento os ppr não dão benefício fiscal.

O medo é algo terrível. Já tive mais de metade das poupanças em produtos sem garantia da capital. O que minimiza o medo é a diversificação.

Actualmente começo a ser mais tolerante ao medo, e arrisco mais.

Mas a parte de poupar nada tem a ver com medo mas sim com disciplina.
o que te mete mais medo

-Perder capital
-ou perder uma oportunidade de ganhar bom dinheiro ?

Nunca usei. Só uso cc para pagamentos sem comissões. Até já fui despromovido num cartão porque gasto milhares de euros e pago zero juros e comissões. Sou um péssimo cliente.

Agora até o Santander já levou pré aviso. Até para quem tiver mais de 10k na conta à ordem vai levar com comissões. Um atentado às poupanças.

Não percebo, querem que as pessoas tirem de lá o dinheiro, ou querem ver se cada vez mais gente sai da poupanças e vai para investimentos de risco (sem a menor ideia do que está a fazer), para ficarem eles com o dinheiro ?

o que te mete mais medo

-Perder capital
-ou perder uma oportunidade de ganhar bom dinheiro ?
Começo a tender para a segunda porque já tenho bom capital acumulado. Perder já começa a ser tranquilo porque não afectaria a minha qualidade de vida.

Mas o que queria dizer é que não é fácil quando se tem educação muito conservadora e avessa a riscos. Pondero sempre muito bem os passos.

E já perdi uns milhares nos últimos tempos. Felizmente a diversificação faz maravilhas e no geral é positivo. Mas ainda sou investidor médio, estou a ganhar coragem para ir para um perfil mais agressivo.

Última edição:
Isso é verdade. Especialmente andando no privado onde facilmente se gasta para cima de um dinheirão.

Felizmente pelo menos o meu filho mais velho tem olho para o negócio desde pequeno e até as próprias coisas começou a vender com uns 4 ou 5 anos. [:)]

Ou na universidade.... há + de 4 anos que não tenho descanso, primeiro foi a mais velha e a do meio logo de seguida.
Mais 3 propinas e tou safo...o que vale é que agora só daqui a 5 anos que é quando a mais nova termina o secundário. [kiss]

A formação dos filhos é um bom investimento e é dinheiro que não me custa gastar, mas é sem dúvida um rombo na poupança.

Não percebo, querem que as pessoas tirem de lá o dinheiro, ou querem ver se cada vez mais gente sai da poupanças e vai para investimentos de risco (sem a menor ideia do que está a fazer), para ficarem eles com o dinheiro ?
Foi o que pensei. Não querem lá dinheiro nem poupanças. Não esquecer que o Santander esteve em cima da mesa avançar com uma taxa de depósitos a prazo. Ou seja, não só não ganhavas como ainda tinhas de pagar para ter às poupanças no banco. Ridículo. Mas recuaram com a medida.

Felizmente existem muitas opções no mercado e o próprio Santander está a lançar o openbank que é isento de comissões.

Foi o que pensei. Não querem lá dinheiro nem poupanças. Não esquecer que o Santander esteve em cima da mesa avançar com uma taxa de depósitos a prazo. Ou seja, não só não ganhavas como ainda tinhas de pagar para ter às poupanças no banco. Ridículo. Mas recuaram com a medida.

Felizmente existem muitas opções no mercado e o próprio Santander está a lançar o openbank que é isento de comissões.

Fico sempre na duvida, mas foi por isso que saí da CGD para o Activobank há uns tempos.
Mas se começam todos a fazer isso até me benzo.

Começo a tender para a segunda porque já tenho bom capital acumulado. Perder já começa a ser tranquilo porque não afectaria a minha qualidade de vida.

Mas o que queria dizer é que não é fácil quando se tem educação muito conservadora e avessa a riscos. Pondero sempre muito bem os passos.

E já perdi uns milhares nos últimos tempos. Felizmente a diversificação faz maravilhas e no geral é positivo. Mas ainda sou investidor médio, estou a ganhar coragem para ir para um perfil mais agressivo.

A teoria dos pobrezinhos mas honrados ainda faz mossa.

dos poucos aforradores que existem em portugal, a maioria prefre o entesouramento ao investimento.
Tenho muito mais medo de perder uma oportunidade que eu sabia á partida teria boas hipostese, que investir e perder capital, alias ja me aconteceu perder se perder 9vezes e ganhar 10 estou feliz

Não culpem os bancos, culpem a UE, o BCE cobra aos bancos para ter la o dinheiro, as taxas negativas dao nisto, numa gigante bolha de consumo numa quasi ausencia de poupança, e no desviu massivo de recursos para investimento de risco sem conhecimeto, ha bacos por essa europaa cobrar taxas pelos depoisitos, ca so nao acontece porque nao é legal.
Isto tem tudo para correr bem [:)]

Não culpem os bancos, culpem a UE, o BCE cobra aos bancos para ter la o dinheiro, as taxas negativas dao nisto, numa gigante bolha de consumo numa quasi ausencia de poupança, e no desviu massivo de recursos para investimento de risco sem conhecimeto, ha bacos por essa europaa cobrar taxas pelos depoisitos, ca so nao acontece porque nao é legal.

Não me parece bem que para pertencer à UE, tenha que se prestar vassalagem de toda a maneira e feitio, mas...
Isto para mim é criminoso, admira-me que os cidadãos desses países não se revoltem de alguma forma com isto.

Não à alternativa, o crescimento econômico europeu está estagnado, sem estas medidas o consumo das famílias reduzia drásticamente e a europa entrava em recessão.

Não me parece bem que para pertencer à UE, tenha que se prestar vassalagem de toda a maneira e feitio, mas...
Isto para mim é criminoso, admira-me que os cidadãos desses países não se revoltem de alguma forma com isto.

As mesmas taxas de juros negativas que permitem o credito barato, são as mesmas que deposi levam a isto , não é vassalagem, os banco tem que depoisitar nos bancos centraos o excesso de dinheiro, e os bancos centrais cobram para ter la o dinheiro, e os bancos tem que fazer reflectir isso, como estao proibidos por lei de cobrar juros em depositos, a alternativas é a proliferação de taxas, dai que ate o MBWAY ja se paga , levantamentos ao balcao pagas, trasnferencias pagas, tudo isto porque o produto bancario nao da dinheiro entendes?

Não à alternativa, o crescimento econômico europeu está estagnado, sem estas medidas o consumo das famílias reduzia drásticamente e a europa entrava em recessão.

A europa esta em recessão porque nos europeus somos intectuais elitistas (etmos a mania que sabemos tudo e nao sabemos nada), mas isso fica ai para o topico da crise.
No que toca a poupança vai ser muito mais bonito de ver quando a recessão chegar na mesma e nao existir poupança porque as pessoas fugiram dela para nao pagar juros pelos depositos, vai ser de morrer a rir [:)]

de qualquer maneira para os disciplinados, na proxim crise vai ser possivel atestar as carteiras com titulos baratos e isso é que inetressa

As mesmas taxas de juros negativas que permitem o credito barato, são as mesmas que deposi levam a isto , não é vassalagem, os banco tem que depoisitar nos bancos centraos o excesso de dinheiro, e os bancos centrais cobram para ter la o dinheiro, e os bancos tem que fazer reflectir isso, como estao proibidos por lei de cobrar juros em depositos, a alternativas é a proliferação de taxas, dai que ate o MBWAY ja se paga , levantamentos ao balcao pagas, trasnferencias pagas, tudo isto porque o produto bancario nao da dinheiro entendes?

Entendo mais ou menos...

Lembro-me que nem sempre foi assim.
Mas a bold, "têm que o fazer" por não terem espaço físico para guardar o dinheiro, é isso ?

E sendo eu um tipo desconfiado, vejo muitas vezes estas regras como mecanismos disfarçados para fazer o dinheiro circular no sentido ascendente na piramide da hierarquia sócio-económica.

Os que fugiram da poupança para maximizar rendimentos estão bem de vida, a esses a crise vai afetar menos. Os que levam por tabela são os que hoje não têm forma de poupar sequer. Basta o custo de vida subir mais um pouco e já foram.

Entendo mais ou menos...

Lembro-me que nem sempre foi assim.
Mas a bold, "têm que o fazer" por não terem espaço físico para guardar o dinheiro, é isso ?

E sendo eu um tipo desconfiado, vejo muitas vezes estas regras como mecanismos disfarçados para fazer o dinheiro circular no sentido ascendente na piramide da hierarquia sócio-económica.

Sim sao obrigados e sempre foram obriagods, so que num estado normal cm taxas a volta de 2,5% os bancos sao remunerados como qualquer dpositante, e , so correm o reisco de emprestar por uma valor mais alto, por outro lado pagam taxas de juros a quem la depoisita para se financiar, agpra esta udo fodi** basicamenet estamos a encher uma bolha que quando estoirar é muita merd* na ventoinha [:D]

Os bancos portugueses (tal como os restantes da Zona Euro) são obrigados a deter um montante de fundos como reserva nas contas correntes junto do Banco de Portugal. O valor das reservas mínimas obrigatórias, em termos agregados para os bancos portugueses, era de 2.086 milhões de euros, a 11 de junho, segundo dados a que o ECO teve acesso.
Face ao total de depósitos nessa altura (11.287 milhões de euros), o excedente que “paga” juro é de 9.201 milhões de euros. A taxa anual representa um rombo de 36,8 milhões de euros ou 100,8 mil euros por dia aos bancos portugueses. E as perspetivas não são favoráveis.
https://eco.sapo.pt/2019/07/25/juro...tam-100-mil-euros-por-dia-a-banca-portuguesa/

Voltar
Superior