O que é uma boa poupança?

Sim sao obrigados e sempre foram obriagods, so que num estado normal cm taxas a volta de 2,5% os bancos sao remunerados como qualquer dpositante, e , so correm o reisco de emprestar por uma valor mais alto, por outro lado pagam taxas de juros a quem la depoisita para se financiar, agpra esta udo fodi** basicamenet estamos a encher uma bolha que quando estoirar é muita merd* na ventoinha [:D]

Os bancos portugueses (tal como os restantes da Zona Euro) são obrigados a deter um montante de fundos como reserva nas contas correntes junto do Banco de Portugal. O valor das reservas mínimas obrigatórias, em termos agregados para os bancos portugueses, era de 2.086 milhões de euros, a 11 de junho, segundo dados a que o ECO teve acesso.
Face ao total de depósitos nessa altura (11.287 milhões de euros), o excedente que “paga” juro é de 9.201 milhões de euros. A taxa anual representa um rombo de 36,8 milhões de euros ou 100,8 mil euros por dia aos bancos portugueses. E as perspetivas não são favoráveis.
https://eco.sapo.pt/2019/07/25/juro...tam-100-mil-euros-por-dia-a-banca-portuguesa/

Isto já dá algumas voltas para o meu know-how sobre banca:

Tudo isto parece-me um bocado exploração por parte do BCE; não seria também do interesse do BCE ter todo este capital, para por ex. investir parte destes capitais por sua conta ?
Agora cobrar só porque sim, não entendo ?

Isto já dá algumas voltas para o meu know-how sobre banca:

Tudo isto parece-me um bocado exploração por parte do BCE; não seria também do interesse do BCE ter todo este capital, para por ex. investir parte destes capitais por sua conta ?
Agora cobrar só porque sim, não entendo ?

Isto é assim
a economia europeia esta uma caca
como a economia nao cresce , baixam-se os juros
como mesmo assim nao cresce baixam ainda mais
como mesmo assim nao anda mete-se negtivo para obrigar os bancos a emprestar dinheiro para consumir a qualquer custo
mas obriga a deixar la algum como "garantia" que nao exageram
nao satisfeito o BCE coma merd* que esta a fazer ainda compra divida dos estado, que vao buscar dinheiro a banca a juros de caca e se endividam ate a raiz do tutano.
Um dia alguem olha para isto e diz assim isto nao pode ser, sobe os juros, as familias ficam de rastos, os estados sobre endividados ficam de rastos, os estado para fazer face a isto sobem impostos, a economia cai ainda mais e a culpa é do trump, do capitalismoa, dos koalas da autralia e do ventura

A europa esta em recessão porque nos europeus somos intectuais elitistas (etmos a mania que sabemos tudo e nao sabemos nada), mas isso fica ai para o topico da crise.
No que toca a poupança vai ser muito mais bonito de ver quando a recessão chegar na mesma e nao existir poupança porque as pessoas fugiram dela para nao pagar juros pelos depositos, vai ser de morrer a rir [:)]

de qualquer maneira para os disciplinados, na proxim crise vai ser possivel atestar as carteiras com titulos baratos e isso é que inetressa
Essa ultima parte é que importa. Comprar em saldos e dar alavancagem potencial às poupanças. Espero que ainda aguente uns dois anos antes de rebentar.

Isto é assim
como mesmo assim nao anda mete-se negtivo para obrigar os bancos a emprestar dinheiro para consumir a qualquer custo
nao satisfeito o BCE coma merd* que esta a fazer ainda compra divida dos estado, que vao buscar dinheiro a banca a juros de caca e se endividam ate a raiz do tutano.
Um dia alguem olha para isto e diz assim isto nao pode ser, sobe os juros, as familias ficam de rastos, os estados sobre endividados ficam de rastos, os estado para fazer face a isto sobem impostos, a economia cai ainda mais e a culpa é do trump, do capitalismoa, dos koalas da autralia e do ventura
Falta aí meter culpa também nas churrasqueiras dos vizinhos...

Isto é assim

Ok já percebi, basicamente é uma medida que o BCE adopta para forçar os bancos dos vários países a não terem a maioria do dinheiro "preso" dentro de portas, mas sim "distribuirem-no" na sociedade.
(Pois para a economia funcionar o dinheiro tem que circular.)

Então mas se como dizes subindo os juros também poderá ser catastrófico, qual seria teóricamente a estratégia a seguir?

Ok já percebi, basicamente é uma medida que o BCE adopta para forçar os bancos dos vários países a não terem a maioria do dinheiro "preso" dentro de portas, mas sim "distribuirem-no" na sociedade.
(Pois para a economia funcionar o dinheiro tem que circular.)

Então mas se como dizes subindo os juros também poderá ser catastrófico, qual seria teóricamente a estratégia a seguir?

Os juros já deveriam estar a subir
Lentamente
Este prolongar de taxas negativas vai acabar por levar a crédito irresponsável e a uma ausência de poupança ou fuga paa outras paragens
Tanto é catastrófico ter taxas negativas agora como subir depois a pressa
So que a questão e politica
Repara 1% de taxa de juro apenas 1% faria disparar os juros da dívida portuguesa rapidamente para mais 2,5 mil milhões por ano
Como pais ficávamos largamente insolventes.
As taxas de juro negativas servem para manter países inviáveis ligados a maquina de oxigénio

Seja como for isto está fora de tópico
A ideia a reter é esta acumulem dinheiro sempre que há uma crise há oportunidades de compra em saldo
Seja accoes imobiliário etc etc etc
É só manter isto em mente quando chegar a crise é ser predador e comprar em saldo

Sent from my iPhone using Tapatalk

No meu caso tenho um excedente mensal cada vez maior!

Desenhei a minha vida em torno de principios minimalistas! Comprei uma casa bem abaixo do que poderia ter gasto! Tenho um carro com quase 10 anos podia trocar por um melhor. Para já este serve e bem!

Mobilias fui ao IKEA e compreio o que me apareceu! Barato! Nao preciso mais! Estou confortável.

Excentricidades 2 viagens grandes por ano!

Agora ando a estudar onde vou aplicar este excendente.

Em relação aos juros concordo quando subirem (prece me inevitável) nem sei como as familias vao comportar os custos. E preocupa me muito a fragilidade social que vai daí decorrer.

Por outro lado nunca vi putos novos e pessoal na casa do 30 40 anos enterrar tanto dinheiro em casas e carros de gama alta. Falta de aviso não foi. Os erros sao os mesmos de sempre e as tentações as mesmas.

Não sou fa de PPR e ao contrario de todos os meus amigos eu sou fã de risco, e ja perdi, mas no Long term consigo cerca de 7% mesmo com as perdas que tive .
de qualquer forma isto passa por 3 fases diria eu,

-primeiro custa por 40%de lado e pensar que vou deixar de fazer algumas coisas , sim obriga a alguma privação

-fase dois acontece passado algum tempo quando olhas e ves alguns milhares de euros e pensas, podia trocar de carro, podia ir ver a terra do fogo , podia ir dar a volta ao mundo , é a fase da tentação

-fase 3 buffet Mode , quando acordas de manha e ves que caiu um ordenado extra de dividendos, e passados 3 dias caiu outro ordenado extar de dividendos, e começas a fazer contas, ora se eu multiplicar isto por 10 quando acordar de manha ja ganhei o dia, e se multiplicar por 20 compro um lamborghini so com dividendos, e ai tudo muda, ai investes/poupas os 10+30 e quando vem algum extar de algum lado metes mais na parcela dos 30 e da-se a vardadeira comversão ao capitalismso e ao juros compostos[:D]

se passares a fase 2, é sempre a abrir

Porque exatamente essas empresas e não um ETF de acumulação de dividendos? Em Portugal o recebimento de dividendos é extremamente taxado, e se os vais reinvestir, porque não acumular?

Obrigado pela partilha

Para 2020 o plano de poupança é meter de lado o ordenado da cara metade, e ver ao final do ano quanto sobra do resto, como são salários não fixos, vai ser interessante de gerir de mês a mês sem tocar nas poupanças.

Felizmente vimos as remunerações aumentar em 2019 e em 2020 parece caminhar para o mesmo sentido, esperemos que continue.

Crédito habitação renegociado no início do ano, já o tínhamos feito em 2019 e voltamos a fazer este ano. Taxa fixa de 0,62%, TAEG 0,88%. Não conto renegociar mais até ao fim do mesmo.

Até ao final do ano estamos a pensar investir no imobiliário (em França), caso apareça algo interessante, senão vamos esperar porque mais cedo ou mais tarde vai haver boas oportunidades de investimento.

Senao queres estudar folsa utiliza um veiculo que simule o sp500 , nesse caso alguem pensa por ti

Alem disso nao é assim tao complicado, o meu filho com 18 anos faz isso numa ****t que abri para ele em meu nome, mas onde ele é que tem os acessos, e faz isso desde os 12 com as prendas que vai recebendo .
a ultima vez que me mostrou ja tem uns milhares de euros

ora se ele com 12 anos consegue qualquer um consegue, é como jogar monopolio, umas vezes corre bem outras menos bem, mas no fim qualquer portofolio é melhor que nenhum portofolio

Podes ajudar me neste assunto?

Porque exatamente essas empresas e não um ETF de acumulação de dividendos? Em Portugal o recebimento de dividendos é extremamente taxado, e se os vais reinvestir, porque não acumular?

Obrigado pela partilha

Sinceramenmte nao tenho nenhum motivo valido para te dar para alem do facto de eu gostar da escolher as empresas onde invisto
O meu ETF por assim idzer são as acçoes da bekshire [:D]

Não te chateia o que pagas de impostos em dividendos de empresas americanas? Tens alguma forma de optimizar isso dentro de um fundo?
Chateia o que pago de impostos sempre[:D]
mas a contabilidade trata dauilo
senao estou em erro sao 15% no USA.
como o broker nao é portugues nao retenho os 28% , depois no fim do ano a luz do acordo com os USA pago ca os remanescentes 13. creio que é assim que funciona

É esse o espírito, objectivos bem definidos.

Eu tenho uma transferência mensal para conta poupança equivalente a cerca de 1/3 do rendimento líquido. Este é sempre o objectivo mínimo e "pago-me" a mim próprio como se de outra mensalidade se tratasse. Se no fim do ano ficar acima, excelente.
Sim a ideia é fazer um mix entre os 500€ e os 1000€ este mês por exemplo vamos nos 600€ se o resto do mês me correr bem ainda posso meter mais uns 100€ de parte, sim 1/3 parece-me uma boa técnica[;)]

Sim a ideia é fazer um mix entre os 500€ e os 1000€ este mês por exemplo vamos nos 600€ se o resto do mês me correr bem ainda posso meter mais uns 100€ de parte, sim 1/3 parece-me uma boa técnica[;)]
A lógica é um terço de poupança, um terço para despesas fixas e um terço para despesas variáveis, ou seja gozar um pouco a vida. Tem funcionado e a poupança até tem sido superior porque desci as despesas fixas este ano (miúdos foram para a escola pública).

A lógica é um terço de poupança, um terço para despesas fixas e um terço para despesas variáveis, ou seja gozar um pouco a vida. Tem funcionado e a poupança até tem sido superior porque desci as despesas fixas este ano (miúdos foram para a escola pública).
Eu por enquanto como o meu filho ainda não anda na escola estou a aproveitar agora para poupar o máximo que consigo mas gozar também um pouco a vida acho que dá para balancear bem tudo dá para poupar mas também para aproveitar um pouco[;)]

Investir, é para quem tem capital[;)]

Para o tuga, que ganha o smn, tá ******[:D]

É isto. Fala-se facilmente da poupança de 20 ou 30% do salário e de comprar casa mais barata... mais barato só se for debaixo da ponte. Então não compres, aluga. Isto está de tal forma que alugar fica 50% mais caro do que comprar.
Na verdade é o maior investimento da generalidade dos portugueses e aquele que obriga a uma vida inteira de esforços e poupanças. A culpa é nossa e é cultural. Casas em pladur e contraplacados, ou semi-fabricadas, com terreno comprado, casa em cima por 25% do preço das moradias actuais, que podiam ter mobiliário muito mais acessível. Mas não, tuga que é tuga tem de comprar em condições e ser melhor que os vizinhos. E foi-se mantendo uma política de custos bem acima das possibilidades da nossa realidade.

Se neste momento me saíssem 100.000€ e acabasse de pagar o meu apartamento, acho que vivia tranquilo o resto da vida. Assim, é trabalho, mais um extra, mais um extra sobre um extra, quando devia estar a aproveitar a vida, o meu filho, uns fins de semana... não... vamos este fim de semana? Não dá. Não convém gastar dinheiro. Podes ficar com o menino? Não, tenho de ir fazer aquele extra que o governo me vai fuder com impostos em cima que mais valia ficar em casa.

Confesso que tenho um emprego que gosto, embora não seja perfeito, faço uma actividade que me dá algum gosto, mas fico frustrado com o facto de ter de abdicar, muitas vezes, do melhor que a vida tem, por causa de mais uns trocos.
Moro a 2 km's da praia, posso ir a pé, vários cafés, esplanadas, serviços todos perto de casa, e não poder usufruir de muito disso pelo "poupar mais um bocadinho".

Voltar
Superior