Agora vê por outro lado, se não tivesses comprado hoje estávas sujeito ao mercado de arrendamento e em vez de ficares sem 8% dos rendimentos, ficavas fácilmente sem 30 ou 40%.. E pior, ao fim de uns bons anos com um punhado de nada.
Para mim, compra de casa própria é sempre um investimento, pode não dar o rendimento que um investimento tradicional dá,mas permite muita poupança fruto do custo da prestação ser inferior (metade) ao valor da renda. Hoje mais do que nunca esta realidade foi tão visivél.
Além de que é um bem transacionável onde fácilmente se realizam mais valias.
Estas a confundir as coisas
eu nao disse que nao ha passivos bons , uma boa casa um carro que diverte sao passivos bons , e contabilisticamente sao considerados activos, porque tem valor , ou seja é um activo teu que podes vender e portanto é contabilizado como activo, ate o telemovel é um activo.
MAs do ponto de vista financeiro , que é disto que estamos a tratar aqui, é um passivo, considera tudo o que te tira dinheiro do bolso um passivo e vais ver que a esmagadora maioria das pessoas compra so passivos.
o teu carro precisa seguro, e IUC mesmo que nao andes=passivo
a tua casa precisa pintura de X em X anos , paga IMI = passivo
o carro com que es motorista da UBER=activo
a calsa alugada = activo
entendes?
contabilisticamente é tudo activos, do ponto de vista financeiro sao potencialmente passivos, so sao activos se por algum acaso os venderes em lucro, o que raramente acontece, as casa compradas com credito se as pessoas fizerem as contas raramente sao vendidas em ganho , se descontares os custos financeiros , os carros a menos que seja um classico ou um super deportivo de ediçao limitada idem aspas aspas.
O raciocinio mais simples é sempre
vou comprar o bem X, isto vai por ou tirar dinheiro do meu bolso
imagina que tenho 500 mil euros para comprar uma casa hoje
como esta o mercado e sabendo que a casa é um passivo e as taxas miseraveis eu fazia assim
credito de casa com taxa fixa (sim e mais caro AGORA) a cerce de 1,5%
comprei um passivo de meio milhão e alem disso com custos financeiros de 1,5%
os 500 mil ditribuidos em ETF, Accoes, Obrigacoes de emprresas bem estabelecidas, e eventualmente o resto numa casa para colocar no airbnb
no saldo final os 500 mil investidos pagam os custos do credito e ainda sobra dinehiro
como ves nao tem mal ter passivos, mas quando tirares dinheiro do bolso pergunta sempre isto vai dar ou tirar dinheiro do bolso?