O que é uma boa poupança?

NAo estou nada mais ou menos certo

Tudo o que te gera despesas ou fluxo negativo é um passivo
casa propria, carro proprio, casa de ferias , tudo isso sao passivos, mesmo qu enao os uses requerem manutenção, impostos e em muitos casos desvalorização
A casa no airbnd é um activo, porque os proveitos superam as despesas .
A casa propria é um bem de consumo e um passivo.
Não tem mal nenhum ter passivos, desde que se tenha consciencia disso

ha uma diferença na forma contabilistaica e na forma pratica.
Uma mota para passear é contabilizada como activo mas tem um comportamento de passivo
tudo o que tira dinheiro do bolso é passivo, tudo o que mete dinheiro no bolso é activo
ponto

Lá está, isso são rendimentos e gastos. A situação é que a nível pessoal os activos costumam dar sempre gastos, e nem se falou do custo de oportunidade!

(...)
Tudo o que te gera despesas ou fluxo negativo é um passivo
(...)

Estás a confundir balanço (saldo) do centro de resultados com a classificação de passivo/activo.

https://www.investopedia.com/terms/a/asset.asp
(...)
What Is an Asset?
An asset is a resource with economic value that an individual, corporation or country owns or controls with the expectation that it will provide a future benefit. Assets are reported on a company's balance sheet and are bought or created to increase a firm's value or benefit the firm's operations.
An asset can be thought of as something that, in the future, can generate cash flow, reduce expenses, or improve sales, regardless of whether it's manufacturing equipment or a patent.
(...)

Basta olhares para uma empresa.
A sede da empresa (se é própria e não arrendada), não gera rendimentos, só tem custos, e ainda assim é um activo ("reduce expenses, or improve sales", por exemplo).

Agora vê por outro lado, se não tivesses comprado hoje estávas sujeito ao mercado de arrendamento e em vez de ficares sem 8% dos rendimentos, ficavas fácilmente sem 30 ou 40%.. E pior, ao fim de uns bons anos com um punhado de nada.

Para mim, compra de casa própria é sempre um investimento, pode não dar o rendimento que um investimento tradicional dá,mas permite muita poupança fruto do custo da prestação ser inferior (metade) ao valor da renda. Hoje mais do que nunca esta realidade foi tão visivél.

Além de que é um bem transacionável onde fácilmente se realizam mais valias.
Estas a confundir as coisas
eu nao disse que nao ha passivos bons , uma boa casa um carro que diverte sao passivos bons , e contabilisticamente sao considerados activos, porque tem valor , ou seja é um activo teu que podes vender e portanto é contabilizado como activo, ate o telemovel é um activo.
MAs do ponto de vista financeiro , que é disto que estamos a tratar aqui, é um passivo, considera tudo o que te tira dinheiro do bolso um passivo e vais ver que a esmagadora maioria das pessoas compra so passivos.
o teu carro precisa seguro, e IUC mesmo que nao andes=passivo
a tua casa precisa pintura de X em X anos , paga IMI = passivo
o carro com que es motorista da UBER=activo
a calsa alugada = activo

entendes?
contabilisticamente é tudo activos, do ponto de vista financeiro sao potencialmente passivos, so sao activos se por algum acaso os venderes em lucro, o que raramente acontece, as casa compradas com credito se as pessoas fizerem as contas raramente sao vendidas em ganho , se descontares os custos financeiros , os carros a menos que seja um classico ou um super deportivo de ediçao limitada idem aspas aspas.

O raciocinio mais simples é sempre
vou comprar o bem X, isto vai por ou tirar dinheiro do meu bolso

imagina que tenho 500 mil euros para comprar uma casa hoje
como esta o mercado e sabendo que a casa é um passivo e as taxas miseraveis eu fazia assim
credito de casa com taxa fixa (sim e mais caro AGORA) a cerce de 1,5%
comprei um passivo de meio milhão e alem disso com custos financeiros de 1,5%
os 500 mil ditribuidos em ETF, Accoes, Obrigacoes de emprresas bem estabelecidas, e eventualmente o resto numa casa para colocar no airbnb
no saldo final os 500 mil investidos pagam os custos do credito e ainda sobra dinehiro

como ves nao tem mal ter passivos, mas quando tirares dinheiro do bolso pergunta sempre isto vai dar ou tirar dinheiro do bolso?

Estás a confundir balanço (saldo) do centro de resultados com a classificação de passivo/activo.

https://www.investopedia.com/terms/a/asset.asp

Basta olhares para uma empresa.
A sede da empresa (se é própria e não arrendada), não gera rendimentos, só tem custos, e ainda assim é um activo ("reduce expenses, or improve sales", por exemplo).
amigo estas a ser contabilista
toda a tralha que tens sao contablisticamente activos
ate quotas de empresas sistematicamente a dar prejuizo sao contabilisticamente activos

do ponto de vista financeiro que é disto que se trata aqui neste topico é tudo PASSIVOS.

amigo estas a ser contabilista
toda a tralha que tens sao contablisticamente activos
ate quotas de empresas sistematicamente a dar prejuizo sao contabilisticamente activos

do ponto de vista financeiro que é disto que se trata aqui neste topico é tudo PASSIVOS.

Podes dizer que é um custo sem proveito.
Que é um sorvedouro de dinheiro.
Que é um poço sem fundo.

Dizer que não é um activo é que não está correcto, seja contabilisticamente, financeiramente, ou economicamente.
Passivo é a dívida ao banco. E a razão pela qual se tem uma dívida ao banco é porque o banco detém uma hipoteca sobre... um activo.

Mas concordemos em discordar nos termos usados.
Afinal concordamos na ideia subjacente de que a habitação própria, carro próprio, etc. servem apenas para gastar dinheiro, e que por isso não são investimentos.
[;)]

Podes dizer que é um custo sem proveito.
Que é um sorvedouro de dinheiro.
Que é um poço sem fundo.

Dizer que não é um activo é que não está correcto, seja contabilisticamente, financeiramente, ou economicamente.
Passivo é a dívida ao banco. E a razão pela qual se tem uma dívida ao banco é porque o banco detém uma hipoteca sobre... um activo.

Mas concordemos em discordar nos termos usados.
Afinal concordamos na ideia subjacente de que a habitação própria, carro próprio, etc. servem apenas para gastar dinheiro, e que por isso não são investimentos.
[;)]
A definição contabilista esta certa
mas eu contrario essa definição pelo simples facto de que induz as pessoas em erro
as pessoas so consideram passivo o credito e por isso compram sistematicamente passivos
entendes?
passam a vida na corrida dos ratos
trabalhar -> para ganhar dinheiro-> para ter credito e comprar uma casa-> para ter melhores condiçoes e trablahra mais > para ganhar mais> e ter credito para um carro > para trabahar mais > e ter credito para uma casa maior> trabalhar mais > ter uma casa de ferias>...........

mas eu contrario essa definição pelo simples facto de que induz as pessoas em erro
as pessoas so consideram passivo o credito e por isso compram sistematicamente passivos
entendes?
trabalhar -> para ganhar dinheiro-> para ter credito e comprar uma casa-> para ter melhores condiçoes e trablahra mais > para ganhar mais> e ter credito para um carro > para trabahar mais > e ter credito para uma casa maior> trabalhar mais > ter uma casa de ferias>...........

Não há dúvida nenhuma que o caro colega conhece umas das principais obras de Robert T. Kiyosaki[;)]

entendes?

Entendo.
Tal como as pessoas confundem comprar algo caro como sendo um investimento...

Mas também confundem premium com ser bom.
Generalista como sendo o antónimo de premium.
Etc.

Mas eu sou um gajo muito chato com o meu OCD de ter as coisas todas certinhas... [:D]

Estás a confundir redução de custos correntes com poupança.
E estás a confundir gestão financeira com investimento.

O que estás a fazer com a aquisição de um imóvel é uma gestão financeira que visa a diminuição dos custos correntes.
Embora isso te possa parecer um investimento, não é.
A definição de investimento é a obtenção de rendimentos. O facto de ter menos custos que uma alternativa não configura investimento, a menos que tenha receitas.

É fácil confundir porque estão intimamente ligados, sempre que reduzes um custo aumentas a capacidade de poupança.

Do ponto de vista financeiro puro e duro pode não ser considerado investimento (e não é)porque ninguem compra casa própria com vista a obter rendimento, mas não deixa de ser um ativo que por norma valoriza acima da inflação e que pode ser transacionado a qualquer momento tendo fortes possibilidades de gerar mais valias.

Não há dúvida nenhuma que o caro colega conhece umas das principais obras de Robert T. Kiyosaki[;)]
Quem é realmente rico com investimentos e ganha dinheiro com isso não anda a escrever livros sobre o assunto.

Primeiro porque se é assim interessado em ganhar dinheiro, vender livros rende menos do que o seu trabalho/investimentos e depois, porque segredo é alma do negócio.

Claro que é um ativo. Se eu não a posso vender por ser um bem de primeira necessidade? Imaginemos que tenho uma casa de 100.000€ e estou num aperto financeiro grave. Posso vendê-la, comprar uma pior por 50.000€ e usar o "troco" (depois de impostos, claro está) como necessitar.

Um carro não é um ativo? Então não vale dinheiro, ainda que seja uma "fonte de passivos" (IUC, manutenção, etc.)?

Quem é realmente rico com investimentos e ganha dinheiro com isso não anda a escrever livros sobre o assunto.

Primeiro porque se é assim interessado em ganhar dinheiro, vender livros rende menos do que o seu trabalho/investimentos e depois, porque segredo é alma do negócio.

Se não era rico, hoje certamente será pois, quando lançou o livro em 1997, volvidos 23 anos, actualmente continua a ser um best seller.

Claro que é um ativo. Se eu não a posso vender por ser um bem de primeira necessidade? Imaginemos que tenho uma casa de 100.000€ e estou num aperto financeiro grave. Posso vendê-la, comprar uma pior por 50.000€ e usar o "troco" (depois de impostos, claro está) como necessitar.

Um carro não é um ativo? Então não vale dinheiro, ainda que seja uma "fonte de passivos" (IUC, manutenção, etc.)?
nao nao é
qual foi a mais valia gerada com a venda do carro e utilizaçao do carro?
Um acrro é um activo igual a um pack de minis
a diferença é o valor

Entendo.
Tal como as pessoas confundem comprar algo caro como sendo um investimento...

Mas também confundem premium com ser bom.
Generalista como sendo o antónimo de premium.
Etc.

Mas eu sou um gajo muito chato com o meu OCD de ter as coisas todas certinhas... [:D]

Ainda ninguém tinha reparado, até parece clone do obtuso em alguns tópicos...[:D]

Estás a confundir redução de custos correntes com poupança.
E estás a confundir gestão financeira com investimento.

O que estás a fazer com a aquisição de um imóvel é uma gestão financeira que visa a diminuição dos custos correntes.
Embora isso te possa parecer um investimento, não é.
A definição de investimento é a obtenção de rendimentos. O facto de ter menos custos que uma alternativa não configura investimento, a menos que tenha receitas.

Ate pode ser verdade do ponto contabilistico.

Mas comprar uma casa para uso proprio e como arrendares a ti mesmo.

Situacao hipotetica 1

compro uma casa com uma prestacao de 300 alugo-a alguem por 600. Pego nos 600 e lugo uma casa para mim com esse valor.

Saldo de -300 + a equidade adquirida

Situacao hipotetica 2

compro uma casa com uma prestacao de 300 e vou para la viver

Saldo de -300 + a equidade adquirida

Qual a diferenca ? Porque e que uma e investimento e a outra nao ?

Situacao 2 e igual a 1 sendo a difereca que tu es o teu proprio arrendatario.

E para alem disso na minha opiniao tem que ser visto tambem o retorno nao financeiro, neste caso um sitio onde habitar.

(Desculpem a falta de acentos)

Última edição:
Voltar
Superior