O que é uma boa poupança?

Ainda ninguém tinha reparado, até parece clone do obtuso em alguns tópicos...[:D]

Está lá calado, que já te estás a descair.
Ainda bloqueiam as contas por serem clones...

O Fernando Pessoa só não tinha destes problemas com os seus heterónimos porque na altura não havia internet...

Será que ele tinha orgasmos múltiplos, um por cada heterónimo?...

nao nao é
qual foi a mais valia gerada com a venda do carro e utilizaçao do carro?
Um acrro é um activo igual a um pack de minis
a diferença é o valor

Não comparável.
Um pack de minis nem tão pouco é imobilizado... é consumível.
É como comparar uma impressora com os tinteiros ou o papel.

Estas a confundir as coisas
eu nao disse que nao ha passivos bons , uma boa casa um carro que diverte sao passivos bons , e contabilisticamente sao considerados activos, porque tem valor , ou seja é um activo teu que podes vender e portanto é contabilizado como activo, ate o telemovel é um activo.
MAs do ponto de vista financeiro , que é disto que estamos a tratar aqui, é um passivo, considera tudo o que te tira dinheiro do bolso um passivo e vais ver que a esmagadora maioria das pessoas compra so passivos.
o teu carro precisa seguro, e IUC mesmo que nao andes=passivo
a tua casa precisa pintura de X em X anos , paga IMI = passivo
o carro com que es motorista da UBER=activo
a calsa alugada = activo

entendes?
contabilisticamente é tudo activos, do ponto de vista financeiro sao potencialmente passivos, so sao activos se por algum acaso os venderes em lucro, o que raramente acontece, as casa compradas com credito se as pessoas fizerem as contas raramente sao vendidas em ganho , se descontares os custos financeiros , os carros a menos que seja um classico ou um super deportivo de ediçao limitada idem aspas aspas.

O raciocinio mais simples é sempre
vou comprar o bem X, isto vai por ou tirar dinheiro do meu bolso

imagina que tenho 500 mil euros para comprar uma casa hoje
como esta o mercado e sabendo que a casa é um passivo e as taxas miseraveis eu fazia assim
credito de casa com taxa fixa (sim e mais caro AGORA) a cerce de 1,5%
comprei um passivo de meio milhão e alem disso com custos financeiros de 1,5%
os 500 mil ditribuidos em ETF, Accoes, Obrigacoes de emprresas bem estabelecidas, e eventualmente o resto numa casa para colocar no airbnb
no saldo final os 500 mil investidos pagam os custos do credito e ainda sobra dinehiro

como ves nao tem mal ter passivos, mas quando tirares dinheiro do bolso pergunta sempre isto vai dar ou tirar dinheiro do bolso?

A casa é um activo, o montante em divida é que é um passivo.

Ainda esta manhã li este artigo que chega a esta conclusão:

A house can be a great investment—for real estate brokers, the government, insurance companies, and banks. Basically, for everyone except the owner.
For the owner, a house is a terrible investment.

https://www.businessinsider.com/buying-a-house-is-a-bad-investment-opinion-2019-9?r=US&IR=T

Chegaram a essa conclusão porque calcularam o custo da casa mais todas as despesas inerentes e concluiram que passados 9 anos a tipica familia não iria lucrar praticamente nada com a venda mesmo tendo esta valorizado 60% ao longo deste periodo.

Só que se "esqueceram" de incluir nas contas o usufruto da casa durante os 9 anos!

O teu último parágrafo está confuso (mas percebo a ideia na mesma), se tens os 500K para a casa então não precisas de crédito, logo a despesa de 1.5% não existe.
Se investes os 500K no mercado financeiro em vez de casa própria significa que vais depender do aluguer. Dessa forma garantes uma despesa fixa (para sempre!) mas não garantes um retorno e pões em risco todo o teu capital.

Duma forma simplificada, o ponto de vista do colega pmct é que um activo gera rendimentos e um passivo gera custos.

Em termos de carros, vou dar dois exemplos. Um 320d comprado novo há 10 anos, deu várias despesas e desvalorizou imenso. Um M3 e30 comprado há 10 anos, talvez por 10-15 mil euros, agora talvez "valha" 50, 60, 70 mil euros, talvez até mais. O primeiro terá sido um passivo, o último foi um activo e um bom (excelente) investimento.

Não se quer com isto dizer que não se deva ter um carro novo ou uma casa. Todos precisamos de um tecto e ter um imóvel nos dias que correm tende a ser um custo menor do que arrendar. Um carro também pode ser uma ferramenta muito útil, por vezes até indispensável a nível profissional.

Esta forma de pensar não lhes retira a sua utilidade, apenas não considera esses bens como investimentos ou activos porque, ainda que necessários e úteis, não geram rendimentos.

(...)
For the owner, a house is a terrible investment.
(...)

Não é um terrível investimento.
Não é terrível porque nem investimento é, tão pouco.
Para ser investimento terá de gerar receita.
Mesmo com mais-valias numa posterior venda continua a não ser investimento, porque isso é especulação, e não um investimento.

(...)
Em termos de carros, vou dar dois exemplos. Um 320d comprado novo há 10 anos, deu várias despesas e desvalorizou imenso. Um M3 e30 comprado há 10 anos, talvez por 10-15 mil euros, agora talvez "valha" 50, 60, 70 mil euros, talvez até mais. O primeiro terá sido um passivo, o último foi um activo e um bom (excelente) investimento.
(...)

Continua a não ser um investimento. É especulação.
Só é investimento se colocares o carro a render como UBER (ou Nurburgring Táxi).

A tua casa, aquela onde vives não é um investimento é um custo , portanto quanto maior, maior o passivo no balanço pessoal , a maior parte dos portugueses nao tem um investimento na casa tem um passivo gigantesco na casa , a casa so é um ivestimemtno de for para alugar ou preferencialemnte airbnb
Não tem mal ter passivos, mas é um erro crasso confundir activos com passivos, quantas e quantas vezes oiço dizer ," ha e tal vou comprar uma casa maior, sabes é um inevstimento para a vida" , para teres um ideia a minha casa representa 7% de taxa de esforço, jamais iria alem de 20%, a casa propria nao é um investiemto para a vida,, é um passivo para a vida é um bem de comsumo com valor residual ( e aqui residual ate pode ser maior que o inicial), so a mudança de mind set, seria suficiente para fazer pensar 3 vezes anets de endividarem.

2- é quase sempre possivel viver bem e com menos experimenta puxar da folha de calculo e em 90 adias apontar tudo mas mesmo tudo onde gastas-te dinheiro

3- tods aqui sabem que eu quero um lamborghni, o que nao sabem é que eu ja o podia ter, so que depois do 911 que paguei a pronto, eu decidi que o meu prximo brinuqedo tera de ser pago com dividendos, porque isso significa que no ano seguinte compra tambem um vantage e no outro um cavalinho e por im um mclaren sem me preocupar com isso , ou seja a poupança e investimento são acima de tudo uma ambição, a ambiçao de viver bem, viver melhor e ser livre .

Só pode falar assim quem tiver um salário que em nada tem a ver com a realidade de grande falange do povo português. O salário mínimo são pouco mais de 600€. O que representa um investimento de 7% no custo de pagamento de uma mensalidade de um empréstimo habitação? 50€? Mas isto faz alguma lógica?

Só pode falar assim quem tiver um salário que em nada tem a ver com a realidade de grande falange do povo português. O salário mínimo são pouco mais de 600€. O que representa um investimento de 7% no custo de pagamento de uma mensalidade de um empréstimo habitação? 50€? Mas isto faz alguma lógica?
nao tem peva a ver com salario
tem a ver com 25 anos a escolher cada vez que meto a mao a carteira e pensar estou a esolher um activou ou um passivo
o meu ordenado anual esta na media do portugueses.
Actualmente com 44 anos 75% dos meus rendimento ja nao sao do trabalho
e é aqui que esta a verdadeira questao, o tempo jogou todos estes anos a meu favor .
um investimento de 200 euros por mes transforma-se num brutalidade 25 anos depois

Alem disso e fazendo aqui uma inconfidencia porque achas que dei 40 mil euros por este forum?

tem a ver com 25 anos a escolher cada vez que meto a mao a carteira e pensar estou a esolher um activou ou um passivo
e é aqui que esta a verdadeira questao, o tempo jogou todos estes anos a meu favor .
um investimento de 200 euros por mes transforma-se num brutalidade 25 anos depois

Nem mais.

Eu sei que cada euro que gasto hoje, são uns 4 euros a menos que terei na reforma daqui a uns anos.

Tens de calcular sobre o agregado familiar (1270€ no mínimo).

De qualquer modo, o salário mínimo efectivo depende da categoria profissional.
http://bte.gep.msess.gov.pt/completos/2020/bte1_2020.pdf

Mesmo com salários melhorzitos se o pessoal se preocupa com a % que aloca à habitação, muito mais preocupação deveria dar a quem aufere o salário mínimo.

E é como o pmct diz, as decisões de quanto se mete a mão ao bolso inquinam a vida financeira futura. Por norma a habitação é um dos primeiros grandes tropeções que apanham a maioria. Na altura de compra também fui tentado...

Alem disso e fazendo aqui uma inconfidencia porque achas que dei 40 mil euros por este forum?

E como é que fazes um investimento de 200€? Fui forçado, por via das condições de vida a comprar apartamento logo após casar. Já ganhei um pouco mais do que ganho actualmente. Ainda assim, entre despesas diárias, mensalidades, sem custos supérfluos, não consigo juntar nem de perto, nem de longe, valores dentro desses.

Se não era rico, hoje certamente será pois, quando lançou o livro em 1997, volvidos 23 anos, actualmente continua a ser um best seller.
Só estás a concordar totalmente com o que eu disse.
Quem escreve livros sobre como ser rico com investimentos e outros conselhos de como chegar a rico, e tem (algum) sucesso e enriquece com os livros, não é alguém que fale com propriedade, com conhecimento de causa, do que escreveu.

Precisamente porque se realmente fosse competente e capaz a fazer aquilo que aconselha outros a fazer, ganhava mais a investir e a fazer aquilo que anda a pregar nos livros do que.. a tentar enriquecer com bestsellers.

O Buffet não precisou de vender bestsellers para enriquecer a sério.
E as dicas que dá sobre investimentos, além de conselhos genéricos que alguém de bom senso pode chegar lá sem ajuda, conselhos mais directos de investimento é meter outros a investir naquilo que dá mais jeito a ele, como quando ele diz que bebe 5 coca colas por dia, se eu tivesse mais de 20 mil milhões investidos na Coca Cola e algum espaço para aparecer nos media também era gajo para dizer publicamente que bebia meia duzia de coca colas por dia desde pequenino. :)

Última edição:
E como é que fazes um investimento de 200€? Fui forçado, por via das condições de vida a comprar apartamento logo após casar. Já ganhei um pouco mais do que ganho actualmente. Ainda assim, entre despesas diárias, mensalidades, sem custos supérfluos, não consigo juntar nem de perto, nem de longe, valores dentro desses.

Todos os meses pegas em X, e colocas de parte.
Quando chegar a Y, investes.

Investir é comprar activos que paguem dividendos.
Podem ser acções da Apple, como podem ser obrigações do tesouro.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as acções não servem só para fazer especulação.

Simples, recebo invisto primeiro gasto depois
E irrelevante se sao 100 , 200 , ou 25 euros
a questao é de fundo
o que é mais importante para ti viveres o melhor que podes agora, ou criar riqueza futura.

Todos os meses pegas em X, e colocas de parte.
Quando chegar a Y, investes.

Investir é comprar activos que paguem dividendos.
Podem ser acções da Apple, como podem ser obrigações do tesouro.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as acções não servem só para fazer especulação.

Todos os meses pagas as contas correntes e sobra-te pouco mais de zero, que serve para pagar as contas "extra" como os seguros anuais, iuc, e afins. No final, sobrando, coloca-se de lado. O que é, residualmente, pouco.
Dou voltas e voltas e dificilmente vejo onde posso poupar da forma "simples" como aqui se refere. Não costumo ir jantar fora, cinema, o último foi há mais de 3 anos, não gasto em coisas supérfulas, roupas são dentro do mais acessível, marcas brancas, tenho uma carrinha com mais de 20 anos e um carro com mais de 15, enquanto não derem chatices ou grandes despesas são para manter, trabalho, já tenho um segundo emprego, ainda uns extras em cima...
Casa, compras, gás, luz, água, telemóvel, condomínio e o rendimento mensal esfuma-se.

Voltar
Superior