Estas a confundir as coisas
eu nao disse que nao ha passivos bons , uma boa casa um carro que diverte sao passivos bons , e contabilisticamente sao considerados activos, porque tem valor , ou seja é um activo teu que podes vender e portanto é contabilizado como activo, ate o telemovel é um activo.
MAs do ponto de vista financeiro , que é disto que estamos a tratar aqui, é um passivo, considera tudo o que te tira dinheiro do bolso um passivo e vais ver que a esmagadora maioria das pessoas compra so passivos.
o teu carro precisa seguro, e IUC mesmo que nao andes=passivo
a tua casa precisa pintura de X em X anos , paga IMI = passivo
o carro com que es motorista da UBER=activo
a calsa alugada = activo
entendes?
contabilisticamente é tudo activos, do ponto de vista financeiro sao potencialmente passivos, so sao activos se por algum acaso os venderes em lucro, o que raramente acontece, as casa compradas com credito se as pessoas fizerem as contas raramente sao vendidas em ganho , se descontares os custos financeiros , os carros a menos que seja um classico ou um super deportivo de ediçao limitada idem aspas aspas.
O raciocinio mais simples é sempre
vou comprar o bem X, isto vai por ou tirar dinheiro do meu bolso
imagina que tenho 500 mil euros para comprar uma casa hoje
como esta o mercado e sabendo que a casa é um passivo e as taxas miseraveis eu fazia assim
credito de casa com taxa fixa (sim e mais caro AGORA) a cerce de 1,5%
comprei um passivo de meio milhão e alem disso com custos financeiros de 1,5%
os 500 mil ditribuidos em ETF, Accoes, Obrigacoes de emprresas bem estabelecidas, e eventualmente o resto numa casa para colocar no airbnb
no saldo final os 500 mil investidos pagam os custos do credito e ainda sobra dinehiro
como ves nao tem mal ter passivos, mas quando tirares dinheiro do bolso pergunta sempre isto vai dar ou tirar dinheiro do bolso?