O que é uma boa poupança?

Acho graça a tua mulher responder logo que é pobre. Sinto que em Portugal há um certo gosto por ser pobre que eu nunca vou entender bem. Ou talvez seja uma aversão a quem se safou bem.

Talvez não me tenha expressado da melhor forma e faltou me uns smiles! Quando ela disse isso foi em tom irónico. Ou seja foi para demarcar que temos orçamentos completamente diferentes para os nossos filhos.
O ponto é que muitas vezes deixamos afetar seja por amigos seja por familiares que dão tudo e mais alguma coisa aos seus filhos, e nós que temos que ser mais contidos, questionamos se estamos a ser maus pais por não dar!
Nós sabemos que não, mas o facto de as pessoas fazerem essa pressão social faz-nos questionar!
Se deveria? Não! Os outros não mandam nas nossas vidas, mas quando toca aos nossos filhos, e a tentar proporcionar o melhor possível a eles, tudo nos levanta dúvidas!

Talvez não me tenha expressado da melhor forma e faltou me uns smiles! Quando ela disse isso foi em tom irónico. Ou seja foi para demarcar que temos orçamentos completamente diferentes para os nossos filhos.
O ponto é que muitas vezes deixamos afetar seja por amigos seja por familiares que dão tudo e mais alguma coisa aos seus filhos, e nós que temos que ser mais contidos, questionamos se estamos a ser maus pais por não dar!
Nós sabemos que não, mas o facto de as pessoas fazerem essa pressão social faz-nos questionar!
Se deveria? Não! Os outros não mandam nas nossas vidas, mas quando toca aos nossos filhos, e a tentar proporcionar o melhor possível a eles, tudo nos levanta dúvidas!

Compreendo isso de certa forma, mas como um de uma família que me podia ter dado tudo e não deu, acho que a forma de fazer sentir algumas dificuldades às crianças é meio caminho andado para para serem mais desenrascados.
Dá o que achas que deves dar e só de acordo com as tuas possibilidades, fomenta a iniciativa própria no teu filho quando ele já tiver idade para assimilar e quem sabe ele e a mulher não estarão no lugar do casal teu amigo!

Eu gostava era de saber que rendimentos "extras" é que vocês fazem com aquilo que poupam, em que é que investem? Se tivessem 10mil€parados investiam no quê? Eu ganho mil € liquidos e sem poupar nada de jeito, indo onde me apetece e com compras muitas vezes estupidas e irracionais juntei 10mil€ em ano e meio. Vivo em casa dos meus pais, sem despesas. Mas não faço ideia de como aumentar o profit, em que é que vou investir o dinheiro que poupo. Se puderem dar dicas [;)]
É uma boa poupança em casa dos pais é uma maravilha faz-me lembrar eu próprio quando estava em casa dos pais também juntei 18mil€ em 3 anos e meio e não ganhava 1000€ ganhava uns 800€[;)]

É uma boa poupança em casa dos pais é uma maravilha faz-me lembrar eu próprio quando estava em casa dos pais também juntei 18mil€ em 3 anos e meio e não ganhava 1000€ ganhava uns 800€[;)]
É uma excelente poupança, mas nota-se que tu tens esse mindset e és financeiramente organizado. Muito certamente nem utilizas qlq Excel, porque já sabes que vais comprar se valer a pena, e a comprar, compra-se bem.

Já se deu aí atrás dicas de comprar roupa na Primark e eu discordo, roupa descartável não sai mais barata.
Prefiro comprar uma camisa por 40€ que me dure, que uma de 10€ que ao fim de 6 utilizações esteja toda f...

Também houve uma época que comprava o mais barato para poupar. Agora compro tudo de qualidade e preço mais elevado é pouco na mesma. Vá, obviamente não se poupa o mesmo, mas comprar mais caro não significa gastar mais, tendo em conta que pode durar mais. Mais vale pouco mas bom.

SPDR ou qualquer índice que replique o SP500! Comprares acções específicas também pode ser boa ideia mas aconselho a leres mais sobre o assunto. A minha estratégia é mesmo a que te disse! Na parte de equity coloco no SPDR/MSCI (maiores empresas mundiais) e outra parte no sp500. Ainda não tenho guito para entrar no imobiliário por conta própria, caso contrário comprava alguns apts para alugar
Podes explicar sucintamente o que é o SPDR e SP500 e onde compras?

Podes explicar sucintamente o que é o SPDR e SP500 e onde compras?

São "fundos" cotados em bolsa que replicam fisicamente os fundos de investimento. O sp500 é constituído pelas 500 maiores empresas da América e o outro, o SPDR world é outro ETF que está composto por variadas empresas a nível mundial e não só americano.

Compro na Degiro e se quiseres posso deixar aqui os trackers:
IE00B5BMR087 - SP500 c acumulação de dividentos (não distribui lucros)
IE00BFY0GT14 - SPDR WORLD, acumula dividendos também.

Depois deves também ter uma parte em obrigações, embora eu não tenha e deixe o cash Solto no broker -degiro.

A minha alocação está meia agressiva - 20% cash e 80% acções. Destas acções 60% coloco no SPDR e 20% no SP500.

Tens de ter atenção que podes ter drawdowns de 30/40% como houve em 2009 na crise. Tens de ter os tomates para aguentar o dinheiro a desvalorizar e acreditar no longo prazo...

Há também algumas small caps que compro. Neste momento ando atento ao setor elétrico (cablagens) e automóvel que está em queda. Acredito que com a eletrificaçao isto de um boom. Vê esta empresa: DE0005408884. Eu comprei quando estava a 10€/up e creio que vai para os 40 com a gigafactory em Berlim, porque sei que vai vender à Tesla. No entanto, quando olhas para a parte financeira desta empresa, é uma má compra, eu acredito é nas vantagens competitivas.

Nisto da bolsa há que ter colho*s fortes e acreditar no longo prazo. A curto prazo e a tentares fazer demasiado time to market Sao as regras para perderem todo o teu dinheiro.

Também meto algum guito em Bitcoin mas aqui é super especulativo, não aconselho a ninguém ����

São "fundos" cotados em bolsa que replicam fisicamente os fundos de investimento. O sp500 é constituído pelas 500 maiores empresas da América e o outro, o SPDR world é outro ETF que está composto por variadas empresas a nível mundial e não só americano.

Compro na Degiro e se quiseres posso deixar aqui os trackers:
IE00B5BMR087 - SP500 c acumulação de dividentos (não distribui lucros)
IE00BFY0GT14 - SPDR WORLD, acumula dividendos também.

Depois deves também ter uma parte em obrigações, embora eu não tenha e deixe o cash Solto no broker -degiro.

A minha alocação está meia agressiva - 20% cash e 80% acções. Destas acções 60% coloco no SPDR e 20% no SP500.

Tens de ter atenção que podes ter drawdowns de 30/40% como houve em 2009 na crise. Tens de ter os tomates para aguentar o dinheiro a desvalorizar e acreditar no longo prazo...

Há também algumas small caps que compro. Neste momento ando atento ao setor elétrico (cablagens) e automóvel que está em queda. Acredito que com a eletrificaçao isto de um boom. Vê esta empresa: DE0005408884. Eu comprei quando estava a 10€/up e creio que vai para os 40 com a gigafactory em Berlim, porque sei que vai vender à Tesla. No entanto, quando olhas para a parte financeira desta empresa, é uma má compra, eu acredito é nas vantagens competitivas.

Nisto da bolsa há que ter colho*s fortes e acreditar no longo prazo. A curto prazo e a tentares fazer demasiado time to market Sao as regras para perderem todo o teu dinheiro.

Também meto algum guito em Bitcoin mas aqui é super especulativo, não aconselho a ninguém ����
Obrigado. Já me inscrevi na Degiro também. Qual a comissão que eles levam sabes?

Percebo o que dizes, mas eu também não penso apostar o que não posso perder.

Transferi agora o dinheiro para a conta da Degiro, fico a espera que eles "autorizem" depois de verificarema identidante do IBAN.

Obrigado. Já me inscrevi na Degiro também. Qual a comissão que eles levam sabes?

Percebo o que dizes, mas eu também não penso apostar o que não posso perder.

Transferi agora o dinheiro para a conta da Degiro, fico a espera que eles "autorizem" depois de verificarema identidante do IBAN.

É baixa mas a fazer transações tenta que a comissão seja inferior a 1%. Não Andes a gastar dinheiro a comprar 1 ação de 10€ e outra de 3 euros em bolsas completamente diferentes.

Eles tem lá o preçário e eu não sei de cor, mas é das mais baratas.

Realmente, isto da poupança ou ganhos financeiros tem muito que se diga. Dei por mim o fim de semana a pensar na vida. Fui tocar no sábado, depois de no sábado passado ter ido preparar todo o material e depois no domingo fui tirar todo o material que lá tinha. Ganhámos 70€ cada um. 3 dias perdidos de trabalho. Mais uma noite mal dormida. Depois, estive a fazer uma retrospectiva do meu horário: Segunda: Acordar às 7h45, tomar pa, levantar o meu filho, vestir, dar o pa, levá-lo para a minha sogra. Aula das 09h às 10h. Ginásio das 10h30 às 12h. Almoço. Aulas das 13h30 às 17h. Ir para casa: Aulas particulares das 17h15 às 20h. Terça: Aulas das 11h às 17h. Costumo ir ao ginásio às terças das 17h30 às 19h30, mas vou tirar esta hora para ganhar algum tempo pessoal, também para que a minha esposa possa ir. Quarta: Ensaios das 9h às 12h. Aulas das 13h30 às 17h. Escola de música das 17h30 às 20h30. Jantar. Ensaio do coro das 21h30 às 23h30. Quinta-Feira: Ginásio das 10h às 12h. Aulas das 13h30 às 19h. Sexta-Feira: Ginásio das 10h às 12h. Aulas das 13h30 às 17h. Escola de música das 17h30 às 20h30. Sábado: Dia reservado para a família. Exceptuando quando tenho concertos, danceterias, palcos ou similares para fazer. Quando existem é do início da tarde às tantas da madrugada. Domingo: Grupo Coral da parte da manhã. Parte da tarde para preparação das aulas, relatórios, avaliações, testes, planificações diárias, mensais, trimestrais e anuais, etc. E é isto. Quase nenhum tempo pessoal, pouco tempo para estar com o meu filho e com a minha esposa, muito trabalho psicológico e algum físico à mistura, para chegar ao fim do mês e andar a fazer contas pela possibilidade de juntar uns trocos sem ir uma vez jantar fora, sem ir ao cinema, sem dar um passeio, sem ir lanchar.... sei lá... Porra para isto.

Realmente, isto da poupança ou ganhos financeiros tem muito que se diga. Dei por mim o fim de semana a pensar na vida. Fui tocar no sábado, depois de no sábado passado ter ido preparar todo o material e depois no domingo fui tirar todo o material que lá tinha. Ganhámos 70€ cada um. 3 dias perdidos de trabalho. Mais uma noite mal dormida. Depois, estive a fazer uma retrospectiva do meu horário: Segunda: Acordar às 7h45, tomar pa, levantar o meu filho, vestir, dar o pa, levá-lo para a minha sogra. Aula das 09h às 10h. Ginásio das 10h30 às 12h. Almoço. Aulas das 13h30 às 17h. Ir para casa: Aulas particulares das 17h15 às 20h. Terça: Aulas das 11h às 17h. Costumo ir ao ginásio às terças das 17h30 às 19h30, mas vou tirar esta hora para ganhar algum tempo pessoal, também para que a minha esposa possa ir. Quarta: Ensaios das 9h às 12h. Aulas das 13h30 às 17h. Escola de música das 17h30 às 20h30. Jantar. Ensaio do coro das 21h30 às 23h30. Quinta-Feira: Ginásio das 10h às 12h. Aulas das 13h30 às 19h. Sexta-Feira: Ginásio das 10h às 12h. Aulas das 13h30 às 17h. Escola de música das 17h30 às 20h30. Sábado: Dia reservado para a família. Exceptuando quando tenho concertos, danceterias, palcos ou similares para fazer. Quando existem é do início da tarde às tantas da madrugada. Domingo: Grupo Coral da parte da manhã. Parte da tarde para preparação das aulas, relatórios, avaliações, testes, planificações diárias, mensais, trimestrais e anuais, etc. E é isto. Quase nenhum tempo pessoal, pouco tempo para estar com o meu filho e com a minha esposa, muito trabalho psicológico e algum físico à mistura, para chegar ao fim do mês e andar a fazer contas pela possibilidade de juntar uns trocos sem ir uma vez jantar fora, sem ir ao cinema, sem dar um passeio, sem ir lanchar.... sei lá... Porra para isto.
Percebi mal ou foste em três dias a um local para ganhar 70 euros?

Quantas horas estamos a falar? Acho que logo aí revia essas actividades. Se não são dinheiro mais vale te dedicarem à família como queres.

Percebi mal ou foste em três dias a um local para ganhar 70 euros?

Quantas horas estamos a falar? Acho que logo aí revia essas actividades. Se não são dinheiro mais vale te dedicarem à família como queres.

Sim... no caso, no entanto, é mesmo aquela tal actividade que me faz feliz, é um projecto musical novo, se calhar o último em que vou arriscar a sério, e ainda está na parte do "investimento", criar, dar a conhecer. Foi para uma instituição da nossa cidade com a qual já colaborei pessoalmente, com muitas pessoas com algum "peso" cá na cidade que gostaram muito do nosso trabalho. O fundamento ali não era financeiro. Dificilmente aceito tocar em qualquer espaço, grupo, banda, por menos de 100€ por concerto, dadas as muitas horas de ensaios e prática em casa que é necessário.
Aqui, como levei o meu material de luz e som, daria para fazer tudo num dia só, mas seria muito desgastante e preferi estar em "forma" na hora do concerto.
Estamos a falar realmente de num sábado das 14h às 20h, no outro das 17h30 às 01h30 e no domingo das 14h30 às 18h, isto já com montagem dos instrumentos e material na nossa sala de ensaio.

Tenho outro local onde me costumam chamar de vez em quando mas tem tantos aspectos menos bons que estou a ponderar deixar isso: jantares dançantes, onde estamos lá por volta das 17h, preparar tudo até às 19h, jantar, começar às 21h, acabar a noite à 1h da manhã, desmontar tudo e voltar para casa. Pagam 120€ que no caso divido por 2 dado que detesto estar neste tipo de eventos sozinho, montar tudo e desmontar... acho que não fazia mais do que um. Mas lá está, perde-se o próprio dia, o dia seguinte um gajo está todo rebentado, durante a semana ainda ando a arrastar... Quando fazia 2 ou 3 num mês ainda compensava, 180€ a mais no final de um mês não é nada mau mas que já me irrita, já não me dá gosto, é muita hora, e depois é tipo carne para canhão, há lá tipos a ganhar o mesmo e o trabalho deles é uma "bosta", eu prezo por fazer as coisas bem feitas e com dedicação, o que me cansa muito mais.
Enfim. Estou mesmo a ponderar todas estas coisas.
Esta semana, no dia desse evento de que se falou, um colega falou-me da possibilidade de vir a abrir uma agência de promoção de eventos. Não sei se não falo com ele à séria para analisar isso a fundo.
Por outro lado, ando a ponderar mesmo, quando finalizar o ano lectivo, se não vou aproveitar as semanas em casa para fazer um estudo de mercado, procurar alternativas, procurar empregos fora da área e aproveitar os meses em que não trabalho para arriscar. Estou a ficar cansado da constante insegurança e sobretudo de tudo o que faço para tirar um salário minimamente decente. A verdade é que, por outro lado, sei que dificilmente consigo fazer todas as tarefas extras que faço agora e que dificilmente só com um emprego consigo o valor que estou a conseguir agora. Mas é insuficiente e desgastante. Tenho andado a arrastar-me durante estas semanas, ando sempre esgotado, parece que não consigo estar em casa um tempo decente com a minha esposa, mal tenho tempo para estar com o meu filho, não me lembro de me sentar e curtir a casa, a tv, fechar os olhos e descansar sem pensar no que tenho de fazer "amanhã". Os dias passam, a convivência no trabalho é sempre com crianças, não há pessoas com quem conversar, dialogar, fugir aos assuntos de trabalho, tomar um café, sentar, respirar...

Hoje também, dado que estou a tentar passar o ginásio para de manhã em vez de ao final do dia (sobretudo porque quando era ao final do dia, esticava-me sempre mais um pouco e acabava por ficar mais tempo e chegava sempre a casa tarde), aproveitei o bom tempo e vim para o trabalho a pé. Não dá todos os dias por motivos de deslocação de escola para escola, mas alguns dias, acho que vou começar a fazer isso também. Bom para a saúde, não é longe, poupa-se uns cêntimos no gasóleo, mais algum em desgaste que a carrinha também fez 20 anos agora... :P

No tópico do fornecedor de energia deixei lá a ideia mas não me responderam: já enviei mail à Gold Energy há cerca de 3 semanas ainda sem resposta.
Costumam demorar assim tanto? Não valerá a pena a troca para a Endesa? Dada a oferta de um mês? No entanto é preciso ver se essa oferta não vem mascarada com um preço por kwa mais alto.

Estou à espera também da reavaliação do Spread. Liguei para o banco e disseram-me que está em análise nos serviços centrais do grupo, mas que não me conseguem adiantar quanto tempo demora a resposta. Mais também já foi há cerca de 2 semanas, a passar.

Também pensei logo nisso. A não ser que seja grátis.

Considero o ginásio um investimento em saúde. São 19,90€ a cada um de nós. Mas mau é se é esse valor que nos preocupa. Caramba, se é para ficar fechado em casa para não gastar um cêntimo, mais vale dar um tiro na testa. Não quero com isto dizer que estou aqui a queixar-me e depois vou gastar em jantaradas e afins. Mas também não interessa a ninguém (ou não deveria interessar), juntar dinheiro por mês para estar em casa às escuras, de tv desligada, sem sair de casa, sem fazer alguma actividade por lazer. É que estou a chegar ao ponto em que me parece mesmo que falta isso. Para poupar, não vou jantar fora, não vou ao cinema, aguenta-se uma camisola ou uma camisa mais algum tempo, não se vai dar um passeio para não consumir combustível... mas então ando a trabalhar até cair para o lado porquê mesmo? Foi uma decisão de ambos (o ginásio) que começou em Agosto passado, da qual não me arrependo, dado que também já perdi peso, logo, melhor saúde, ganhei alguma resistência, sinto-me mais saudável, entre todos os aspectos positivos. E sim, há formas de fazer exercício grátis, mas a verdade é que não as faço. Já passei por aí. A ideia "posso fazer aqueles exercícios em casa, ir correr ao parque da cidade"... mas a verdade é que, como se paga, acaba por ser um "porra, não ando a pagar para ficar em casa". Agora, contem comigo:

3 banhos semanais para 2 pessoas são 6 banhos. Vezes 4, 24 banhos em casa a menos por mês. Traduzam isso em água, luz, gás... no ginásio até colocaram agora uns dispensadores com champoo grátis... Acaba por se conseguir fazer o exercício e poupar um pouco ao mesmo tempo.

Acho que eles estão a falar do tempo dispendido e não do valor da mensalidade.

São demasiados treinos. Tu emagreces com dois treinos, o que importa é a alimentação não é o exercício físico.

Voltar
Superior