O que é uma boa poupança?

Varias coisas que quero apontar:

Mesmo que poupes 30€ numa mensalidade de prestação, e isto juntando que se fizeres transferência de CH para outro banco e tiveres conta ordenado, alguns não cobram comissões de conta, por isso, 30€ + 4€ dá logo 34€x12 meses = 408€, dá logo para pagar seguro ou dois do carro, ou a casa de férias no verão!
A ideia, de que a poupança é pequena é errada, o segredo é cortar nem que seja pouco mas em muita coisa.

Depois o valor do seguro tens que estar a fazer alguma coisa mal, eu transferi o meu CH e fiquei a pagar praticamente a mesma coisa que pagava no outro banco.

Em relação a gold energy, não recomendo, já fui cliente, e o atendimento ao cliente é por demais para lá acima de péssimo!

Foram as simulações que me deram noutros bancos. Depois há essa questão de que não me cedem todo o valor em dívida. Por outro lado, ficaria registado como um novo crédito habitação e os pós 2009, penso eu, já não deduzem em IRS, o que acontece com os anteriores.
Não me parece compensatório, muito sinceramente. Provavelmente daqui a entre 5/8 anos, quando já tiver feito uma amortização maior do valor em dívida, faça mais sentido, sendo que o valor a solicitar se torna inferior.

Relativamente à Gold Energy, estou a sentir isso mesmo.
A Endesa parece uma boa hipótese. O preço por kwh, se li bem, é igual ao da EDP, com uma poupança numa factura. Falta saber se é a factura com menor consumo do ano, ou como realizam esse desconto.

Foram as simulações que me deram noutros bancos. Depois há essa questão de que não me cedem todo o valor em dívida. Por outro lado, ficaria registado como um novo crédito habitação e os pós 2009, penso eu, já não deduzem em IRS, o que acontece com os anteriores.
Não me parece compensatório, muito sinceramente. Provavelmente daqui a entre 5/8 anos, quando já tiver feito uma amortização maior do valor em dívida, faça mais sentido, sendo que o valor a solicitar se torna inferior.

Relativamente à Gold Energy, estou a sentir isso mesmo.
A Endesa parece uma boa hipótese. O preço por kwh, se li bem, é igual ao da EDP, com uma poupança numa factura. Falta saber se é a factura com menor consumo do ano, ou como realizam esse desconto.

Não te dês ao trabalho de mudar contratos de energia, já estive em 4 fornecedores diferentes, sempre com a premissa que seriam mais baratos, no final do dia é tudo a mesma coisa.

Aquele bootcamp de programação parece porreiro, mas 7 mil € é dose.

Não percebi, mas se se referem à 'Academia de código', um familiar falou-me disso há uns tempos.

Como procuro outras coisas para fazer diferentes do meu ramo actual, e o pouquíssimo que conheci de informática no ensino superior me pareceu interessante (linguagem C), fiquei curioso.

No meu caso a questão é, estando eu já nos meus tardios 30s, mesmo que ingressasse nesses cursos duvido um pouquito de haver colocação para mim no mercado de trabalho...

Não percebi, mas se se referem à 'Academia de código', um familiar falou-me disso há uns tempos.

Como procuro outras coisas para fazer diferentes do meu ramo actual, e o pouquíssimo que conheci de informática no ensino superior me pareceu interessante (linguagem C), fiquei curioso.

No meu caso a questão é, estando eu já nos meus tardios 30s, mesmo que ingressasse nesses cursos duvido um pouquito de haver colocação para mim no mercado de trabalho...

Há sempre procura. Pode não ser lá muito bem paga porque pode ser para fazer coisas básicas mas há muita falta de coders em todo o lado.

Só que essas pessoas sem curso superior até podem ser muito boas em coisas mais genéricas mas estão limitadas ao que sabem e dificilmente possuem os recursos para avançar se e quando for preciso fazer coisas mais exigentes. Uma pessoa sem muita formação pode programar bem em Python por exemplo mas se precisar acelerar a velocidade do código, se precisar fazer chamadas das APIs normais, se precisar correr rotinas Assembly e coisas assim fica a olhar para aquilo como boi para um palácio.
Não forçosamente. Quer dizer, nim.
Ou melhor, o curso superior dá uma excelente base mas um programador sem curso, pode ir tirando cursos sem ser na universidade.
Ou pode usar a univ como mais um complemento.

Não te dês ao trabalho de mudar contratos de energia, já estive em 4 fornecedores diferentes, sempre com a premissa que seriam mais baratos, no final do dia é tudo a mesma coisa.
Ainda há tempos fiz uma simulação e contas à mão....pouparia 90 cênt / mês :sh)

Para quem paga 100 e tal euros de energia por mês , ainda pode chegar aos 5 ou 6 euros de poupança agora quem gasta 20 ou 30 por mês como eu, a diferença é irrisória, ainda para mais com 3.45 KVA

Há sempre procura. Pode não ser lá muito bem paga porque pode ser para fazer coisas básicas mas há muita falta de coders em todo o lado.

É bom saber, mas persiste aquele receio da idade e a forma como pode ser interpretada pela entidade empregadora.
Vou equacionando opções...

Na área da informática (deduzo que um 'coder' seja um programador), o ramo da programação é o mais procurado pelos empregadores ?

já aqui tinha dito por mais que uma vez que tenho casa e carros pagos[;)]

Sim, mas nem todas as pessoas que lêem este tópico saberão isso. E, ao dizeres aquilo assim, passas quase a ideia de que é fácil ter essa percentagem de poupança. Não só não é fácil, como é praticamente impossível.

Um casal com um filho a viver em Lisboa, e que tenha de pagar tudo, terá sempre muitas dificuldades para fazer uma poupança que se veja.

A malta acha que programção é assim tipo bricolage
mas se queres ir por ai
tens Instituto superior tecnico
Faculdade ciencia Ulisboa
Faculdade ciencias da NOVA
Un. Aveiro
e mais duas ou tres

Lisboa, Lisboa, Lisboa, …. , …. , Aveiro …

Mesmo sendo alentejano, talvez não te cansasses muito se, com um pouquinho de esforço, conseguisses chegar, pelo menos, ao Porto e a Braga … [;)]

Lisboa, Lisboa, Lisboa, …. , …. , Aveiro …

Mesmo sendo alentejano, talvez não te cansasses muito se, com um pouquinho de esforço, conseguisses chegar, pelo menos, ao Porto e a Braga … [;)]

A questao nao era selecionar escolas, mas mostrar que na TI, á um nivel apartir do qual a formação universitaria é fundamental
mesmo os auto-didatas tem geralmente uma capacidade re racioncio logico-matematico que nao esta ao alcance da esmagadora maioria.
Ou tens matematica no codigo genetico ou nao tens

De momento, não há nada onde se possa aplicar algum valor, digamos que "absurdo", qualquer coisa como 1000/1500€, ainda que com reforços mensais, ou não, para algum lucro?

Depende do que queiras. Se queres investir e ter a certeza que no final o teu € está lá, o que receberias é praticamente desprezável. O melhor aí seria os CTPC, a darem ao fim de 7 anos uma média de 1% líquido anual, portanto 10€/ano para os 1.000€. 15€/ano para os 1. De notar que isso é a média, nos primeiros anos irias receber menos. Mais informação aqui: https://www.igcp.pt/pt/noticias/certificados-do-tesouro-poupanca-crescimento-ctpc/ . Atenção que as %'s que ali metem são brutas, terás de retirar 28% a elas (por exemplo 0,75*0,72) para obter o líquido anual.

Por outro lado podes tentar investir em algum sítio com maior rentabilidade, mas igualmente com risco, mas aí não serei a melhor pessoa para aconselhar que, neste momento, não estou por dentro desse tipo de investimentos.

Desconhecia totalmente o que era o SP500. Nunca fui ligado à bolsa de valores. O único investimento que me lembro de ter sido feito na família foi em acções da EDP há já muitos anos em que entre avós, tios e os meus pais, compraram acções a 5€ e depois de anos à espera de algo, acabaram por serem vendidas a cerca de 3€.
A questão que vejo aqui é que são acções (corrijam-me se estiver errado) anexadas a 500 empresas americanas.
Como fazer o investimento/compra de acções? Como verificar ganhos ou percas? Qual a melhor altura? É esta uma boa altura? Há variações diárias significantes? Há prazos para, após a compra, fazer o levantamento do dinheiro que se investiu?

Algumas perguntas são básicas, mas compreenda quem está habituado a trabalhar na área que há pessoas que nunca se ligaram nessas questões.

Ligaram-me de um mail que enviei para ir fazer uma entrevista para me inscrever num curso de manutenção e reparação de computadores com certificado Microsoft. Acham que vale a pena?
Possibilitam a inscrição com uma bolsa de estudo e indicação de orientação para empresas no final do curso. Seria para começar em Março e finalizar em Agosto, quase todo o curso feito on-line. Que vos parece?

Voltar
Superior