O que é uma boa poupança?

A mim o que me chateia nos PPR é o facto de ser um tipo de investimento onde é complicado retirar capital.

Nos dias de hoje, com filhos pequenos e uma grande instabilidade constante não me quero prender pois posso necessitar de dinheiro com rapidez.

Neste momento, por muito estúpido que possa parecer tenho todo o dinheiro à ordem! Excepto um PPR na CGD com uns 2000€.

Já pensei em depositos a prazo de 6 ou 12 meses mas de facto não compensam absolutamente nada!!

Alguma ideia para colocar uns 10k numa solução segura e minimamente livre?

Segurança com rentabilidade minimamente razoável é que coisa que deixou de existir há muitos anos. Já nem com dívida pública se consegue isso.

A mim o que me chateia nos PPR é o facto de ser um tipo de investimento onde é complicado retirar capital.

Nos dias de hoje, com filhos pequenos e uma grande instabilidade constante não me quero prender pois posso necessitar de dinheiro com rapidez.

Neste momento, por muito estúpido que possa parecer tenho todo o dinheiro à ordem! Excepto um PPR na CGD com uns 2000€.

Já pensei em depositos a prazo de 6 ou 12 meses mas de facto não compensam absolutamente nada!!

Alguma ideia para colocar uns 10k numa solução segura e minimamente livre?

CTPC.

O unico problema ao nivel de liquidez é que no primeiro ano não é mobilizável.

Se estás a falar de um bolo que é a tua única poupança, e que podes precisar dela a qualquer momento, então esquece PPR e evita produtos com risco de capital.

Por isso mesmo, a minha ideia é colocar uma pequena reserva para não ficar descalço e ir fazendo reforços mensais. O resto irei tentar ir poupando durante a vida, tendo alocado também um pequeno valor para investir em acções, o mais provável, SP500.

Ou seja, ter algum valor de lado para o dia a dia e possíveis imprevistos, e dois investimentos a longo prazo, bolsa e ppr.

Ou seja, 5000€ até há. Não quero é prende-los, pelo menos nesta altura instável. E no Invest, se a conta estiver abaixo de 5000€ tem de se pagar manutenção de conta.
Nos ppr por seguros há essa pequena vantagem, não é necessário abrir uma conta bancária.

Como único meio de poupar ou de investimento também desaconselho o PPR devido às dificuldades de levantamento do mesmo.

Temos de estar sempre prevenidos para um covid.

Eu por exemplo tenho dinheiro para 1/2 meses de despesas a ordem, depois tenho 1 ano de despesas num depósito a prazo. E depois o restante do capital tenho em fundos de investimento ações e obrigações.

Como vejo se não tens muito de lado ou para por de lado todos os meses o PPR talvez não seja o melhor.

Imaginando que pões no PPR 100 mês ou seja 1200€ ano o que da um reembolso no IRS de 240€ não estamos a falar de um grande montante e se por acaso daqui a 3 anos precisas levantar o dinheiro? Tens de devolver os reembolsos com uma percentagem por cada ano que começas te o PPR. Por esse razão não recomendo.

O mais seguro nesses casos deverá ser os certificados etc do estado o dinheiro está lá, não rende zero e só fica 1 ano com ele preso

Depois dependendo do nível de risco da pessoa há outras coisas, eu por exemplo não me importo com o capital não garantido se vir a minha carteira a -5% ou -20% não me faz confusão, pelo contrário até reforço porque tenho confiança na estratégia que escolhi

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Os certificados do estado têm um rendimento muito baixo e como disse, o ppr será mesmo uma forma de me obrigar a colocar algum de lado todos os meses com objetivo de poupança reforma. Tendo em conta que há prazos de 5 anos, ou podem ser levantados em caso de necessidade como desemprego de longa duração, doença, etc. Não me parece inviável.
E irei tentar um pequeno investimento nos fundos. Se aos poucos a estratégia for rentabilizando, logo poderemos mudar o rumo de acção a tomar.

Assim sendo, para quem está mais por dentro como vejo, exceptuando o Alves Ribeiro, o Lusitânia será uma boa opção? Pelo que fui lendo, com alguma taxa de risco, o investimento feito em ppr através de seguradoras pode ser muito mais rentável a longo prazo do que através dos bancos.

Os certificados do estado têm um rendimento muito baixo e como disse, o ppr será mesmo uma forma de me obrigar a colocar algum de lado todos os meses com objetivo de poupança reforma. Tendo em conta que há prazos de 5 anos, ou podem ser levantados em caso de necessidade como desemprego de longa duração, doença, etc. Não me parece inviável.
E irei tentar um pequeno investimento nos fundos. Se aos poucos a estratégia for rentabilizando, logo poderemos mudar o rumo de acção a tomar.

Assim sendo, para quem está mais por dentro como vejo, exceptuando o Alves Ribeiro, o Lusitânia será uma boa opção? Pelo que fui lendo, com alguma taxa de risco, o investimento feito em ppr através de seguradoras pode ser muito mais rentável a longo prazo do que através dos bancos.

Não precisas de um ppr para isso. Por exemplo, tenho uma transferência mensal automática que sai da conta à ordem para uma conta a prazo. Depois logo vejo o que faço com esse valor poupado.

Estive a falar com um colega que tem o Alves Ribeiro e ele disse me que par não pagar manutenção conta tens 2 hipóteses
-5000€ a ordem
Ou
- fazer 2 transferências de outro banco para o invest por ano

Ele tem feito a 2 hipótese até porque reforça o PPR mais de 12x por ano

Estive a falar com um colega que tem o Alves Ribeiro e ele disse me que par não pagar manutenção conta tens 2 hipóteses
-5000€ a ordem
Ou
- fazer 2 transferências de outro banco para o invest por ano

Ele tem feito a 2 hipótese até porque reforça o PPR mais de 12x por ano

Não foi o que me indicaram por telefone. Indicaram que a única forma seria abertura de conta com um valor mínimo de 5000€.

Não foi o que me indicaram por telefone. Indicaram que a única forma seria abertura de conta com um valor mínimo de 5000€.

Acho que abertura de conta sim é preciso 5000€ mas no dia a seguir pode retirar para outro banco. E usar as 2 transferências por ano para não pagar nada

Em termos de fundos e pouco competitiva?
Em etf não conheço , mas em termos de fundos comparaste com que broker?

ETF, fui confirmar.

Tentei encontrar umas coisas com hedge cambial e nada.
Fundos pesquisei alguns e encontrei.

Será que estou a pesquisar mal?:confused:

Eu devo avançar para o Alves Ribeiro, possivelmente no final deste mês. Nesta fase não me faz falta (graças a deus) e preciso de diversificar um pouco mais.[;)]

Boas

Posso dar algumas recomendações visto já ser investidor de fundos investimento ações e obrigações há alguns anos.

diz que quer investir num PPR para na reforma ter alguma poupança certo?

Nesta questão dos investimento devemos ir pelo mais lógico e não apenas o que nos dá jeito no momento.

Por exemplo um excelente PPR é o Alves Ribeiro, estamos a falar de um PPR que é o mais parecido de um fundo de investimento de ações ou seja é natural que tenha mais rentabilidade de ir qualquer outro mais defensivo.

O seu problema é os 5000€ a ordem? Por acaso não estou dentro das condições mas pode por exemplo começar por juntar esses 5000€ que deve ser o mínimo que qualquer pessoa devia ter de lado como fundo de emergência e por no invest a ordem estão seguros, não paga nada.
E ao mesmo tempo depois mensalmente ir reforçando o PPR Alves Ribeiro que acho que o mínimo é 50€. Pode fazer transferência automática da sua conta para o invest da quantia que quer por no PPR e depois é só ir ao site do invest e reforçar o PPR.

Eu pessoalmente trabalho com o banco BEST e posso lhe dizer que funcionam bem, neste caso não precisa que tenha um gestor de conta muito simpático que lhe fala sobre futebol, o que queremos é os melhores fundos ou PPR aos melhores custos.

Mais vale ter um pouco mais trabalho e investir num produto que renda mais 2/3% ao ano que ao falar de juros compostos podemos estar a falar de mais 20/30/50 mil € ao fim de 20/30 anos do que ir pelo caminho mais cómodo.
Quando tiver 70 anos vai pensar que podia ter 100 mil em vez de 60 mil por exemplo.

aqui, mais um cliente satisfeito com o Invest com a performance e atendimento.
Exigirem 5k de entrada é perfeitamente normal sendo um banco de investimentos, diria que mal entre o valor será logo aconselhado a investir e não ter à ordem.
No meu caso às vezes são um pouco chatos, mas depois de uma leve queixa ao gestor, nunca mais ligaram.
Resumem ao essencial o contacto e a maioria das vezes por email, os meus investimentos são todos a médio prazo (fundos em energia, água, etc) e tenho uma carteira de gestão discricionária.

Voltar
Superior