O que é uma boa poupança?

Também tenho aqui uns 10k€ parados a render zero e não sei onde os investir.

Tenho ainda algum em CTPM - parvo fui eu em não ter colocado lá mais :sh)

O PPR pode ter uma grande componente em accoes.
Imagina que na altura de tirares o dinheiro de la e' a meio de uma crise e o mercado bolsista esta' com perdas. Tens 2 opcoes, tiras o dinheiro do PPR com perdas, ou entao esperas que os mercados voltem a subir. Creio que se possa fazer isto.

É para criar posto de trabalho para a minha esposa.[;)]

És uma simpatia de marido... De facto, tiro o chapeu.[:D]

Entre lavar roupa de cama, fazer limpezas e preparar pequenos almoços estou convencido que ela vai adorar a inexperiência[:)]

Fora de brincadeira, eu tb tenho um quinta razoavelmente grande perfeita para turismo rural mas sempre que falo na ideia, a minha mulher fica extremamente irritada. [:D]

É muito bonito e tal mas dá algum trabalho e o retorno nem aquece nem arrefece, raramente permite amortizar investimento. Pagas as despesas e já está.

Eu olho para o turismo rural como uma pré-reforma engraçada para fazer alguns amigos com hospedes e não viver isolado no interior mas nunca como negócio para ganhar dinheiro.

Entre lavar roupa de cama, fazer limpezas e preparar pequenos almoços estou convencido que ela vai adorar a inexperiência[:)]

Fora de brincadeira, eu tb tenho um quinta razoavelmente grande perfeita para turismo rural mas sempre que falo na ideia, a minha mulher fica extremamente irritada. [:D]

É muito bonito e tal mas dá algum trabalho e o retorno nem aquece nem arrefece, raramente permite amortizar investimento. Pagas as despesas e já está.

Eu olho para o turismo rural como uma pré-reforma engraçada para fazer alguns amigos com hospedes e não viver isolado no interior mas nunca como negócio para ganhar dinheiro.

Tenho uns familiares que investiram numa casa para airbnb no meio do alentejo e conseguem ter rendimento daquilo sem grandes problemas, provavelmente bastante superior a ter o dinheiro no banco.

Tenho uns familiares que investiram numa casa para airbnb no meio do alentejo e conseguem ter rendimento daquilo sem grandes problemas, provavelmente bastante superior a ter o dinheiro no banco.

Mas tinham o dinheiro ou pediram ao banco para comprar a casa?

Isso muda tudo, desde logo pela taxa de juro do empréstimo.

Depende muito do conceito. Uma quinta grande já requer alguma escala para rentabilizar. Uma casa até 6 hóspedes é algo porreiro e se estiver a menos de 30 minutos da casa própria gere-se bem.

Não é difícil tirares 600€ por semana numa moradia isolada no meio da montanha/campo.

Quanto a escravizar a mulher que não tem emprego num AL, eu acho que é verdadeiramente um bom marido! Se ela não trabalhava e ele investiu do dele para criar sustento à esposa! É um tipo 5 estrelas!

Há decisões que só fazem sentido a dois.

Tenho pessoa para tratar das lides domésticas que não ela.[;)]

A taxa de juro é irrelevante (2%??), se fores fazer um empréstimo para um qualquer outro tipo de negócio pagas uma taxa bem mais elevada.

Claro, claro....

Se tiveres uma rentabilidade anual de 7%, e pagares empréstimo, já só tens 5%.

Se tiveres comprado com € que tinhas empatado, tens os 7% do teu lado. 2% de milhares é dinheiro, não nada irrelevante como dizes.

Claro, claro....

Se tiveres comprado com € que tinhas empatado, tens os 7% do teu lado. 2% de milhares é dinheiro, não nada irrelevante como dizes.

Estás a querer dizer que é melhor ganhar 7% com dinheiro teu do que 5% com dinheiro que não é teu?

Se podes ter 5% do teu lado sem arriscar/empatar capital próprio...

Estás a querer dizer que é melhor ganhar 7% com dinheiro teu do que 5% com dinheiro que não é teu?

Viste-me a dizer isso em algum lado?

Só questionei se a pessoa tinha efetuado o investimento com capital próprio ou com auxílio de financiamento. Não fiz juízos de valor sobre a bondade (ou não) da decisão tomada.

Vinha responder + ou - isso [;)]

Ou não ganhar nada, porque se vais esperar até juntar o dinheiro para comprar uma propriedade ou investir num negócio, até lá não ganhas nada!
Meus ricos 5%[kiss]

Claro, claro....

Lógico que se tiveres capitais próprios melhor ainda, caso contrário, os 2% de juros comparados com os 28% para o sócio Costa, são peanuts..[;)]

Voltar
Superior