O que é uma boa poupança?

Não percebo este comentário nem o que referiste anteriormente, mas não vou estar a jogar ténis contigo

Cada um faz o que quiser com o dinheiro. Não conto enriquecer com o acionamento da apólice de seguro de vida. O objetivo de um seguro de vida associado a um crédito é o pagamento de capital em dívida desse crédito, por morte ou invalidez. Mesmo para quem faça amortizações a cobertura mantem-se, não fico menos seguro por causa disso.

Associar o seguro automóvel a esta conversa? Poupa-me.

Pode interessar-te, há medida que envelheces, conseguir compensar com o menos capital coberto a tua idade, no valor do prémio.

Seguro de vida é um investimento... as coisas que tu escreves [:)][:)]

Porque está-se mesmo a ver, morre-se e capitaliza-se logo o investimento...

Já subscrevi um seguro de capitalização, que se conssubstanciava num seguro de vida.
Durou 5 anos, salvo erro, no final do período recuperava o capital, já não me lembro como funcionavam os juros
Se morresse devolviam o dinheiro aos beneficiários, não morrendo, devolveram-me.

Mais uma vez, o teu caso é um caso à parte.
Mesmo assim, andas 5 anos a pagar mais juros do que o que pagarias se o crédito fosse a 25 ou 30 anos e no finál dos 5 anos tens mais capital em dívida para pagar.

Tirando as poucas excepções dos que conseguem amortizar o CH, quanto maior o prazo mais caro fica o crédito.

Podias, se não for muito complicado, explicar o racional disso?
Eu pensava que à partida fosse igual.

Podias, se não for muito complicado, explicar o racional disso?
Eu pensava que à partida fosse igual.

O racional é muito simples, o juro é atualizado todos os meses à medida que o capital vai diminuindo, quanto mais longo for o crédito mais tempo levas a abatar o capital, mais juros pagas. Simples.

Experimenta fazer uma simulação com o mesmo montante para 20, 30 e 40 anos e depois compara o mtic dos três.

O racional é muito simples, o juro é atualizado todos os meses à medida que o capital vai diminuindo, quanto mais longo for o crédito mais tempo levas a abatar o capital, mais juros pagas. Simples.

Experimenta fazer uma simulação com o mesmo montante para 20, 30 e 40 anos e depois compara o mtic dos três.
Grande parte dessa variação do mtic está nos seguros, não nos juros.

Ok, entendi essa parte.
Mas começaste a tua ideia falando de 5 anos vs 20, dizendo que em 5 anos terias pago mais juros.

Na segunda parte eu consigo acompanhar mais o raciocínio.

Porque os juros andam ridículos com a Euribor negativa.

Um empréstimo de 200K com uma taxa TAN média de 2,5% implica em juros:
Prazo de 20 anos -> 54353,39€
Prazo de 40 anos -> 116587,1€

O mesmo empréstimo de 200K com uma taxa média de 3,5% implica em juros:
Prazo de 20 anos -> 78380,66€
Prazo de 40 anos -> 171895,32€

Isso nada tem a ver com mindset[:D]

Se alguém faz um crédito hoje e estima amortizar em 5 anos: paga é porque ganha para isso. Não é uma questão de vontade...

Tem sim. Tem tudo...

Divida é uma corda na perna a puxar-te para trás. A partir do momento que a liquidas, a perna fica solta e ficas livre.

E claro que não falamos de casos onde a escolha é entre amortizar ou comer, tal como o rasec referiu.

Tem sim. Tem tudo...

Divida é uma corda na perna a puxar-te para trás. A partir do momento que a liquidas, a perna fica solta e ficas livre.

E claro que não falamos de casos onde a escolha é entre amortizar ou comer, tal como o rasec referiu.

Sim já percebi, mas estás a falar de um minoria de pessoas.
A maioria das pessoas que fazem créditos não amortizam ou porque não conseguem ou porque querem guardar algum do lado deles para um imprevisto de saúde por exemplo ou porque tiram mais rendimento num negócio/investimento qualquer.

Acho que escrever que o "mindset correcto é amortizar" é o mesmo que eu vir aqui dizer: o mindset correcto é não fazer créditos.
Quer um quer outro dependem da melhor alternativa para investimento do dinheiro, da propensão ao risco e do grau de tranquilidade financeira que a pessoa pretende ter. Não é necessariamente um bom ou mau mindset.

Mas aqui o contexto já é diferente do post inicial em que se falava da amortização de 3 aps em poucos anos o que, na realidade, não é algo ao alcance de maioria da população porque exige recursos financeiros muito significativos.

pelo que leio por aqui fico com a sensação de que muita gente vive para amortizar créditos, investimentos, poupar para um imprevisto e gozam pouco a vida. Tudo isto é importante mas se no fim da linha só amealhamos e investimos, onde ficaram os prazeres da vida? Eu sinceramente com um bonus de 5.000 € prefiro "torrar" 3.000 € em coisas que me dão prazer e poupar/amortizar/investir os outros 2.000 € do que usar tudo para por de lado. Opções...

A lógica do que expliquei aplica-se a todo o tipo de crédito, quanto mais longo for o crédito mais tempo andas a pagar juros, no CH andas mais tempo a pagar juros e seguros.
Não há almoços grátis.

Tem sim. Tem tudo...

E ainda falas em mindset?
Dívida é uma exelente ferramenta, quando bem utilizada, por criar possibilidade de concretizar investimentos.
É imprescindível para que as pessoas e as empresas prosperem e a economia avançe.

Se fores estar à espera de juntar capital próprio, com o tempo que demoras, já passaste ao lado de uma data de oportunidades.

pelo que leio por aqui fico com a sensação de que muita gente vive para amortizar créditos, investimentos, poupar para um imprevisto e gozam pouco a vida. Tudo isto é importante mas se no fim da linha só amealhamos e investimos, onde ficaram os prazeres da vida? Eu sinceramente com um bonus de 5.000 € prefiro "torrar" 3.000 € em coisas que me dão prazer e poupar/amortizar/investir os outros 2.000 € do que usar tudo para por de lado. Opções...

Uma coisa não invalida a outra. Eu por exemplo, na data actual, em rendimento líquido, gasto 10% em créditos, 40% em poupança, e 50% em despesas gerais e "curtir a vida".

Tudo tem de ter peso e medida.

E ainda falas em mindset?
Dívida é uma exelente ferramenta, quando bem utilizada, por criar possibilidade de concretizar investimentos.
É imprescindível para que as pessoas e as empresas prosperem e a economia avançe.

Se fores estar à espera de juntar capital próprio, com o tempo que demoras, já passaste ao lado de uma data de oportunidades.

Exacto, por isso é que nunca amortizei o CH e com o dinheiro do meu lado já agarrei oportunidades que de outra forma não teria conseguido.

Uma pessoa vai vivendo a vida da melhor maneira que pode e ir aproveitado os prazeres sem entrar em excessos.
Para quem não trabalha na função pública o nosso mercado de trabalho pode ser nalgumas situações muito instável e precário.
Da parte que me toca, há alguns atrás a minha esposa já passou por empresas que entraram em insolvência e esteve desempregada e actualmente com esta crise já tem remunerações em atraso novamente...
Por outro lado na empresa onde estou já começou o corte de head count...portanto não se prevêem bons tempos...
Com esta conjuntura prefiro ter folga(€) para me aguentar uns bons tempos, do que pelo o contrário estar atolado em divida(créditos).

Com as últimas noticias que têm saído, aconselho vivamente a fazerem um bom pé de meia caso não o tenham ainda. O que aí vem é bastante negro apesar de o governo estar a aplicar muitas medidas para minimizar a crise que se avizinha (lay off, moratórias etc...).

Deveriam, no mínimo, ter um pé de meia que vos desse para ficar sem trabalhar durante 6 meses.

Com as últimas noticias que têm saído, aconselho vivamente a fazerem um bom pé de meia caso não o tenham ainda. O que aí vem é bastante negro apesar de o governo estar a aplicar muitas medidas para minimizar a crise que se avizinha (lay off, moratórias etc...).

Deveriam, no mínimo, ter um pé de meia que vos desse para ficar sem trabalhar durante 6 meses.

Ouvi que a França, por exemplo, vai contrair cerca de 10%, e que demorará pelo menos uns dois anos a recuperar até ao nível pré COVID19.

O desemprego inevitavelmente irá subir. Poupar é mesmo para ontem, tendo em conta os desertos que se avizinham...

Ainda bem que falam da "crise". Não queria ser eu a introduzir esse tema.

Não é despiciendo quanto ao timing de amortizar ou não o facto de estarmos em plena pandemia, pelo que pode dar jeito adiar a amortização para ter liquidez para os mais variados efeitos/necessidades.

Não deixa de ser uma forma "diferente" de gerir o dinheiro.

Se podes pagar uma casa em 5 anos, qual o sentido de contratar um crédito a 40 anos?

Olha, também fiz isso com o objectivo de libertar muita poupança mensal e depois amortizar quando me apetecesse, e depois quando comecei a ganhar mais dinheiro com a poupança do que pago de CH, nunca amortizei nada. Aliás poderia mesmo liquidar a totalidade do CH e não tenho intenção nenhuma de o fazer.

para que a tua poupança te renda mais que um crédito habitação, sendo que a poupança deve estar aplicada em produtos conservadores e de fácil liquidez... tu descobriste o verdadeiro petróleo do Beato!!!

Voltar
Superior