O que é uma boa poupança?

Certo eu também não especifiquei o que é "barato"... Aquilo é uma carrada de prédios altos tudo junto em bom estilo de dormitório e que concordo contigo: nada atraente...

A Alta de Lisboa, foi vendido como sendo uma zona nova de Lx super bem planeada mas acho que o inicio não arrancou da melhor maneira pois lembro-me de haver muitos relatos de assaltos e problemas com o lado "negro da ilha".

Na crise imobiliária lembro-me de haver lá T1's a 100 e poucos mil euros de malta que queria desfazer-se daquilo e agora vais procurar e só encontras o dobro do preço!

Por curiosidade, a Alta de Lisboa ainda é Lisboa?

pelo que leio por aqui fico com a sensação de que muita gente vive para amortizar créditos, investimentos, poupar para um imprevisto e gozam pouco a vida. Tudo isto é importante mas se no fim da linha só amealhamos e investimos, onde ficaram os prazeres da vida? Eu sinceramente com um bonus de 5.000 € prefiro "torrar" 3.000 € em coisas que me dão prazer e poupar/amortizar/investir os outros 2.000 € do que usar tudo para por de lado. Opções...

Bolas, colocas no mesmo cesto coisas tão diferentes como crédito, investimento e poupança?
Não te preocupes com o que lês aqui, mas sim com a quantidade de pessoas que goza os prazeres da vida a crédito.

Se as férias em Cancun em 2015 ainda aparecem no extrato bancário e impedirem alguém de comprar uma casa, a última coisa que alguém pensa é no prazer passado.

Fora o caso de admitir pode ser também um prazer ver o teu património crescer.

https://jornaleconomico.sapo.pt/not...ao-de-52-na-economia-mundial-em-2020-2-598605

“Esta seria a recessão mundial mais profunda desde a II Guerra Mundial, e quase três vezes tão acentuada como a recessão global de 2009”, caso as projeções se confirmem

Não é assim porque isto não nos afecta porque o Costa vai dar dinheiro e criar empregos.
Toda gente sabe que as estimativas de desemprego para 2021 são muito boas e a retoma está no bom caminho.

O segredo do combate a uma crise é resolvê-la antes que ela comece .apr:)apr:)
[:D]

Última edição:
para que a tua poupança te renda mais que um crédito habitação, sendo que a poupança deve estar aplicada em produtos conservadores e de fácil liquidez... tu descobriste o verdadeiro petróleo do Beato!!!

??

Ter o capital do meu lado significa, só com os rendimentos desse capital, pagar a totalidade da prestação ao banco, seguros, e ainda sobra mais de um terço do rendimento. Ou seja, poupar compensa. Com isso, nem sequer a amortização da casa me está a sair do bolso, e muito menos os juros.

Exemplo:

Imagina uma dívida de 100k a 1,5% taeg e 30 anos = 350 euros/mês + seguros

Agora imagina teres um capital de 100k, que poderias usar para amortizar a casa, mas que tens aplicado em diversos produtos financeiros que te rendem 6% líquidos ao ano = 500 euros por mês.

Não só o rendimento te paga a totalidade do crédito (amortização + juros) como ainda te sobra dinheiro. Como bónus tens ainda uma liquidez de 100k para o que precisares.

??

Ter o capital do meu lado significa, só com os rendimentos desse capital, pagar a totalidade da prestação ao banco, seguros, e ainda sobra mais de um terço do rendimento. Ou seja, poupar compensa. Com isso, nem sequer a amortização da casa me está a sair do bolso, e muito menos os juros.

Exemplo:

Agora imagina teres um capital de 100k, que poderias usar para amortizar a casa, mas que tens aplicado em diversos produtos financeiros que te rendem 6% líquidos ao ano = 500 euros por mês.

Não só o rendimento te paga a totalidade do crédito (amortização + juros) como ainda te sobra dinheiro. Como bónus tens ainda uma liquidez de 100k para o que precisares.

Produtos de 6%/ano não me parecem seguros para aplicar as poupanças.
Tendo em conta a tal visão de poupança investida em produtos seguros.
Lá está, também nunca pensei numa fatia de poupança no valor 100%

A segurança está na diversificação. Existem riscos em qualquer tipo de aplicação, o que tens de fazer é mitigar os riscos, sejam num único depósito a prazo, seja numa mescla de produtos de diferentes tipos. O meu principal risco é de liquidez, mas vivo bem com isso.

Mas o resumo da situação é que nem sempre amortizar é o modelo certo, sendo que até pode ser benéfico não amortizar, ao mesmo tempo que se constitui poupança líquida.

Bolas, colocas no mesmo cesto coisas tão diferentes como crédito, investimento e poupança?
Não te preocupes com o que lês aqui, mas sim com a quantidade de pessoas que goza os prazeres da vida a crédito.

Se as férias em Cancun em 2015 ainda aparecem no extrato bancário e impedirem alguém de comprar uma casa, a última coisa que alguém pensa é no prazer passado.

Fora o caso de admitir pode ser também um prazer ver o teu património crescer.

Férias a credito certo?

Férias a crédito é das melhores poupanças que se podem fazer.

Existe coisa melhor do que ir de férias sem gastar o próprio dinheiro? [:D]
Pensando melhor, "Conte com o UNIBANCO para reservar as suas férias em Portugal" veio mesmo a tempo o e-mail. [:D]
Estes gajos do unibanco só querem é pessoal endividado, quem não tiver cabeça abre falência.

A segurança está na diversificação. Existem riscos em qualquer tipo de aplicação, o que tens de fazer é mitigar os riscos, sejam num único depósito a prazo, seja numa mescla de produtos de diferentes tipos. O meu principal risco é de liquidez, mas vivo bem com isso.

Mas o resumo da situação é que nem sempre amortizar é o modelo certo, sendo que até pode ser benéfico não amortizar, ao mesmo tempo que se constitui poupança líquida.

Quando a malta souber a regra, terá tempo para aprender as excepções.

6% líquidos em Portugal significa 8,33% de rendimento bruto. 8,33% de rendimento bruto num portfólio diversificado e de risco mitigado é muito difícil de obter. 8,33% de rendimento médio ao ano a médio e longo prazo é impossível de obter com uma carteira de baixo risco. Muito menos quando esse rendimento não é capitalizado porque está a ser usado para pagar dívida.

6% líquidos em Portugal significa 8,33% de rendimento bruto. 8,33% de rendimento bruto num portfólio diversificado e de risco mitigado é muito difícil de obter. 8,33% de rendimento médio ao ano a médio e longo prazo é impossível de obter com uma carteira de baixo risco. Muito menos quando esse rendimento não é capitalizado porque está a ser usado para pagar dívida.
O obtuso arranja disso ao pequeno almoço!

A capitalização não é relevante para a estratégia. A lógica é de peeceber que nem sempre amortizar ch pode ser a melhor opção se tivermos alternativas mais interessantes.

Até porque o rendimento não precisa de ser literalmente usado no pagamento do crédito, pois existem outros rendimentos.

A capitalização não é relevante para a estratégia. A lógica é de peeceber que nem sempre amortizar ch pode ser a melhor opção se tivermos alternativas mais interessantes.

Até porque o rendimento não precisa de ser literalmente usado no pagamento do crédito, pois existem outros rendimentos.

A mim dá-me uma certa segurança mental saber que não tenho dívidas. Mas matemáticamente estás certo.

A mim dá-me uma certa segurança mental saber que não tenho dívidas. Mas matemáticamente estás certo.
Também pensava assim. Mas ter o capital na tua mão dá exactamente a mesma segurança. Se subirem muito as taxas ou qualquer outra situação, liquida-se o crédito e pronto.

??

Exemplo:

Nesse exemplo há uma coisa certa:

Taxa do crédito, os tais 1,5% do exemplo são garantidos, ou seja, vais ter que os pagar, porque está no contrato.

Já rendimento de 6% e como bem sabes não é certo, nem sequer o capital se for para aplicar em produtos onde há a expectativa conseguir ou tentar obter essa rentabilidade (6%). Atenção que disse que não é certo, pode ser possível.

Para as pessoas que estejam nessa situação é só escolher entre entre o certo e o incerto.

Simples!

Voltar
Superior