A capitalização não é relevante para a estratégia. A lógica é de peeceber que nem sempre amortizar ch pode ser a melhor opção se tivermos alternativas mais interessantes.
Até porque o rendimento não precisa de ser literalmente usado no pagamento do crédito, pois existem outros rendimentos.
Por acaso estou numa situação em que não sei se deva amortizar o CH. Tenho liquidez para isso, mas ao mesmo tempo estou a pensar mudar de casa (família cresce). O meu CH actual foi feito em 2004, a 30 anos, mas fui amortizando. Neste momento estou com uma taxa de 0,26% já com spread. Chegou a estar a 5,7% em 2008, altura em que fiz amortizações.
Valerá a pena amortizar totalmente ou utilizar esse dinheiro na entrada de outra casa, para a qual o crédito não vai ter, de certeza, condições tão boas? Talvez seja preferível reduzir a exposição ao crédito na segunda casa e, caso tenha de manter a primeira casa no mercado de arrendamento, ir pagando o empréstimo com parte da renda. A intenção seria vender a primeira casa e, aí, o assunto estava resolvido por si, mas não sei se vai ser fácil...

, aquilo estava a ser tão bom podia fazer entregas mensais com o valor máximo de 2000€