O que é uma boa poupança?

A capitalização não é relevante para a estratégia. A lógica é de peeceber que nem sempre amortizar ch pode ser a melhor opção se tivermos alternativas mais interessantes.

Até porque o rendimento não precisa de ser literalmente usado no pagamento do crédito, pois existem outros rendimentos.

Por acaso estou numa situação em que não sei se deva amortizar o CH. Tenho liquidez para isso, mas ao mesmo tempo estou a pensar mudar de casa (família cresce). O meu CH actual foi feito em 2004, a 30 anos, mas fui amortizando. Neste momento estou com uma taxa de 0,26% já com spread. Chegou a estar a 5,7% em 2008, altura em que fiz amortizações.
Valerá a pena amortizar totalmente ou utilizar esse dinheiro na entrada de outra casa, para a qual o crédito não vai ter, de certeza, condições tão boas? Talvez seja preferível reduzir a exposição ao crédito na segunda casa e, caso tenha de manter a primeira casa no mercado de arrendamento, ir pagando o empréstimo com parte da renda. A intenção seria vender a primeira casa e, aí, o assunto estava resolvido por si, mas não sei se vai ser fácil...

Por acaso estou numa situação em que não sei se deva amortizar o CH. Tenho liquidez para isso, mas ao mesmo tempo estou a pensar mudar de casa (família cresce). O meu CH actual foi feito em 2004, a 30 anos, mas fui amortizando. Neste momento estou com uma taxa de 0,26% já com spread. Chegou a estar a 5,7% em 2008, altura em que fiz amortizações.
Valerá a pena amortizar totalmente ou utilizar esse dinheiro na entrada de outra casa, para a qual o crédito não vai ter, de certeza, condições tão boas? Talvez seja preferível reduzir a exposição ao crédito na segunda casa e, caso tenha de manter a primeira casa no mercado de arrendamento, ir pagando o empréstimo com parte da renda. A intenção seria vender a primeira casa e, aí, o assunto estava resolvido por si, mas não sei se vai ser fácil...

Se não venderes mantêm o crédito, tens uma taxa baixa e já estás a mais de meio do prazo. Usa o dinheiro que tens para pedires menos para a outra.
Se venderes a casa... já sabes o crédito terá de ser liquidado.

Edit. Nesse crédito onde já te "paparam" foi logo nesses anos iniciais de 2004 a 2009...

Última edição:
Sim, a Euribor foi sempre a subir até 2008. Por isso, felizmente, consegui amortizar logo desde o início.

É uma situação e período temporal muito semelhante ao que relatei do meu caso, só que eu iniciei em 2003.
Em 2010 acabei por liquidar o crédito, porque saltei para outra maior e tive a sorte do construtor aceitar permuta. Situação esta que me permitiu isentar de pagar todo o IMT.[;)] (Diferenças de preços dos imóveis ou VPT até 92407€ não pagam IMT para habitação própria permanente).

Nesse exemplo há uma coisa certa:

Taxa do crédito, os tais 1,5% do exemplo são garantidos, ou seja, vais ter que os pagar, porque está no contrato.

Já rendimento de 6% e como bem sabes não é certo, nem sequer o capital se for para aplicar em produtos onde há a expectativa conseguir ou tentar obter essa rentabilidade (6%). Atenção que disse que não é certo, pode ser possível.

Para as pessoas que estejam nessa situação é só escolher entre entre o certo e o incerto.

Simples!
O mais certo é nem mexer uma palha. Parece que estar em lay off agora dá prémios.

Mantém liquidez para teres folga financeira na segunda habitação. Isso vai dar margem para ou arrendares a primeira habitação ou venderes.

Suicídio é saltar da ponta 25 de Abril sem corda...

Eu comprei 2 casas com empréstimos a 40 anos, e estavam ambas pagas em 5 anos.

Acabei de comprar uma 3ª, empréstimo a 37 anos, espero que esteja paga em menos de 5 anos também.

Quero pagar o mínimo possível por mês, e amortizar o máximo possível por ano.

Ou se nao amortizasses e tivesses usado o dinheiro para entrada de creditos para maus casas, em vez de 3 tinhas 6.

Estou como o obtuso neste aspeto. Tendo o dinheiro para amortizar, e com os juros nos valores atuais, provavelmente iria optar por uma situacao em que para cada imovel tivesse 50% amortizado e 50% credito, e caso sobrasse algo usava de entrada para novo credito.

E dou o meu caso pessoal, ha uns anos vendi a minha carteira de acoes e tinha bastante liquidez e comprei 2 apartamentos sem credito. Mais tarde houve boas oportunidades que necessitavam de ser apanhadas na hora e perdi-as por falta de liquidez.
Se tivesse feito creditos para os primeiros apartamentos, depois podia gerir melhor o dinheiro disponivel e apanhar outras oportunidades.

É uma situação e período temporal muito semelhante ao que relatei do meu caso, só que eu iniciei em 2003.
Em 2010 acabei por liquidar o crédito, porque saltei para outra maior e tive a sorte do construtor aceitar permuta. Situação esta que me permitiu isentar de pagar todo o IMT.[;)] (Diferenças de preços dos imóveis ou VPT até 92407€ não pagam IMT para habitação própria permanente).
Como é que funcionam as situações das permutas? Tenho em vista uma moradia falei com o dono que diz que queria uma permuta por um apartamento, ainda não fui ver a casa nem nada mas se houvesse permuta não se paga o IMT?
Neste caso seria a vivenda a 120k e o meu apartamento a 90/100k

Última edição:
Só para avisar que estou de férias com a família, pagas em Outubro de 2019.

Agora o que o Hotel fez com o crédito que eu lhe dei, não sei...[:D]

Como é que funcionam as situações das permutas? Tenho em vista uma moradia falei com o dono que diz que queria uma permuta por um apartamento, ainda não fui ver a casa nem nada mas se houvesse permuta não se paga o IMT?
Neste caso seria a vivenda a 120k e o meu apartamento a 90/100k

Sim, para feitos de IMT em caso de permuta, o imposto incide sobre as diferença de preços (as diferenças dos valores das escrituras ou a diferença dos VPT, atenção a maior diferença é que contará).
Quem ficar com o imóvel de menor valor não pagará IMT e quem ficar com o imóvel de maior valor paga IMT relativo à diferença. Quando esta diferença for até 92407€ também não pagará IMT.

Sim, para feitos de IMT em caso de permuta, o imposto incide sobre as diferença de preços (as diferenças dos valores das escrituras ou a diferença dos VPT, atenção a maior diferença é que contará).
Quem ficar com o imóvel de menor valor não pagará IMT e quem ficar com o imóvel de maior valor paga IMT relativo à diferença. Quando esta diferença for até 92407€ também não pagará IMT.
Boa então no meu caso se o negócio se concretizar seria uma diferença no máximo de 30k, obrigado[;)]

Suicídio é saltar da ponta 25 de Abril sem corda...

Eu comprei 2 casas com empréstimos a 40 anos, e estavam ambas pagas em 5 anos.

Acabei de comprar uma 3ª, empréstimo a 37 anos, espero que esteja paga em menos de 5 anos também.

Quero pagar o mínimo possível por mês, e amortizar o máximo possível por ano.

Mas isso é para a tua situação e para o teu cash flow anual.

Se não fossem os tais prémios trimestrais, certamente não terias (tanta) capacidade de amortizar e acabavas por fazer algo semelhante aos comuns mortais: reduzias o prazo do empréstimo para 25/30 anos, com o consequente aumento da prestação mensal, mas sem grandes amortizações.

Alguém que tenha um salário fixo pago 14x ano, é mais fácil fazer um esforço mensal acrescido e reduzir o prazo do empréstimo, do que pensar em amortizações.

A questão do amortizar vs não amortizar não é pacífica e tem de ser analisada caso a caso.

Eu ainda sou do tempo em que compensava pedir um crédito ao banco, meter o € a render num simples depósito a prazo e ir pagando as prestações do crédito. E não foi há tanto tempo quanto isso, ainda não tenho 3 décadas de vida.

Aqui não valia a pena amortizar coisa nenhuma , se o dinheiro do lado de cá tinha um retorno superior ao juro que eu pago do crédito ...

Agora se me vierem falar em investimentos estratosfericos extremamente voláteis (como os do Obtuso), hoje pode valer a pena ter cá o capital e daqui a uma hora já nem capital há , quanto mais amortização dos créditos pedidos.

Mesmo um crédito de 100k € a pagar 350€ mês , utilizado para habitação arrendada a render 500€ mês. Hoje está a render 6%, amanhã fica-se sem inquilino e cada mês que a casa está parada acaba por permitir questionar a bondade da decisão de pedir €, para o colocar a render por outras vias (arrendamento).

Claro que a casa continua a ser nossa, mas a variável da liquidez fica bastante comprometida.

Hoje recebi um email do novo banco, de uma poupança programada a 10 anos, com inicio em 2013 que já vai com 4,75% juros, a dizerem que já não aceitam mais entregas , aquilo estava a ser tão bom podia fazer entregas mensais com o valor máximo de 2000€

Hoje recebi um email do novo banco, de uma poupança programada a 10 anos, com inicio em 2013 que já vai com 4,75% juros, a dizerem que já não aceitam mais entregas , aquilo estava a ser tão bom podia fazer entregas mensais com o valor máximo de 2000€
cá em casa tb recebemos esse mail.....

vamos contactar a gestora de conta para perceber qual o enquadramento legal para quebrarem unilateralmente a FIN do produto.
se a justificação que receber for apenas "por nós está a dar prejuízo" vai seguir queixa para o BdP....

já há ano e meio que acabaram com os reforços pontuais online e só podia ser feito no balcão, agora fazem isto....

Voltar
Superior