O que é uma boa poupança?

Se não vais utilizar os 650 que ficam é ótimo, se precisas desses 650 para comer + renda + contas, já não será assim tão bom.

Basicamente se ficares com mais do que ficas atualmente (desde que não seja 5€ [:D]) é bom.

Vou acrescentar algo que para mim ainda é mais importante que é a possibilidade de progressão.

Se esse novo trabalho (ainda que recebendo menos) te ofereça uma margem de progressão grande acho que é sempre de aproveitar. Depois é tentar reduzir custos, por exemplo, desses 350 é possível reduzir?

Vou acrescentar algo que para mim ainda é mais importante que é a possibilidade de progressão.

Se esse novo trabalho (ainda que recebendo menos) te ofereça uma margem de progressão grande acho que é sempre de aproveitar. Depois é tentar reduzir custos, por exemplo, desses 350 é possível reduzir?

O trabalho é das melhores coisas que pode haver em inicio de carreira (que é o caso).

Desses 350 é sempre possivel tirar qualquer coisa, porque estou a fazer contas com 4,8€/dia de portagens, o que, apesar de nem sempre ser possivel evitar, dá para reduzir.

Mas já decidi que se for escolhido, este "pormaior" não é motivo de recusa, apesar de no imediato não ser muito vantajoso

alguma novidade sobre o caso do Novo Banco ?

eu meti reclamação no sistema do banco a 17/6 e reclamação no livro ontem de manhã (que vai automáticamente para BdP) e coincidência ou não tinha SMS à tarde do Dep Organizaão e Qualidade do NB a dizer blá blá ainda não analisamos tudo, pf espere

No caso do NB, aquilo era uma conta poupança programada a 10 anos, começava nos 3%, e caso houvesse 12 entregas programas, no mínimo 10€ e no máximo 2000€ ( mês) acrescia de uma bonificação de 0,25%.
Na altura quando nasceu a minha filha fiz uma para a mim e uma para a miúda, isto em 2013.
Se não deixarem fazer entregas, pelo menos vão ter que aguentar comigo até ao fim

Também analisei uns produtos de poupança que alteraram regras, mas são bastante claros. São produtos sem data limite, mas que podem ser alterados a qualquer momento sendo que o cliente se pode opor renunciando ao contrato.

Da situação desses depósitos não sei, mas desconfio que eles tenham previsto isso nas condições gerais, podendo alterara as regras das entregas.

não tem, estão a atirar o barro à parede e abusar da posição

O FIN que partilharam atrás tem indicado que as condições são válidas "na presente data", o que indicia que nas condições gerais as alterações estão previstas.

Aliás, basta pensar um pouco como funcionam as situações de crédito. Quando alguém pede dinheiro emprestado fica com a possibilidade de liquidar esse crédito a qualquer momento, independentemente da duração prevista do contrato.

Um DP não é mais do que um empréstimo ao banco, pelo que na mesma lógica, o banco poderia liquidar a qualquer momento esse empréstimo e devolver a totalidade do dinheiro (eventualmente com taxas diferentes de "amortização" antecipada).

Se realmente o banco aceitar continuar a receber reforços e levar esses DP até ao fim com sucesso, parabéns aos clientes. [:D]

Sabes se existem hipóteses alternativas?

Tenho de os contactar para saber mais pormenores mas até Dezembro tenho tempo.

O objetivo é apenas meter 2.000€ para a dedução fiscal e não tenho grande vontade de estar a abrir mais uma conta (até porque tenho ideia de que o Invest não é dos mais contidos a nível de comissões).

No outro dia fiquei a saber que os produtos do IGCP (Certificados de aforro e etc.) não admitem outro titular na conta a não ser o próprio contratante, com poderes para a movimentar em caso de necessidade.

Ora, se der um treco a quem constituiu o aforro, só com uma procuração os herdeiros podem lá mexer. E quem é que tem uma procuração sempre a postos para ocasiões imprevistas? Ainda por cima os gajos nem sequer fornecem as minutas, quem quiser que se desermerde.

Não me parece nada bem. :sh)
se morrer nao podes usar a procuraçao [:D]
so apos a partilha
mas em vida pode fazer sim

O objetivo é apenas meter 2.000€ para a dedução fiscal e não tenho grande vontade de estar a abrir mais uma conta (até porque tenho ideia de que o Invest não é dos mais contidos a nível de comissões).
Tens o Banco Best, conta e manutenção gratuita, e é o que tem mais ofertas para investimentos...

Para abrir conta são 5000€, mas não precisas de os aplicar no PPR. Aliás, acho que podes sacar o dinheiro depois de abrir a conta.

Até ao final do ano tenho de definir bem o que fazer.

É quase certa a "necessidade" do PPR para aligeirar o IRS.

Tenho um outro montante à ordem que estou seriamente a ponderar aplicar em Certificado Tesouro Poupança Crescimento.

Do que tenho visto é o que melhor conjuga o retorno e a flexibilidade. Este último ponto é muito importante para mim visto que, caso surja uma oportunidade interessante nos próximos ~2-5 anos, pretendo comprar casa e usar esse dinheiro para entrada.

[FONT=&quot]Resposta Novo Banco.

Exmo. Senhor,[/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]
[FONT=&quot]Temos presente a exposição apresentada por V. Exa., acerca do assunto em epígrafe, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.[/FONT] [FONT=&quot] [/FONT] [FONT=&quot]Antes de mais, gostaríamos de esclarecer que o contrato em assunto se mantém, tal como celebrado, no que respeita às quantias atualmente em depósito, uma vez que a medida aplicada apenas afeta as novas entregas.[/FONT] [FONT=&quot] [/FONT] [FONT=&quot]Nesse sentido, V. Exa. continuará a auferir a remuneração do depósito (incluindo juros e bonificações) sobre esta quantia, ficando, assim, protegidos os seus interesses económicos sobre as poupanças já realizadas até ao final do prazo do contrato.[/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]
[FONT=&quot]A medida aplicada resulta do art. 437º do Código Civil, que se sobrepõe ao contrato, em razão de uma alteração das circunstâncias anormal ocorrida no mercado de taxas de juros e cujos factos podem ser confirmados junto dos dados e informações disponibilizadas pelas Autoridades Estatísticas Nacionais e Europeias e em demais informações tornadas públicas nos meios de comunicação social e que, em suma, se traduziu na existência de várias crises com impacto nos mercados financeiros, nas intervenções do BCE para salvar a dívida pública dos vários países da zona euro, na evolução dos equilíbrios entre as regiões económicas a nível mundial, que fizeram com que as taxas de juro de referência na zona euro tenham baixado anormalmente, desde 2015 até a atualidade, para níveis próximos de zero, numa queda contínua, e sem previsão de alteração nos próximos anos.[/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]
[FONT=&quot]A modificação ocorrida nas taxas de referência no mercado foi manifestamente anormal, não só pelos valores extremamente baixos, mas também pela cessação de uma verdadeira flutuação, que foi substituída por uma manipulação que força o seu valor em baixa.[/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]
[FONT=&quot]Não se trata, pois, de uma modificação do contrato efetuada com base numa cláusula do próprio contrato, antes resultando da aplicação de um regime de base legal o qual se sobrepõe ao contrato, e que tem como finalidade obter um equilíbrio equitativo entre as partes.[/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]
[FONT=&quot]No que diz respeito ao prazo de comunicação e, conforme referido acima, uma vez que não se trata de uma situação em que, nos termos do contrato, seja conferido ao NOVO BANCO o direito de modificar por sua iniciativa as condições contratuais, antes se tratando de uma atuação fundamentada no citado artigo 437º do Código Civil, não é exigido qualquer pré-aviso.[/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]
[FONT=&quot]Esperando ter esclarecido as dúvidas de V. Exa., apresentamos os nossos melhores cumprimentos, subscrevendo-nos com elevada consideração.[/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]
[FONT=&quot]Atentamente,[/FONT]

Que vergonha!!!!

Tanta gente despejada por causa de alterações anormais e eles saiem-se com essa do baralho??
Começa a pensar contactar a Deco a ver se já existe um grupo de pessoas preparado para agir em tribunal.

• [h=3]Subsecção VII[/h]
    [*=right]

[FONT=&quot]Resolução ou modificação do contrato por alteração das circunstâncias​

[/FONT]

[h=3]Artigo 437.º[/h]
[FONT=&quot](Condições de admissibilidade)​
1. Se as circunstâncias em que as partes fundaram a decisão de contratar tiverem sofrido uma alteração anormal, tem a parte lesada direito à resolução do contrato, ou à modificação dele segundo juízos de equidade, desde que a exigência das obrigações por ela assumidas afecte gravemente os princípios da boa fé e não esteja coberta pelos riscos próprios do contrato.
2. Requerida a resolução, a parte contrária pode opor-se ao pedido, declarando aceitar a modificação do contrato nos termos do número anterior.

[/FONT]

a resposta esta na parte final do nº1 do artigo que eles invocaram [:D]
riscos proprios

mas como esse artigo andou na com social agora toda a gente o mete , inclusive o banco

Até ao final do ano tenho de definir bem o que fazer.

É quase certa a "necessidade" do PPR para aligeirar o IRS.

Tenho um outro montante à ordem que estou seriamente a ponderar aplicar em Certificado Tesouro Poupança Crescimento.

Do que tenho visto é o que melhor conjuga o retorno e a flexibilidade. Este último ponto é muito importante para mim visto que, caso surja uma oportunidade interessante nos próximos ~2-5 anos, pretendo comprar casa e usar esse dinheiro para entrada.
Eu prefiro FI e podes ter disponível em poucos dias caso necessites dos €

Boas.
Precisava de um esclarecimento sobre a moratória do CH . Aderi à moratória publica ( juros +capital) devido a lay-off por 2 meses.. Neste momento esrou a receber a 100% tal como a esposa. Embora, felizmente, não precise desta moratória para pagar este único credito no orcamento e tenha uma poupanca confortável , todo o dinheiro da prestação está a ser transferido para uma conta poupanca. Ou seja, é como se eativesse a pagar a prestação e não para gastar o excedente.

Claro que sei que vou pagar o que não paguei e com juros. No entanto, se "poupar" dutante 12 meses 6000 € , cerca de 100€ juros mensais mais a prestação , com um spread atual de 1,15% , mesmo qua a prestação suba 4 € em Março de 2021, dificilmente obteria esta "poupança " com esta tx de juro tão baixa e fico com dinheiro disponível a custo baixo. Como ainda faltam 25 anos e o dinheiro não é para gastar, é um compromisso entre gastar e poupar. Comprei casa ( não apartamento) há 5 anos ( decidido em 2014) , pelo que comprar casa já está cumprido como objetivo

Para simular o valor a pagar em Março de 2021, bastará acrescentar o valor dos juros não pagos em 12 meses ao capital em divida e prolongar o prazo por 12 meses? Ou tenho tambem de somar as prestações não pagas e o juros?

Entretanto, estou atento a um evental oportunidade a uma loja mesmo colada à minha casa qlde um vizinho que poderá colocar à venda.

Há alguma forma de simular facilmente estes valores?

Obrigado.

Última edição:
Boas.
Precisava de um esclarecimento sobre a moratória do CH . Aderi à moratória publica ( juros +capital) devido a lay-off por 2 meses.. Neste momento esrou a receber a 100% tal como a esposa. Embora, felizmente, não precise desta moratória para pagar este único credito no orcamento e tenha uma poupanca confortável , todo o dinheiro da prestação está a ser transferido para uma conta poupanca. Ou seja, é como se eativesse a pagar a prestação e não para gastar o excedente.

Claro que sei que vou pagar o que não paguei e com juros. No entanto, se "poupar" dutante 12 meses 6000 € , cerca de 100€ juros mensais mais a prestação , com um spread atual de 1,15% , mesmo qua a prestação suba 4 € em Março de 2021, dificilmente obteria esta "poupança " com esta tx de juro tão baixa e fico com dinheiro disponível a custo baixo. Como ainda faltam 25 anos e o dinheiro não é para gastar, é um compromisso entre gastar e poupar. Comprei casa ( não apartamento) há 5 anos ( decidido em 2014) , pelo que comprar casa já está cumprido como objetivo

Para simular o valor a pagar em Março de 2021, bastará acrescentar o valor dos juros não pagos em 12 meses ao capital em divida e prolongar o prazo por 12 meses? Ou tenho tambem de somar as prestações não pagas e o juros?

Entretanto, estou atento a um evental oportunidade a uma loja mesmo colada à minha casa qlde um vizinho que poderá colocar à venda.

Há alguma forma de simular facilmente estes valores?

Obrigado.

Acho que estás informado.
Será o que está a bold.
https://eco.sapo.pt/2020/06/08/moratoria-de-um-ano-prestacao-da-casa-aumenta-12-em-abril/

https://www.deco.proteste.pt/dinhei...s-com-mais-medidas-para-aliviar-consumidores#

Contas para os miudos alguém tem? Estive a sondar e basicamente é largar o dinheiro na conta e se tem não ter custos cm a mesma. Tenho que ver uma que pelo menos permita reforços para o incentivar á poupança.

Voltar
Superior