O que é uma boa poupança?

Boas.
Precisava de um esclarecimento sobre a moratória do CH . Aderi à moratória publica ( juros +capital) devido a lay-off por 2 meses.. Neste momento esrou a receber a 100% tal como a esposa. Embora, felizmente, não precise desta moratória para pagar este único credito no orcamento e tenha uma poupanca confortável , todo o dinheiro da prestação está a ser transferido para uma conta poupanca. Ou seja, é como se eativesse a pagar a prestação e não para gastar o excedente.

Claro que sei que vou pagar o que não paguei e com juros. No entanto, se "poupar" dutante 12 meses 6000 € , cerca de 100€ juros mensais mais a prestação , com um spread atual de 1,15% , mesmo qua a prestação suba 4 € em Março de 2021, dificilmente obteria esta "poupança " com esta tx de juro tão baixa e fico com dinheiro disponível a custo baixo. Como ainda faltam 25 anos e o dinheiro não é para gastar, é um compromisso entre gastar e poupar. Comprei casa ( não apartamento) há 5 anos ( decidido em 2014) , pelo que comprar casa já está cumprido como objetivo

Para simular o valor a pagar em Março de 2021, bastará acrescentar o valor dos juros não pagos em 12 meses ao capital em divida e prolongar o prazo por 12 meses? Ou tenho tambem de somar as prestações não pagas e o juros?

Entretanto, estou atento a um evental oportunidade a uma loja mesmo colada à minha casa qlde um vizinho que poderá colocar à venda.

Há alguma forma de simular facilmente estes valores?

Obrigado.
De certeza que os juros agora não pagos vão sempre somar ao capital em dívida.

Não tendo necessidade não vejo geande vantagem em aderir a moratórias.

Obrigado . Li que a prestação aumenta cerca de 1,2%. Prestação de capital + juro .

10€ a mais em 520 € ( em 2019).

Em 30 anos são 3600 € a mais ( 120€ ano)?

Caso decida pagar apenas os juros ( 100€) , adiando apenas o capital para 2021, a prestacao aumenta em 2021?

Está correto?

Última edição:
Contas para os miudos alguém tem? Estive a sondar e basicamente é largar o dinheiro na conta e se tem não ter custos cm a mesma. Tenho que ver uma que pelo menos permita reforços para o incentivar á poupança.
Já por cá foi falado e essas ditas contas não compensam...
Fundo de investimento, como em principio é para Longo prazo é o ideal e permite reforços sempre que se queira, é só escolher um que permita reforços pequenos...

De certeza que os juros agora não pagos vão sempre somar ao capital em dívida.

Não tendo necessidade não vejo geande vantagem em aderir a moratórias.
Sim, não discordo. Os juros são adocionados à divida. MAS Se adiar o capital e pagar os juros, apenas se prolonga 12 meses o prazo do empréstimo, ou seja o capital não pago não é adicionado à divida, certo?

A situação será apenas para aproveitar " rechear " o pé de meia em 12 meses, sabendo que pago juros baixíssimos e posso utilizar o dinheiro para outra despesa em que os juros são mais altos ou guradar para uma eventual aplicação que surja entretanto. Com um spread de 1,15% a 27 anos ( podia amortizar mas não me intetessa com juros baixos) tanto me faz se pago a 26 ou 27. Nem sei se estou vinvo dentro de 30 anos . E nesse caso o seguro de vida existe é para alguma cois,.... Em 26 anos muita coisa muda como vimos recentemente. Prefiro ficar capitalizado e investir na educação dos filhos ou comprar algo que surja de repente e seja bom investimento. Em qualquer altura, vou buscar à poupanca se precisar. ESTE é o único crédito que tenho. Para mim, desde que consiga pagar confortavelmente crédito ( 18% do rendimento do agregado) . "Enquanto o pau vai e vem , aliviamos as costas" Mais 1 ou menos um ano em 27, para mim é indiferente ...

Vou precisar de mudar de carro, não por capricho ( eventualmente EV) e vou utilizar essse dinheiro com juros baixos para amortizar essa dívida. Também estou de olho num anexo/loja colada à minha casa, que não comprei há 4 anos. O vizinho colocou a vivenda à venda e pode ser que me venda o anexo ( casa geminadas) , inclundo cave e 2 lugares de estacionamento adicionais.

Estou a ponderar pagar os juros apenas mas continuar .a moratória apenas para o capital., não aumentando a dívida ( mais 100 € mes de juros= 1200€ em 12 meses)

Última edição:
Capital não pago não precisa de ser adicionado à dívida porque nunca de lá saiu.

E a mensalidade depois depende do tipo de moratória, penso, se o prazo se mantém o mesmo a mensalidade irá subir e se o orazo alargar o tempo da moratória a mensalidade sera idêntica.

Capital não pago não precisa de ser adicionado à dívida porque nunca de lá saiu.

E a mensalidade depois depende do tipo de moratória, penso, se o prazo se mantém o mesmo a mensalidade irá subir e se o orazo alargar o tempo da moratória a mensalidade sera idêntica.
Obrigado. Faz sentido.
Se adiarmos o pagamento do capital , pagarmos apenas os juros e prolongarmos o prazo por prazo igual ao da moratória a prestação não aumentará. Aderi à moratória publica de capital e juros, com prolongamento do prazo por 6 meses ( agora pasdou a 12) .

O PPR com capital garantido da Caixa Geral de Depósitos rendeu 2.4 brutos, valor muito aceitável.

Não declarando em IRS, é um produto aceitável como alternativa de investimento aos míseros depósitos ou certificados do estado.

Queria lançar um tema que tenho procurado opiniões mas com pouco sucesso online.

O que é uma boa poupança diferenciando por faxa etária?

Por exemplo:
20-25 anos : 2000€-5000€
25-30 anos : 5000€-10000€
30-40 anos : 10000€ - 20000€
40-50 anos : 20000€ - 40000€

Para simplificar podemos considerar potenciais investimentos neste somatório.

Enviado do meu LYA-L09 através do Tapatalk

Queria lançar um tema que tenho procurado opiniões mas com pouco sucesso online.

Por exemplo:

Depende de vários fatores, nomeadamente rendimentos, bens que possas ter, vives em casa dos pais ou não, se és um aforrador agressivo ou não...

Considerando todas as posses esta é a minha opinião.

Tbm importa considerar a idade com que começaste a trabalhar, principalmente na primeira faixa.

Mas "boa" poupança:

20-25 anos : >15000€

25-30 anos : >50000€

30-40 anos : >100000€

40-50 anos : >200000€

Por exemplo:

Na minha opinião a questão da faixa etária será mais importante para alinhar a estratégia de investimento e não o montante poupado, isto é, mais jovem deve estar disposto a mais risco e mais velho menos risco.
Creio que vai depender muitos dos objetivos de cada pessoa definiu. Convém ter bem definido objetivo da poupança (fundo de emergência, independência financeira, comprar casa/carro etc).

Depois é definir uma % do rendimento mensal para poupar (mínimo) e a lógica é quanto mais melhor.

Já por cá foi falado e essas ditas contas não compensam...
Fundo de investimento, como em principio é para Longo prazo é o ideal e permite reforços sempre que se queira, é só escolher um que permita reforços pequenos...

Ando à procura do mesmo. Alguem pode indicar um fundo de investimento pata este efeito?

obg

Faço uma pergunta ainda mais difícil: Qual é o vosso objectivo e planos para o dinheiro que poupam?
Tenho algum património que fui construindo nos últimos anos (até aos 28 anos sobrevivia), mas esses últimos meses deram-me muito que pensar.
Vocês poupam para que? Para a reforma? Para os filhos? Para sentirem-se seguros?

Faço uma pergunta ainda mais difícil: Qual é o vosso objectivo e planos para o dinheiro que poupam?
Tenho algum património que fui construindo nos últimos anos (até aos 28 anos sobrevivia), mas esses últimos meses deram-me muito que pensar.
Vocês poupam para que? Para a reforma? Para os filhos? Para sentirem-se seguros?
O meu objectivo de poupança é poder reformar-me quando quiser sem depender de ninguém. Não quer dizer que o faça, mas ter a possibilidade de o fazer aos 50 anos, por exemplo, é tranquilizador e permite ainda aproveitar bem a vida de reforma.

O meu objectivo de poupança é poder reformar-me quando quiser sem depender de ninguém. Não quer dizer que o faça, mas ter a possibilidade de o fazer aos 50 anos, por exemplo, é tranquilizador e permite ainda aproveitar bem a vida de reforma.

Para mim, básicamente isto[;)]

Aliás, eu invisto e aforro, principalmente para criar massa critica suficiente de rendimentos passivos para daqui a uns anos não ter de "trabalhar"[:cool:]

Não é para ser "rico" ou ter "bens" de consumo, e talvez se um dia tiver filhos, deixar um património interessante!

"ambos" os 3

Poupança para responder a qualquer imprevisto que surja (complementada também com seguros).
Poupança para "dar" aos filhos (educação, apoios no caso de terem de mudar de cidade/país).
Poupança para quando deixar de trabalhar.

Pergunta seguinte:
Fazem poupanças à custa de esforço ou restrições? Por exemplo, deixam de fazer o que gostam para poupar (saídas, viagens, experiências)?

Pergunta seguinte:
Fazem poupanças à custa de esforço ou restrições? Por exemplo, deixam de fazer o que gostam para poupar (saídas, viagens, experiências)?

Mentia se dissesse que não...

Claro que há restrições. Não se vai todas as semanas almoçar/jantar fora, há atenção ao que se compra (combater a compra por impulso)... mas isso são restrições que já vinha habituado ainda de casa dos pais (aí tinha menos dinheiro para gerir).

Voltar
Superior