O que é uma boa poupança?

O que é uma boa poupança?

Por acaso a ideia da independência financeira agrada-me mas não a reforma precoce.

Aliás, na minha área, é extremamente comum trabalhar até à idade legal da reforma, requerê-la e continuar a exercer de alguma forma até aos 70 ou mais anos.

Agora se a independência financeira permitir fazer 2 meses de férias ou reduzir o horário para umas 25h/semanais, isso sim!

Última edição:
Não oferecido pelos pais, mas sim considerando tudo chego lá sim[;)]
Então não é poupança mas sim herança.

Não é fruto do teu esforço

Podes não fazer um corno a vida toda e ter 1 milhão de herança, isso não é poupança

Última edição:
Faço uma pergunta ainda mais difícil: Qual é o vosso objectivo e planos para o dinheiro que poupam?
Tenho algum património que fui construindo nos últimos anos (até aos 28 anos sobrevivia), mas esses últimos meses deram-me muito que pensar.
Vocês poupam para que? Para a reforma? Para os filhos? Para sentirem-se seguros?

Como tenho 33 anos, as poupanças servem para investir como tenho feito nos últimos anos e adquirir bens e realizar alguns sonhos, como comprar relógios e carros e viajar com frequência.

Pergunta seguinte:
Fazem poupanças à custa de esforço ou restrições? Por exemplo, deixam de fazer o que gostam para poupar (saídas, viagens, experiências)?

Não faço grandes restrições mas tento não gastar em coisas que não preciso.

Última edição:
Faço uma pergunta ainda mais difícil: Qual é o vosso objectivo e planos para o dinheiro que poupam?
Tenho algum património que fui construindo nos últimos anos (até aos 28 anos sobrevivia), mas esses últimos meses deram-me muito que pensar.
Vocês poupam para que? Para a reforma? Para os filhos? Para sentirem-se seguros?

Essencialmente para me sentir livre. Pode parecer estúpido, mas saber que posso ***** nocaue estou a fazer e que tenho anos de liberdade de escolha para estudar algo novo ou ingressar num desafio profissional é algo que valorizo imenso. Poupo para poder ter a liberdade de escolher o meu próprio futuro.

Para além disto, também o faço com o intuito de nunca ser escravo da vida de ovelha que as pessoas tem hoje, porque tenho sonhos e planos que precisarei de muito dinheiro para os concretizar, e porque há património que gostava que se mantivesse durante todas as gerações que venham a ter o meu apelido.

Poupar é criar segurança.

Eu não faço qualquer restrição "forçada" nos gastos. É uma coisa "natural". Apenas procuro sempre um bom custo benefício no dinheiro que gasto, permitindo um equilíbrio entre o que pretendo, não me privando de nada, e ao mesmo tempo conseguir a poupança que também pretendo.

Gerir o dinheiro implica sempre alguma disciplina.

Concordado com a essência, acho que é hipócrita dizer isto. Quem poupa priva-se sempre de muita coisa.
Em vez do Porsche tem um BMW ou até um Honda, em vez da bicicleta de 8k compra uma de 2k, e outra infinidade de situações.

Basta ver na questão das férias, eu quando vou para um hotel há determinadas coisas que levo mais a sério e outras que não, e dependendo o €/noite, faço cedências/sacrifícios em prol da poupança, senão ia sempre para o melhor da zona.

Por cá não há qualquer regra de poupança, é inato, gastas quando precisas e procuras sempre a melhor relação preço/qualidade.

A nível de restaurantes não me custa muito fazer cedências, porque sempre que vou a um de 50€/Pax fico insatisfeito para aquilo que paguei e acho sempre que há melhor por menos, tentado escolher algo que seja bom para mim!

Este é dos meus assuntos favoritos e muito tinha a dizer.

Tenho algumas regras mas tendo a não ser demasiado exigente comigo mesmo:

1) Fixo um objetivo absoluto de poupança anual e todos os meses assim que recebo retiro 1/14 desse valor para a poupança e vivo o resto do mês com o remanescente. Esse valor anual este ano é de 66,7% do rendimento base anual, portanto 2/3 (nunca tinha feito este racio). Pay yourself first.

2) Mesmo que o resto do mês corra bem e sobre qualquer coisa por gastar, tendo gastá-lo em qualquer bem duradouro que precise ou queira ter. Ou fica ali para gastar no mês seguinte se precisar de comprar algo caro (viagem, eletrodoméstico, etc).

3) Tenho imenso cuidado com despesas fixas. Uma saída ou uma ida a um restaurante caro é menos grave do que decidir contratar uma empregada mesmo que seja para 4h/semana.

4) Nunca comprar nada por impulso. Muitas vezes criamos necessidades para coisas que queremos ter e para tentar uma justificação. Também compro muita coisa supérflua mas sempre com o dinheiro que me sobra.

4.1) Como o Montecristo dizia, evito sempre comprar algo no momento em que decido comprar. Ao fim de uns dias de reflexão, das duas uma, ou percebo que afinal não preciso/não quero assim tanto ou, se decido comprar, procuro os melhores preços ou decido esperar por uma promo.

Com estas regras todas, acabo por dar por mim a pensar em dinheiro um pouco mais do que gostaria o que acho que é um vício terrível e uma espiral em que não quero entrar, por isso faço questão de estragar sempre algum dinheiro.

Porque é que poupo?
- Segurança e tranquilidade
- Para um dia poder fazer melhores investimentos (nomeadamente imobiliário para HPP ou mesmo como investimento apenas).
- Para o MX5 ND Soft Top vermelho
- Para o Omega Speedmaster Moonwatch Professional

Acreditem que é lixado para um tipo querer ser poupado e depois gostar de carros e relógios.

Os melhores investimentos que fiz a nível pessoal, foram relógios. Há 4/5 anos comprei dois relógios que neste momento valem o dobro.

Concordado com a essência, acho que é hipócrita dizer isto. Quem poupa priva-se sempre de muita coisa.
Em vez do Porsche tem um BMW ou até um Honda, em vez da bicicleta de 8k compra uma de 2k, e outra infinidade de situações.

Basta ver na questão das férias, eu quando vou para um hotel há determinadas coisas que levo mais a sério e outras que não, e dependendo o €/noite, faço cedências/sacrifícios em prol da poupança, senão ia sempre para o melhor da zona.

Por cá não há qualquer regra de poupança, é inato, gastas quando precisas e procuras sempre a melhor relação preço/qualidade.

A nível de restaurantes não me custa muito fazer cedências, porque sempre que vou a um de 50€/Pax fico insatisfeito para aquilo que paguei e acho sempre que há melhor por menos, tentado escolher algo que seja bom para mim!
Se não poupar também me estou a privar da poupança.

Esse teu argumento coloca por terra qualquer discussão sobre privação porque existem sempre privações.

Genericamente concordo, mas penso que existe algo muito importante e que faz toda a diferença que é o gostar de ter dinheiro.

Exemplo prático - gosto muito de carros mas gosto MUITO mais de ter dinheiro.

Resultado - se tiver dinheiro para comprar um carro não me custa não o comprar porque fico com o dinheiro.

E isto funciona para tudo, o que acaba por não ser grande privação porque escolhes algo que gostas mais.

Algo que reparo com alguma frequência - custa muito mais gastar dinheiro a quem compra a pagar na totalidade do que quem compra a pagar às prestações.

Mas continuo a dizer o mesmo - existe uma área cinzenta na poupança que se encontra entre os 100k e o 1M - os 100k porque são naturalmente um marco, mas depois até ao 1M - a pessoa tem dinheiro mas não tem DINHEIRO.

Tanta gente a querer se reformar aos 50, porquê? Não gostam do que fazem?

Gostava de chegar aos 50 com 1M de PL, e mesmo que consiga não deixava de trabalhar. Primeiro porque gosto do que faço, porque gosto de me sentir activo e principalmente porque acho que ainda não estão criadas as condições necessárias para uma vida financeiramente tranquila.

Por volta dos 50 é precisamente quando a vida financeira estabiliza e a poupança é mais fácil. A casa está quase paga, os filhos são independentes e a carreira está mais sólida. Desistir de trabalhar numa altura destas é na minha opinião um erro, a não ser que não gostem do que fazem.

PL - Património Liquido

Última edição:
Os melhores investimentos que fiz a nível pessoal, foram relógios. Há 4/5 anos comprei dois relógios que neste momento valem o dobro.

Sem provocação, valem o dobro porquê? Estão relógios idênticos anunciados a esse preço? Ou outro motivo? Pergunto isto porque nesse tipo de items (carros inclusive) há muito a tendência de dizer que "vale X" em anuncio, mas na venda efectiva a conversa é outra!

Genericamente concordo, mas penso que existe algo muito importante e que faz toda a diferença que é o gostar de ter dinheiro.

Exemplo prático - gosto muito de carros mas gosto MUITO mais de ter dinheiro.

Resultado - se tiver dinheiro para comprar um carro não me custa não o comprar porque fico com o dinheiro.

E isto funciona para tudo, o que acaba por não ser grande privação porque escolhes algo que gostas mais.

Algo que reparo com alguma frequência - custa muito mais gastar dinheiro a quem compra a pagar na totalidade do que quem compra a pagar às prestações.

Mas continuo a dizer o mesmo - existe uma área cinzenta na poupança que se encontra entre os 100k e o 1M - os 100k porque são naturalmente um marco, mas depois até ao 1M - a pessoa tem dinheiro mas não tem DINHEIRO.

Sem dúvida. Até porque chegar aos 100k é relativamente "tranquilo", mas chegar ao 1M de poupança líquida já não é tão simples, pois falamos de 900k acima do primeiro marco.

Tanta gente a querer se reformar aos 50, porquê? Não gostam do que fazem?

Gostava de chegar aos 50 com 1M de PL, e mesmo que consiga não deixava de trabalhar. Primeiro porque gosto do que faço, porque gosto de me sentir activo e principalmente porque acho que ainda não estão criadas as condições necessárias para uma vida financeiramente tranquila.

Por volta dos 50 é precisamente quando a vida financeira estabiliza e a poupança é mais fácil. A casa está quase paga, os filhos são independentes e a carreira está mais sólida. Desistir de trabalhar numa altura destas é na minha opinião um erro, a não ser que não gostem do que fazem.

Não é querer, é poder fazê-lo. Parece a mesma coisa, mas não é.

Quando falam em poupanças de 100k para cima, certamente que os vossos ordenados andam bem acima dos 1000 euros brutos. De outro modo acho difícil após pagar todas as despesas mensais conseguir poupar um valor alto mensalmente.

Voltar
Superior