Este é dos meus assuntos favoritos e muito tinha a dizer.
Tenho algumas regras mas tendo a não ser demasiado exigente comigo mesmo:
1) Fixo um objetivo absoluto de poupança anual e todos os meses assim que recebo retiro 1/14 desse valor para a poupança e vivo o resto do mês com o remanescente. Esse valor anual este ano é de 66,7% do rendimento base anual, portanto 2/3 (nunca tinha feito este racio). Pay yourself first.
2) Mesmo que o resto do mês corra bem e sobre qualquer coisa por gastar, tendo gastá-lo em qualquer bem duradouro que precise ou queira ter. Ou fica ali para gastar no mês seguinte se precisar de comprar algo caro (viagem, eletrodoméstico, etc).
3) Tenho imenso cuidado com despesas fixas. Uma saída ou uma ida a um restaurante caro é menos grave do que decidir contratar uma empregada mesmo que seja para 4h/semana.
4) Nunca comprar nada por impulso. Muitas vezes criamos necessidades para coisas que queremos ter e para tentar uma justificação. Também compro muita coisa supérflua mas sempre com o dinheiro que me sobra.
4.1) Como o Montecristo dizia, evito sempre comprar algo no momento em que decido comprar. Ao fim de uns dias de reflexão, das duas uma, ou percebo que afinal não preciso/não quero assim tanto ou, se decido comprar, procuro os melhores preços ou decido esperar por uma promo.
Com estas regras todas, acabo por dar por mim a pensar em dinheiro um pouco mais do que gostaria o que acho que é um vício terrível e uma espiral em que não quero entrar, por isso faço questão de estragar sempre algum dinheiro.
Porque é que poupo?
- Segurança e tranquilidade
- Para um dia poder fazer melhores investimentos (nomeadamente imobiliário para HPP ou mesmo como investimento apenas).
- Para o MX5 ND Soft Top vermelho

-
Para o Omega Speedmaster Moonwatch Professional
Acreditem que é lixado para um tipo querer ser poupado e depois gostar de carros e relógios.