Por isso mesmo é que é também uma boa altura para a reforma. Ou é com 80 anos que pensas que ainda vais aproveitar bem a vida? []
Não conheço ninguem que se tenha reformado aos 50, tu conheçes?
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Por isso mesmo é que é também uma boa altura para a reforma. Ou é com 80 anos que pensas que ainda vais aproveitar bem a vida? []
Quando falam em poupanças de 100k para cima, certamente que os vossos ordenados andam bem acima dos 1000 euros brutos. De outro modo acho difícil após pagar todas as despesas mensais conseguir poupar um valor alto mensalmente.
Conheço. Até mais novos.Não conheço ninguem que se tenha reformado aos 50, tu conheçes?
Quando falam em poupanças de 100k para cima, certamente que os vossos ordenados andam bem acima dos 1000 euros brutos. De outro modo acho difícil após pagar todas as despesas mensais conseguir poupar um valor alto mensalmente.
Tanta gente a querer se reformar aos 50, porquê? Não gostam do que fazem?
Gostava de chegar aos 50 com 1M de PL, e mesmo que consiga não deixava de trabalhar. Primeiro porque gosto do que faço, porque gosto de me sentir activo e principalmente porque acho que ainda não estão criadas as condições necessárias para uma vida financeiramente tranquila.
Por volta dos 50 é precisamente quando a vida financeira estabiliza e a poupança é mais fácil. A casa está quase paga, os filhos são independentes e a carreira está mais sólida. Desistir de trabalhar numa altura destas é na minha opinião um erro, a não ser que não gostem do que fazem.
PL - Património Liquido
Eu conheço o meu sogro [Conheço muitas pessoas que se reformaram aos 52 anos - FP e funcionários de bancos, edp, telecom, etc.
Eu penso da seguinte forma - há tanta mas tanta coisa mais interessante para fazer do que trabalhar + eu só vivo uma vez = se realmente não precisasse de trabalhar porque haveria de o fazer?
antes sim, tb conheço variasConheço muitas pessoas que se reformaram aos 52 anos - FP e funcionários de bancos, edp, telecom, etc.
Eu conheço o meu sogro []
Obviamente que 100k é dinheiro, daí ter dito que era um marco.
E também a maior parte das pessoas que o tem (100k) certamente não serão muito novas, tirando exceções (jogadores da bola, rock stars, etc) e como tal ou foi dado ou foi herdado.
É muito diferente ter 100k aos 25 anos de ter 100k aos 50 anos, por outras palavras, podes ter um ordenado de 1000 euros e teres os 100k aos 60 anos.
O mais importante são sempre os detalhes. []
Melhor, antes dos 50 anos ficou em casa com as condições e direitos todos iguais, como se continua-se a trabalhar, cerca de 1200€/Mês..... (Fiscal EDP)....E o teu sogro passou a viver da reforma ou deu inicio a outra atividade qualquer?
As reformas por norma são muito baixas, viver só delas é possível mas mantendo um nível de vida mediano.
Melhor, antes dos 50 anos ficou em casa com as condições e direitos todos iguais, como se continua-se a trabalhar, cerca de 1200€/Mês..... (Fiscal EDP)....
Porque existem trabalhos interessantes e motivadores, porque posso fazer coisas interessantes no periodo de férias, porque permite aumentar o nível de conforto e finálmente porque permite criar um nível de proteção superior em relação aos filhos.
Ter aquela capacidade financeira para ajudar os filhos na altura critica de inicio de vida é uma alavanca muito grande para o futuro deles.
E o teu sogro passou a viver da reforma ou deu inicio a outra atividade qualquer?
As reformas por norma são muito baixas, viver só delas é possível mas mantendo um nível de vida mediano.
O que conta é o património liquido, podes 100K na conta e nem casa própria ter, e outro ter casa própria mas só ter 5K na conta..
Eu preferia os 5K na conta mas ter casa própria.[]
Mas continuo a dizer o mesmo - existe uma área cinzenta na poupança que se encontra entre os 100k e o 1M - os 100k porque são naturalmente um marco, mas depois até ao 1M - a pessoa tem dinheiro mas não tem DINHEIRO.
Então estamos a falar certamente de coisas diferentes.
Ninguém deixa de trabalhar porque tem 100k na conta.
Provavelmente se tiver 1M já poderá deixar de o fazer...
E se tiver 1M provavelmente poderá ajudar os filhos se for necessário etc
Então se tiveres 10M, 20M, etc - dificilmente fará sentido trabalhar como conhecemos o conceito de trabalho - se me disseres que abres uma galeria, és CEO das empresas da família etc, aí sim, consigo compreender, agora trabalhos ditos normais, em que existe uma hierarquia e tu não estás no topo, etc, deve existir mas devem ser muito poucos certamente. mas atenção mesmo aqui, eu preferia ter o tempo para mim do que estar à frente de uma qualquer empresa.
O período de férias são 30 dias, os outros dias estás a trabalhar e muito dificilmente o teu trabalho, qualquer que ele seja, será melhor do que teres todo o teu tempo para ti, para fazeres o que quiseres.