O que é uma boa poupança?

Se existe confiança no activo e se a perspectiva é de longo prazo não faz sentido andar à procura de quedas pontuais.

Suportaria qualquer necessidade a curto prazo e, dado que, para começar, estamos a falar de um investimento muito baixo, faria sentido. Mas, efectivamente, se verificar que as oscilações acabam por permitir uma média estável nos próximos tempos, irei fazer o primeiro investimento.

Até ao final do ano também queria ver um ppr, depende de como estiver o mercado de trabalho e a minha estabilidade, sou professor, agora desempregado, mas queria mudar de rumo.
Por fim, algo a prazo durante pouco tempo. Porque quero o dinheiro disponível, mas dei por mim a ver o que tenho em poupança lá quietinho, com ganhos de 0,0015%.

Em contexto de baixas taxas de juro estruturais como é o caso da Europa há já muitos anos não há forma de ganhar dinheiro sem correr muitos riscos. Isto por si só cava muito o buraco entre as pessoas de classe média que só querem segurança e um pé de meia para o futuro e os ricos que se podem dar ao luxo de arriscar mais sem com isso colocar a independência financeira no prego. É basicamente graças a este contexto longo de baixas taxas de juro que os mercados accionistas, de derivados e imobiliário estão tão bem. É preciso ter isto sempre bem presente. Vale a pena apanhar o comboio mas sempre com muito cuidado.

Apple, Tesla, Amazon têm sido as minhas pontas de lança. Do mercado nacional só tenho EDP Renováveis que por acaso também tem corrido bem. Em volume. Em crescimento relativo tenho um portfolio de farmacêuticas e biotecnologia que obliterou qualquer uma das primeiras mas como é um mercado de muito risco que conheço mal tenho ali pouco dinheiro.
Quais as plataformas que usam e comissoes sao elevadas?

Quais as plataformas que usam e comissoes sao elevadas?

Eu não uso nada de sofisticado porque os meus investimentos são de médio e longo prazo. Não sou trader. Uso o BEST. As comissões são mais elevadas que muitas plataformas dedicadas, mas faço poucas transacções. Praticamente só vou às compras umas 3 ou 4 vezes por ano.

Eu não uso nada de sofisticado porque os meus investimentos são de médio e longo prazo. Não sou trader. Uso o BEST. As comissões são mais elevadas que muitas plataformas dedicadas, mas faço poucas transacções. Praticamente só vou às compras umas 3 ou 4 vezes por ano.
Eu uso o do meu banco identico ao best.
Fiquei curioso quais as plataformas que a malta daqui usa.

Como não faço trading não preciso de nada sofisticado
A minha carteira mais antiga esta no banco best
Recentemente abri outra no Revolut

Há uns tempos o Best dava 2% tanb a 4 meses salvo erro. Depois disso, penso que ficava a 1%.
Estou a pensar abrir uma conta a prazo, dado que tenho algum dinheiro de lado há quase 10 anos e com taxas da CGD é sempre quase zero de retorno.
Eu sei que pouco justifica taxas de 1%, mas será menos mau que os 0,0015% da CGD.

Isso ou certificados... Mas acho que as taxas não andam longe desses valores.

Há uns tempos o Best dava 2% tanb a 4 meses salvo erro. Depois disso, penso que ficava a 1%.
Estou a pensar abrir uma conta a prazo, dado que tenho algum dinheiro de lado há quase 10 anos e com taxas da CGD é sempre quase zero de retorno.
Eu sei que pouco justifica taxas de 1%, mas será menos mau que os 0,0015% da CGD.

Isso ou certificados... Mas acho que as taxas não andam longe desses valores.

Mete debaixo do colchão
A menos não pagas custos

Poupança é uma coisa muito estranha aos portugueses. E perdeu-se assim em 2 gerações ou coisa parecida.

E aqui não estou a falar de quem ganha o salário mínimo ou perto. Isso mal dá para sobreviver, quanto mais poupar.

Mas quem ganha 1000, normalmente gasta 1100; quem ganha 2000, gasta 2100, quem ganha 5000 gasta 5500.

Arriscaria a dizer que 90% das pessoas vivem acima das suas possibilidades, ie, a créditos de perder de vista.

Por exemplo, ainda há uns dias soube que um casal amigo, que ganha MUITO bem (empregos regulares mais um pequeno negócio bastante rentável) quer fazer um chalé na aldeia.

Procedimento? Reavaliar a casa em que vivem actualmente, que devem ir a meio do crédito, mas agora vale mais do que a avaliação há 20 anos ou coisa parecida, para fazerem nova hipoteca para fazerem as obras com esse crédito. 2 carros comprados a crédito. Crédito, crédito, crédito.

Isso depende da forma de cada um olhar para este tema.

Provavelmente esse casal teu amigo prefere ter liquidez e o € do lado deles.

Os meus pais, têm agora 50s, e aos 35/40 já tinham a casa paga, com amortizações à hooligan quase. Hoje em dia criticam, e bem, as moratórias, dizendo que no tempo deles não havia nada disto e que havia crises na mesma.

Hoje têm uma pequena reserva no banco, mas não pagam casa há década e meia. Se ainda tivessem a prestação da casa, se calhar tinham encaixados no banco alguns 250k €.

Eu optaria por uma solução intermédia, quer no caso dos teus amigos, quer no caso dos meus pais. Mas isso é o perfil de cada um, não há certos ou errados.

Isso depende da forma de cada um olhar para este tema.

Provavelmente esse casal teu amigo prefere ter liquidez e o € do lado deles.

Os meus pais, têm agora 50s, e aos 35/40 já tinham a casa paga, com amortizações à hooligan quase. Hoje em dia criticam, e bem, as moratórias, dizendo que no tempo deles não havia nada disto e que havia crises na mesma.

Hoje têm uma pequena reserva no banco, mas não pagam casa há década e meia. Se ainda tivessem a prestação da casa, se calhar tinham encaixados no banco alguns 250k €.

Eu optaria por uma solução intermédia, quer no caso dos teus amigos, quer no caso dos meus pais. Mas isso é o perfil de cada um, não há certos ou errados.

Há a liquidez, e há a solvabilidade...

Andar a pedir dinheiro emprestado para comprar passivos é sempre muito má ideia...

Casa própria não, mas carros, casa rústica na aldeia sem mercado se a quiserem vender, férias, etc, etc, nunca me parece grande mestria financeira.

Há a liquidez, e há a solvabilidade...

Andar a pedir dinheiro emprestado para comprar passivos é sempre muito má ideia...

Casa própria não, mas carros, casa rústica na aldeia sem mercado se a quiserem vender, férias, etc, etc, nunca me parece grande mestria financeira.

Só faço créditos para imobiliário, prefiro para ... não perder liquidez e ter sempre disponível para a compra de um... imóvel.
De resto pago tudo a pronto

Voltar
Superior