O que é uma boa poupança?

Mas se tens o capital parado podes sempre fazer um crédito dando como garantia o próprio capital.

Não lhe poderás mexer, mas normalmente consegues taxas marginais de 0.5%.

Sem obrigatoriedade de seguros etc.

As formalizações também bem choradas ficam baratas.

Se não vês/tens melhor solução para rentabilizar esses 34k acima dos 3% líquidos ao ano, então esquece o crédito. Ainda para mais se ainda manténs alguma liquidez.

E por outro lado uma proposta de financiamento de imóvel por 3% taeg não é lá grande coisa. Quando muito deveria estar mais próxima dos 2%.

Vou vetificar a taxa....Tenho 1,15% spread e euribor 12 meses( 25 anos) + seguros ( cgd)

falta nessa equação um factor não mensurável :

a vida mostrou-me que é mais fácil pagar 500€ de crédito que poupar 500€ , é estúpido eu sei, mas é assim para muitos, mesmo financeiramente educados.
Penso da mesma maneira. Poupar 30.000€ custa mais.... É uma questao psicológica...

Mas se tens o capital parado podes sempre fazer um crédito dando como garantia o próprio capital.

Vou ver isso. Uma boa ideia! A CGD deve permitir isso, ainda para mais um valor :pequeno"

Vou ver isso. Uma boa ideia! A CGD deve permitir isso, ainda para mais um valor :pequeno"

Há alguns anos atrás pensei fazer uma coisa dessas precisamente para a compra de um carro.

Tinha o cash mas pensei se seria melhor pedir o emprestimos contra penhor do valor.

Sem penhor, ou seja num empréstimo normal, emprestavam-me à taxa de 10%.

Com penhor da totalidade do valor da empréstimo, ou seja ficava sem acesso ao dinheiro e eles com risco de empréstimo 0 (zero) pediam-me uma taxa de 7%.[8b]

Um completo absurdo. Mandei-os passear na hora.

Como é que é??? 0.5% de taeg num crédito habitação?????? Outro Obtuso?????
jlmfr podes sempre ir ao banco com este sonho, mas vais apenas gastar tempo.

Como é que é??? 0.5% de taeg num crédito habitação?????? Outro Obtuso?????
jlmfr podes sempre ir ao banco com este sonho, mas vais apenas gastar tempo.
Eles devem ser todos amigos do Ricardo Salgado, pensam que são algum Sócrates... Ou então são mesmo. O obtuso até acredito que seja...

Eles devem ser todos amigos do Ricardo Salgado, pensam que são algum Sócrates... Ou então são mesmo. O obtuso até acredito que seja...

Um Sócrates? [:D]

Nesse caso não deveria estar a receber fotocópias? [:D]

Como é óbvio, a taxa de 0,5% é do DP que seria a contraparte do CH.

Se tens 70k em liquidez (ou próximo) e pretendes comprar uma coisa q custa cerca de metade desse valor não vejo grande lógica em estar a pedir dinheiro emprestado com todos os custos inerentes.

Nem mais, com ~ 3 vezes esse montante em liquidez, vou aplicar ~ 2/3 na compra de um apartamento pequeno e ***** em bancos e taxas e taxinhas, custos e seguros e tudo o que envolve um CH.

Sendo que foi conversa mantida há uns meses aqui no fórum, relativamente a poupanças, estilo de vida, orçamentos/vencimentos, opções de trabalho, vou dar um novo rumo profissional entrando no mercado imobiliário, deixando as AEC's como professor de música.

Foi importante na tomada de decisão vários pontos de vista colocados aqui neste mesmo tópico, pelo que agradeço os conselhos e opiniões de quem foi falando e debatendo opiniões.

Sendo que foi conversa mantida há uns meses aqui no fórum, relativamente a poupanças, estilo de vida, orçamentos/vencimentos, opções de trabalho, vou dar um novo rumo profissional entrando no mercado imobiliário, deixando as AEC's como professor de música.

Foi importante na tomada de decisão vários pontos de vista colocados aqui neste mesmo tópico, pelo que agradeço os conselhos e opiniões de quem foi falando e debatendo opiniões.
Boa sorte

Boa sorte!

Eu fui um dos que mais fortemente te motivou a fazê-lo.
Não quero agora desmotivar, mas imobiliário!!! nesta altura do campeonato!!
De qualquer das formas, com o covid para o ano provavelmente nem trabalho nas AECS vais ter.

Boa sorte .

Nem mais, com ~ 3 vezes esse montante em liquidez, vou aplicar ~ 2/3 na compra de um apartamento pequeno e ***** em bancos e taxas e taxinhas, custos e seguros e tudo o que envolve um CH.
Para marcar escritura, sem empréstimo, basta marcar no notário e levar os documentos da loja? Sendo classificado como comercial alguma coisa que tenha de precaver na escritura para temtar poupar na escritura. Quem compra paga a escritura, certo?

Se escrutura for por 20.000 ou 30000, a diferenca de impostos é grande? Deve estar avaliada em IMI NA caderneta por 15.000€ acho eu...

Para marcar escritura, sem empréstimo, basta marcar no notário e levar os documentos da loja? Sendo classificado como comercial alguma coisa que tenha de precaver na escritura para temtar poupar na escritura. Quem compra paga a escritura, certo?

Se escrutura for por 20.000 ou 30000, a diferenca de impostos é grande? Deve estar avaliada em IMI NA caderneta por 15.000€ acho eu...

A marcação no notário é feita de comum acordo entre vendedor e comprador para ambos poderem estar presentes. Podes pedir informações no notário de toda a documentação que tens de ter.
Quem compra é que paga a escritura o IMT e IS.
Atenção que sendo um imóvel comercial se não estou em erro a taxa de IMT será de 6,5% sobre o valor a escriturar.
Se for escriturado por 30000€ deverá pagar 1950€ de IMT e 240€ de IS (imposto de selo).
Se for escriturado por 20000€ deverá pagar 1300€ de IMT e 160€ de IS.
O preço da escritura em si a pagar ao notário não deve deferir muito, mas pergunta pelos valores a pagar ao notário.

A marcação no notário é feita de comum acordo entre vendedor e comprador para ambos poderem estar presentes. Podes pedir informações no notário de toda a documentação que tens de ter.
Quem compra é que paga a escritura o IMT e IS.
Atenção que sendo um imóvel comercial se não estou em erro a taxa de IMT será de 6,5% sobre o valor a escriturar.
Se for escriturado por 30000€ deverá pagar 1950€ de IMT e 240€ de IS (imposto de selo).
Se for escriturado por 20000€ deverá pagar 1300€ de IMT e 160€ de IS.
O preço da escritura em si a pagar ao notário não deve deferir muito, mas pergunta pelos valores a pagar ao notário.
Obrigado. O VPT ( caderneta predial) está avaliado em 30.000. A escritura nunca pode ser inferior, certo?

Pode, mas o imt é sempre pelo maior valor...

Obrigado.

Mas neste caso não há nenhum vantagem em fazer a escritura ( solicitadora) por 20K€ mas o estabelecimento ter um VPT de 30K€... Se o IMT é calculado sobre os 30K.€ .. Ou há?

Posso pagar a pronto, mas queria pedir um empréstimo com taxa minima possível , utilizando um depósito desse mesmo valor como garantia . Não queria muito ir para os créditos imobiliários devido aos seguros e despesas extras....

Todos os bancos oferecem esta possubilidade?

Última edição:
Obrigado.

Mas neste caso não há nenhum vantagem em fazer a escritura ( solicitadora) por 20K€ mas o estabelecimento ter um VPT de 30K€... Se o IMT é calculado sobre os 30K.€ .. Ou há?

Posso pagar a pronto, mas queria pedir um empréstimo com taxa minima possível , utilizando um depósito desse mesmo valor como garantia . Não queria muito ir para os créditos imobiliários devido aos seguros e despesas extras....

Não tens vantagem porque pagas sempre pelo maior valor.

Faz bem as contas à necessidade do crédito, especialmente tendo em conta que o valor é baixo.

Voltar
Superior