INSIGHT
Well-known member
Tem que se declarar sempre! E pagar os 28%..No ano seguinte apenas? Se deter mais tempo não se tem de declarar?
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Tem que se declarar sempre! E pagar os 28%..No ano seguinte apenas? Se deter mais tempo não se tem de declarar?
No ano seguinte apenas? Se deter mais tempo não se tem de declarar?
Sim, resgate em 2020, declaras em 2021...Ali "no ano seguinte" o quer quer dizer é no ano a seguir à venda tens de declarar.
Ou seja, se venderes no ano N, tens de declarar no ano N +1. Porque a declaração de IRS é feita entre Abril-Junho, mas referente ao ano anterior.

15k é o que tenho parado em DP neste banco. E é parado mesmo, a render praticamente zero.
Mas para ter sido a CGD a propor-me optar por fundos, como sou um gajo desconfiado, amanhã quando me ligarem quero já ter uma ideia do que optar.
Não vou colocar os 15k no mesmo. Vou colocar tipo 8k num, 3k noutro e os 4k para já ficam a prazo porque em breve posso precisar de uma parte desse valor e é menos penalizador ir buscar a um DP do que a produtos onde não posso/devo mexer no capital.
Assim à partida posso dizer-te que nada que o gestor de conta te venha a propor te é benéfico.
Usem algum tempo para "index funds" vs ETFs
Nada é benéfico devido ao mercado? Ou devido a ser uma "proposta" de alguém que lá trabalha no banco?
Nada é benéfico devido ao mercado? Ou devido a ser uma "proposta" de alguém que lá trabalha no banco?
Sim, resgate em 2020, declaras em 2021...
Se eu ainda resgatar algum fundo até 31 de dezembro, pro ano no IRS tenho de declarar...
Apesar que já várias vezes resgatei e não declarei, mas eram valores baixos![]()
Esse pensamento não está correcto.Falando em resgatar investimentos.
Caso hipotetico
Se tiver investido 10k e esse investimento agora vale 15k.
Eu resgato 10k e mantenho 5k investido.
Tenho que pagar algum imposto visto que tecnicamente nao tive lucro ainda?
A única coisa negativa que tenho a apontar ao Big é exactamente isso. Para um banco daquelas características ter os gestores a impingir fundos e seguros que não trazem nada aos clientesSegunda opção, o objetivo dos PFAs é impigirem-te produtos financeiros onde o banco ganha com isso. Eles não estão muito longe dos consultores imobiliários que se acham consultores. O gestor de conta quer, quase sempre, o melhor para ele e para o banco, o produto que te vende ou que te tenta mostrar é aquele onde ele ganha mais!
Não compreendo muito bem como é que a nova geração continua a acreditar na banca com tantas alternativas de investimento que há por cá.

Querias.....Falando em resgatar investimentos.
Caso hipotetico
Se tiver investido 10k e esse investimento agora vale 15k.
Eu resgato 10k e mantenho 5k investido.
Tenho que pagar algum imposto visto que tecnicamente nao tive lucro ainda?
É por isso que eu digo, a educação financeira devia ser dada na escola. É crucial!A única coisa negativa que tenho a apontar ao Big é exactamente isso. Para um banco daquelas características ter os gestores a impingir fundos e seguros que não trazem nada aos clientes
De facto, as pessoas devem ler e informar-se bastante antes de "investir". Hoje em dia é muito mais fácil que há uns anos atrás. Porque há caminhos e caminhos, e muita coisa aí só serve para encher os seus gestores de comissões.
Isto, pagas a diferença entre compra e venda....Esse pensamento não está correcto.
Não resgata €, resgata sim UP's ou acções ou outra coisa qualquer. Que tiveram um determinado preço se compra e agora um preço de venda. E é o produto dessa diferença que é tributado.
Não precisas de contabilista para declarar mais valias ou dividendos.E isso declara-se bem em IRS ou é preciso ser um contabilista a tratar do assunto?
É que na minha carteira, só tenho produtos que fazem retenção na fonte automaticamente, pelo que não tenho de declarar nada em IRS. Trabalho dependente, declaração automática e siga para bingo.
Se ao adquirir certos ativos tiver de pagar 20 ou 30€ a um contabilista, esse valor também tem de ser tido em conta, é bem mais caro do que boa parte das comissões de subscrição/corretor.
É mt simples, sou sempre eu que faço o meu IRS e não sou contabilista [E isso declara-se bem em IRS ou é preciso ser um contabilista a tratar do assunto?
É que na minha carteira, só tenho produtos que fazem retenção na fonte automaticamente, pelo que não tenho de declarar nada em IRS. Trabalho dependente, declaração automática e siga para bingo.
Se ao adquirir certos ativos tiver de pagar 20 ou 30€ a um contabilista, esse valor também tem de ser tido em conta, é bem mais caro do que boa parte das comissões de subscrição/corretor.
É por isso que eu digo, a educação financeira devia ser dada na escola. É crucial!
Nós estamos aqui e percebemos alguma coisa disto, mas grande parte da população não percebe puto de investimentos, nem quer perceber.
Eu não crítico o trabalho dos gestores a vender o que mais convém ao patrão, isso acontece em qualquer domínio, por ex. Telecomunicações. Neste caso, estão a fazer o trabalho deles que é engrossar a margem complementar, isto num contexto de enorme pressão sobre a margem financeira. Quem não quiser não compra..
A única coisa negativa que tenho a apontar ao Big é exactamente isso. Para um banco daquelas características ter os gestores a impingir fundos e seguros que não trazem nada aos clientes
De facto, as pessoas devem ler e informar-se bastante antes de "investir". Hoje em dia é muito mais fácil que há uns anos atrás. Porque há caminhos e caminhos, e muita coisa aí só serve para encher os seus gestores de comissões.