O que é uma boa poupança?

Atenção que agora os benefícios fiscais dos PPR somam às outras deduções todas (saúde, educação, encargos com imóveis, IVA, despesas gerais e familiares, etc), e as dedução coleta têm um tecto máximo que vai dos 1000 aos 2500 euros, consoante os rendimentos. Logo o suposto benefício fiscal dos PPR pode não servir para nada.
Eu vou buscar o total retido em IRS, por causa dos PPR..se não ficavam lá sempre cerca de 50%...

Dá para pagar as prestações.
Para fazer abatimentos extraordinários de capital não.
Fiquei com uma duvida que é imaginemos que tens um credito habitação por liquidar no valor de 100 k e tens um PPR no valor de 10 k, é possivel o uso desse valor integral do ppr para pagamento de prestações sem prejuizo ou devolução de benefícios fiscais?

Ja alguem daqui o fez?
Faz mais sentido abater a qualquer altura do contrato ou isso nao se coloca? Pergunto isto devido as taxas euribor que ainda se mantém negativas.

Fiquei com uma duvida que é imaginemos que tens um credito habitação por liquidar no valor de 100 k e tens um PPR no valor de 10 k, é possivel o uso desse valor integral do ppr para pagamento de prestações sem prejuizo ou devolução de benefícios fiscais?

Ja alguem daqui o fez?
Faz mais sentido abater a qualquer altura do contrato ou isso nao se coloca? Pergunto isto devido as taxas euribor que ainda se mantém negativas.

Nunca fiz.

• pagamento de prestações de contratos de crédito garantidos por hipoteca sobre imóvel destinado a habitação própria e permanente do participante. O valor resultante do reembolso apenas pode ser afeto ao pagamento das prestações vencidas – incluindo capital, juros remuneratórios e moratórios, comissões e outras despesas conexas com o crédito – e ao pagamento de prestações por vencer, à medida que se vão vencendo.
Nos casos de reforma por velhice, a partir dos sessenta anos de idade, frequência ou entrada num curso de ensino superior ou profissional e utilização para pagamento de prestações de contratos de crédito garantidos por hipoteca sobre imóvel destinado a habitação própria e permanente do participante só podem ser levantados valores referentes a entregas feitas há, pelo menos, 5 anos.
Nesses casos, o reembolso da totalidade do valor dos PPR/E só é possível se o montante das entregas efetuadas na primeira metade da vigência do contrato representar, pelo menos, 35% do total das entregas.

https://www.asf.com.pt/NR/exeres/7AD202A1-E3AA-4C55-B18E-9F22C8923EFC.htm

Ja alguem daqui o fez?
Só dá mesmo para pagar a prestação mensal...

Até porque os 20% à cabeça para um período de 5 anos é bastante interessante.

E não só dá para amortizar o CH como ainda serve de "almofada" para essa eventualidade durante 5 anos. Ou seja, mesmo que por infelicidade não pudesse este ano fazr um PPR, teria sempre os últimos 5 PPR que iriam apoiar o pagamento de CH.

É três em um:
1. optimização fiscal;
2. poupança com retorno interessante a 5 anos;
3. almofada para pagamento porventura do compromisso financeiro mais importante que é o CH.

Os benefícios fiscais em IRS dos PPR são só nos primeiros 5 anos?

Só dá mesmo para pagar a prestação mensal...
Penso que não expliquem bem.
A parte das prestações eu percebi, a pergunta foi dá para abater parcialmente o CH ( exemplo 100 k ) com um PPR ( exemplo 10k ) sem devoluções de benefícios ?

A outra questao tem haver com a euribor e o melhor momento para abater o CH, visto que a minha prestação está indexada à taxa euribor e sabendo que estes anos tem estado negativa ( logo pago menos ao banco ), parece que faz sentido abater enquanto ela estiver negativa, daí a minha pergunta se isto faz sentido ?

Penso que não expliquem bem.
A parte das prestações eu percebi, a pergunta foi dá para abater parcialmente o CH ( exemplo 100 k ) com um PPR ( exemplo 10k ) sem devoluções de benefícios ?

A outra questao tem haver com a euribor e o melhor momento para abater o CH, visto que a minha prestação está indexada à taxa euribor e sabendo que estes anos tem estado negativa ( logo pago menos ao banco ), parece que faz sentido abater enquanto ela estiver negativa, daí a minha pergunta se isto faz sentido ?

Pelo contrário, a melhor altura para fazer liquidações parciais antecipadas a uma dívida é quando a taxa de juro é mais alta, pois incide sobre o capital em dívida... Se atualmente tens uma taxa baixa, por consequência de uma Euribor negativa, certamente que tens mais vantagem em não pagares antecipadamente (nem que não seja só o facto de não te descapitalizares). Nesse sentido, a Euribor subindo, pagarás mais juros logo compensará abater nesse momento, para fazer descer o custo com o crédito.

Se alguém souber: o que distingue um fundo normal de um fundo ppr (que permite ser declarado como investimento ppr na declaração de irs)?

Isto é, além da designação do nome conter "PPR", existe mais alguma coisa/característica do fundo ppr para a qual a pessoa comum possa olhar e perceber que se trata de um produto que pode usar como ppr?

Ou é apenas uma diferença "técnica" do fundo e as pessoas apenas sabem através do nome?

Se alguém souber: o que distingue um fundo normal de um fundo ppr (que permite ser declarado como investimento ppr na declaração de irs)?

Isto é, além da designação do nome conter "PPR", existe mais alguma coisa/característica do fundo ppr para a qual a pessoa comum possa olhar e perceber que se trata de um produto que pode usar como ppr?

Ou é apenas uma diferença "técnica" do fundo e as pessoas apenas sabem através do nome?
Os meus PPR, são em forma de fundos de investimento, fazem parte da minha carteira no Best...
PPR Vintage ( capital garantido após 3 anos)
NB PPR

Para valores entre 2500€ e 5000€ em que devo investir para que não fique parado no banco a comer comissões.
Gostaria de investir em algo que tivesse grau 0 de risco. Obrigado.

Para valores entre 2500€ e 5000€ em que devo investir para que não fique parado no banco a comer comissões.

Qualquer banco oferece opcoes com 0 de risco. Nao ganhas muito mas tambem nao perdes.

Ganhar dinheiro com 0 risco desconheço.

Agora tens de decidir: ou ganhas dinheiro e assumes algum risco ou então se não queres mesmo risco podes colocar o dinheiro num DP ou num certificado de aforro. O dinheiro vai render muito próximo de 0 o que faz com que não o percas mas na minha opinião a grande verdade é que se está a perder dinheiro... De ano para ano esse dinheiro tem menos valor e basicamente permanece o mesmo.

No mínimo CTPC ou CAforro, pelo menos para a inflacção não comer o dinheiro, mesmo estando baixa....
CTPC só permite resgates antecipados a 1 ano, ao passo que os CA podes fazê-los ao fim de 3 meses.
O Banco Invest tem um depósito a prazo a 1%, a 1 ano, mínimo 2000 EUR. Mas penso que para não teres comissões precisas de 5.000 EUR.

Voltar
Superior