O que é uma boa poupança?

Comentei e é verdade, mas achas que cá em PT 3000€ é viável em inicio de carreira?:( A empresa nem paga nada de especial aos funcionários, mas para a realidade portuguesa, é muito bom, principalmente para quem tem apenas o 12º ano.

A minha chefe deve ganhar perto disso (incluindo carro e prémios), eu não, sou muito verdinho, mas hei de lá chegar[:p]. Felizmente fui parar a um sitio onde ninguém(interno) pode "competir" comigo.

Um "simples" operador ganha limpos 1300€, acresce carro+portagens+gasóleo+subsidio turno+alimentação!

Mas isto não é o tópico dos ordenados, siga para bingo!

É o tópico da poupança, que por sinal, numa classe maioritariamente assalariada como a que cá deve estar representada, está bastante conectado!

Qual o país destino? Tenho colegas alguns colegas a sair pra Holanda!

É o tópico da poupança, que por sinal, numa classe maioritariamente assalariada como a que cá deve estar representada, está bastante conectado!

Qual o país destino? Tenho colegas alguns colegas a sair pra Holanda!

País destino do quê?

Eu até gostava de ir para a Holanda, mas não surgiu nenhuma oportunidade

Pode ser que a pandemia tenha trazido também alguns hábitos de poupança a manter.

https://eco.sapo.pt/2020/12/23/mesm...upanca-no-terceiro-trimestre-com-taxa-de-108/

Com taxas record de poupanças, a passarem os 10% de taxa de poupança, deixa aqui um indicador de "manutenção" de objectivo = em 2021 poupar pelo menos 10% dos rendimentos líquidos.

O "a manter" é que desconfio...

Aposto mais que a maioria vai gastar o que não gastou assim que tenha oportunidade (férias, almoços/jantares, etc).

O "a manter" é que desconfio...

Aposto mais que a maioria vai gastar o que não gastou assim que tenha oportunidade (férias, almoços/jantares, etc).

Quando digo manter não significa em termos nominais mas, pelo menos, em hábitos de poupança.

Mas também sei que as pessoas têm memória curta e à primeira oportunidade vão logo esbanjar toda a poupança...:sh)

Por aqui poupei 38% do rendimento anual Liquido.

Podia ser mais mas comprei um carro novo (usado) em 2020 (13.5%).

Este ano tive um aumento de 15% por isso espero chegar ao 50% em 2021 mas espero mudar de casa para um sitio melhor por isso vamos ver se vai ser possivel.

Isto sem contar com o plano de reforma que sao 11% do bruto. (Salary Sacrifice)

Contando com a reforma da cerca de 55%

Última edição:
Como calculam a poupança sobre rendimento? Eu sei quanto foi o rendimento, mas não faço ideia de como calcular a poupança. Aliás esta "poupança" muda todos os dias, é dinâmica.

Como calculam a poupança sobre rendimento? Eu sei quanto foi o rendimento, mas não faço ideia de como calcular a poupança. Aliás esta "poupança" muda todos os dias, é dinâmica.

Calculo o dinheiro que tiro da conta à ordem para "guardar" em poupança. Aliás, tenho uma transferência mensal com descritivo "poupança", e mesmo transferências extra também coloco "poupança".

Por outro lado facilita usar uma subconta para isso. Por exemplo, tenho uma subconta "poupanca 2021", assim, tudo o seja poupança este ano irá parar àquele conta, antes de ter um outro qualquer destino.

Depois no final do ano é simples fazer um rendimento líquido anual vs poupança anual.

Tenho o um excel onde coloco os gastos todos e os rendimentos. Depois é aritmética. O site do banco permite categorizar os gastos e rendimentos, fica fácil no final de cada mês actualizar o excel.

Calculo o dinheiro que tiro da conta à ordem para "guardar" em poupança. Aliás, tenho uma transferência mensal com descritivo "poupança", e mesmo transferências extra também coloco "poupança".

Por outro lado facilita usar uma subconta para isso. Por exemplo, tenho uma subconta "poupanca 2021", assim, tudo o seja poupança este ano irá parar àquele conta, antes de ter um outro qualquer destino.

Depois no final do ano é simples fazer um rendimento líquido anual vs poupança anual.

Se tens o dinheiro numa conta poupança estás a perder dinheiro, está parado. Ou só metes nessa conta para efeito de contabilidade e depois investes a partir daí?

Tenho o um excel onde coloco os gastos todos e os rendimentos. Depois é aritmética. O site do banco permite categorizar os gastos e rendimentos, fica fácil no final de cada mês actualizar o excel.

Eu entendo poupança um bocado diferente.

Ganho 100, gasto 60, poupo 40... OK... mas se investes esses 40 e eles agora valem 60, poupaste 40 ou 60?
Ou no meu caso este ano, ganho 100, gasto 500, poupo 40, como calcular isso? [:D]

Mas percebi o teu ponto e faço isso também (meter todas as despesas numa folha de cálculo e todas os rendimentos). [;)]

Eu é que penso sempre nos meus Activos todos, a poupança é parte do activo, algum está em cash, a maior parte não está.

Se tens o dinheiro numa conta poupança estás a perder dinheiro, está parado. Ou só metes nessa conta para efeito de contabilidade e depois investes a partir daí?

Eu entendo poupança um bocado diferente.

Ganho 100, gasto 60, poupo 40... OK... mas se investes esses 40 e eles agora valem 60, poupaste 40 ou 60?
Ou no meu caso este ano, ganho 100, gasto 500, poupo 40, como calcular isso? [:D]

Mas percebi o teu ponto e faço isso também (meter todas as despesas numa folha de cálculo e todas os rendimentos). [;)]

Eu é que penso sempre nos meus Activos todos, a poupança é parte do activo, algum está em cash, a maior parte não está.

Penso que a poupança ou % de poupança que estão a referir é sempre numa ótica anual do que (entra liquido - o sai liquido) = poupança do ano.

Voltar
Superior