O que é uma boa poupança?

Se tens o dinheiro numa conta poupança estás a perder dinheiro, está parado. Ou só metes nessa conta para efeito de contabilidade e depois investes a partir daí?

Eu entendo poupança um bocado diferente.

Ganho 100, gasto 60, poupo 40... OK... mas se investes esses 40 e eles agora valem 60, poupaste 40 ou 60?
Ou no meu caso este ano, ganho 100, gasto 500, poupo 40, como calcular isso? [:D]

Mas percebi o teu ponto e faço isso também (meter todas as despesas numa folha de cálculo e todas os rendimentos). [;)]

Eu é que penso sempre nos meus Activos todos, a poupança é parte do activo, algum está em cash, a maior parte não está.

Não estou preocupado com essa poupança corrente. Ao mesmo tempo serve de liquidez imediata para qualquer eventualidade. De tempos a tempos é que uso para investir.

Sempre que venho a este tópico sou sincero... Ou ando a fazer muita coisa errada na vida a malta aqui ou não sabe fazer contas ou ganham mesmo muito bem para as percentagens que aqui ponhem!

2021 no meu caso foi para esquecer... Se no inicio da pandemia a poupança foi notável (essencialmente o que se poupa em combustível para ir trabalhar) depois os gastos vieram ao de cima. Água, luz, alimentação (minha e dos miúdos) mais as coisas que estando em casa se consome muito mais e que não são baratas (cerveja, vinho e café), mesmo sem férias gastei mais dinheiro que o ano passado!

Tal e qual.[:D]

Obrigado pela confirmação rápida.[:cool:]

Comprei à pouco tempo um pequeno apartamento usando ~2/3 de uma poupança que tinha acumulada. Considerei que lapidei o volume da poupança acumulada que tinha.
Mas o nível de poupança anual do ano 2020 foi +- idêntico ao anterior. (Ganhos-gastos)
O que diminui foi o bolo em cash que estava acumulado numa poupança.

Posso estar a ver mal a coisa atenção!

Sempre que venho a este tópico sou sincero... Ou ando a fazer muita coisa errada na vida a malta aqui ou não sabe fazer contas ou ganham mesmo muito bem para as percentagens que aqui ponhem!

2021 no meu caso foi para esquecer... Se no inicio da pandemia a poupança foi notável (essencialmente o que se poupa em combustível para ir trabalhar) depois os gastos vieram ao de cima. Água, luz, alimentação (minha e dos miúdos) mais as coisas que estando em casa se consome muito mais e que não são baratas (cerveja, vinho e café), mesmo sem férias gastei mais dinheiro que o ano passado!
Já devias saber que a malta que aqui frequenta o fórum e participa é o famoso 1% da população.

E há muito boa gente que se inclui nesse estudo da poupança que está, e vai ficar, em moratórias. Explica lá a essa gente que moratória não é perdão...

Comprei à pouco tempo um pequeno apartamento usando ~2/3 de uma poupança que tinha acumulada. Considerei que lapidei o volume da poupança acumulada que tinha.
Mas o nível de poupança anual do ano 2020 foi +- idêntico ao anterior. (Ganhos-gastos)
O que diminui foi o bolo em cash que estava acumulado numa poupança.

Posso estar a ver mal a coisa atenção!

Vou-te responder por já ter visto e concordado com mta coisa tua ao longo do tempo.

Portanto imaginemos que tinhas cem mil euros de poupança total.

Durante o ano, o ratio ganho liquido vs despesa liquida, é de 50% Imaginemos a titulo de exemplo que ganhas 40k por ano e portanto poupas 20k.

Com a tua compra, gastaste +- 66k, ficaste com poupança de 34k.

Somas os 20k de poupança anual e tua poupança fica no total em 54k

Esqueces a casa pq obviamente não é poupança. É activo ou passivo consoante.

Portanto inicias o ano com 100k e finalizas com 54k. Para ti a poupança do ano foi de 50%.

OK!!![:D]

2020 foi um bom ano , investi 50% dos redimento que euferi em accçoes mais o reivestimento dos dicvidendos das mesmas .
nao sou de poupar , no sentido do ter liquidez, tenho apenas o necessaio para 4 meses de despesas nao mais do que isso

Curiosamente as bitcoins que minei nos ultimso anos passaram de repete a ter um valor duas vezes e meia o resto do portofoio [:)]

Vou-te responder por já ter visto e concordado com mta coisa tua ao longo do tempo.

Durante o ano, o ratio ganho liquido vs despesa liquida, é de 50% Imaginemos a titulo de exemplo que ganhas 40k por ano e portanto poupas 20k.

Portanto inicias o ano com 100k e finalizas com 54k. Para ti a poupança do ano foi de 50%.

Sem dúvida que o total de poupança acumulada diminui.

E a casa comeu-a? [:D]

O que ele fez foi apenas passar parte da poupança em cash para imobiliário, mas a poupança continua lá na mesma. Investir num produto financeiro ou em imobiliário, é sempre investimento...

Precisamente.

Para mim é complicado entender este conceito de poupança "passiva".

2020 foi um bom ano , investi 50% dos redimento que euferi em accçoes mais o reivestimento dos dicvidendos das mesmas .
nao sou de poupar , no sentido do ter liquidez, tenho apenas o necessaio para 4 meses de despesas nao mais do que isso

Curiosamente as bitcoins que minei nos ultimso anos passaram de repete a ter um valor duas vezes e meia o resto do portofoio [:)]

Isso sim, é assunto... [:D]

E vais vender ou vais esperar que rebente? [:p]

Quanto estás a pagar de impostos nos Dividendos? Como fazes essa declaração? O mok perguntou aí em cima.

Quanto estás a pagar de impostos nos Dividendos? Como fazes essa declaração? O mok perguntou aí em cima.
Pago so 28%
Nao sou eu que faço o IRS é a contabilista da emrpesa, mas sei que ela tarta do anexo J ( acho que é este) para lidar com a dupla tributação , mas nao sei pormenores , graças a deus

Pago so 28%
Nao sou eu que faço o IRS é a contabilista da emrpesa, mas sei que ela tarta do anexo J ( acho que é este) para lidar com a dupla tributação , mas nao sei pormenores , graças a deus

Era a minha estratégia nos EUA, pagava 15% e era um mimo, não havia coisa mais simples, aqui ainda não entendi o modelo, raio de país mais complicado [8b]...

Nada como ver a acumulação, era viciante.

Já devias saber que a malta que aqui frequenta o fórum e participa é o famoso 1% da população.

E há muito boa gente que se inclui nesse estudo da poupança que está, e vai ficar, em moratórias. Explica lá a essa gente que moratória não é perdão...

Quem se meteu em moratórias, com ou sem opção, e não se preparou, vai doer a sério quando acabarem...

Felizmente não recorri a nenhuma e só recorreria em última opção.

Sem dúvida que o total de poupança acumulada diminui.

Cenário A:
poupança cash = 100k
rendimento = 40k
poupança no ano = 20k
saldo final = 120k

Cenário B:
poupança cash = 100k - 66k = 34k
investimento imobiliário = 66k
rendimento = 40k
poupança no ano = 20k
saldo final = 120k

Em ambos os cenários a poupança não diminui...

Era a minha estratégia nos EUA, pagava 15% e era um mimo, não havia coisa mais simples, aqui ainda não entendi o modelo, raio de país mais complicado [8b]...

Nada como ver a acumulação, era viciante.

O modelo de cá também é "simples", pagas 28% de taxa sobre os rendimentos e está feito. [:D]

O problema é quando se juntam rendimentos obtidos noutro país, e que é preciso juntar cá no IRS, para evitar dupla tributação (na origem e cá novamente).

Existe sempre a possibilidade de não declarar cá nada, até ao dia...

Voltar
Superior