O que é uma boa poupança?

Ano ridículo a nível de poupança.
Rebentei tudo e… não chegou… em investimentos.

Este ano objectivo ir buscar a valorização da minha casa, com as mais valias comprar terreno e construir(mais do que duplicou de valor desde a comprar 2012. Começa a ficar curta de espaço T2).
Vender e enquanto não se vende, alugar a casa de turismo que estou a terminar. Se vender comprar dois ou três imóveis para reconstruir.

No total espero em 2023/4 atingir pela primeira vez os 7 dígitos em património + cash.
Ganha se mais dinheiro nos investimentos que no trabalho a poupar todos os meses.

A nível profissional, mudei de emprego em final de 2020, projecto novo, finalmente perto de casa, 30min carro, já devia ter mudado á mais tempo.

Espero dentro de 4/5 anos ter o meu primeiro negócio na minha área profissional. Vamos lá ver como corre…

Desejo genuinamente boa sorte nesse objectivo, que neste momento também é o meu (chegar aos 7 dígitos). Duvido é que no meu caso consiga até 2024. Estimo que seja lá para 2026, a correr conforme planeado.

É com a poupança que se consegue a almofada necessária para os investimentos, especialmente imobiliários. Não fosse essa "disciplina" e muitos passos nunca seriam possíveis de dar.

Boa sorte também para o negócio, que aqui bem irás precisar. A carga fiscal e burocrática é tal que faz qualquer um desanimar...

Boa tarde a todos!!

Conhecem alguma app para gestão das despesas mensais, que permita mais do que um utilizador, e que sincronize os gastos que cada um insere?
De preferência com catalogação por categorias, e que seja gratuita. [:D]

O objetivo é, quer eu quer a maria inserirmos os gastos/ganhos mensais, e podermos ter as apps sincronizadas quando cada um de nós vai modificar.

Há apps dos bancos que fazem isso automaticamente para cada conta:

8f21b66f1b1e254bebea83ba3e99d841.jpg

Faço porque gosto, nem todos somos iguais. Saber onde gasto dinheiro não me impede de o gastar, pelo contrário. Alguns de nós somos apenas data junkies.

Por exemplo, sei precisamente quanto gasto em nespresso, mas nem por isso deixei de usar cafés de cápsulas.

[:D][:D][:D][:D]

Existe um nome técnico para a minha panca

@rasec Obrigado pela dica.

Desejo genuinamente boa sorte nesse objectivo, que neste momento também é o meu (chegar aos 7 dígitos). Duvido é que no meu caso consiga até 2024. Estimo que seja lá para 2026, a correr conforme planeado.

É com a poupança que se consegue a almofada necessária para os investimentos, especialmente imobiliários. Não fosse essa "disciplina" e muitos passos nunca seriam possíveis de dar.

Boa sorte também para o negócio, que aqui bem irás precisar. A carga fiscal e burocrática é tal que faz qualquer um desanimar...
Ano ridículo a nível de poupança.
Rebentei tudo e… não chegou… em investimentos.

Este ano objectivo ir buscar a valorização da minha casa, com as mais valias comprar terreno e construir(mais do que duplicou de valor desde a comprar 2012. Começa a ficar curta de espaço T2).
Vender e enquanto não se vende, alugar a casa de turismo que estou a terminar. Se vender comprar dois ou três imóveis para reconstruir.

No total espero em 2023/4 atingir pela primeira vez os 7 dígitos em património + cash.
Ganha se mais dinheiro nos investimentos que no trabalho a poupar todos os meses.

A nível profissional, mudei de emprego em final de 2020, projecto novo, finalmente perto de casa, 30min carro, já devia ter mudado á mais tempo.

Espero dentro de 4/5 anos ter o meu primeiro negócio na minha área profissional. Vamos lá ver como corre…
Vocês já estão a falar de valores muito significativos e fora do alcance da maioria da população. Perdoe-me a curiosidade, qual é a vossa profissão?

Isso parece ser app Santander, em que menu posso ver essas infos?
Estive a procurar e não encontrei. É a app nova? Ainda uso a antiga, por enquanto.
Sim, é a nova app. Dá para escolher vários layouts diferentes, as contas e aplicações financeiras que queres ver, etc. Está muito melhor que a anterior.

Só para ser chato, se tem imobilizado ou investimentos em mercado de capitais contabilizado então não será líquido, para converter em dinheiro há impostos a pagar .... O sócio insaciável do comunistão quer sempre a parte dele... Por todo o risco que tiveram em investir em ti

Sim, esse é o problema. Também tenho previsto líquido, mas as contas são sempre difíceis de fazer, por causa de uma possível conversão em dinheiro, etc. Não falamos de um simples depósito à ordem, onde bastaria ver o saldo.

E o sócio estado está cada vez mais guloso. Em alguns situações a levar literalmente (quase) metade dos ganhos e sem mexerem uma palha.

Finado o ano e contas feitas.

Em conjunto com a Maria conseguimos poupar 20% dos nossos rendimentos.. Num ano em que ainda compramos alguns eletrodomésticos e mobílias acho que acabou por ser bom...

Vocês já estão a falar de valores muito significativos e fora do alcance da maioria da população. Perdoe-me a curiosidade, qual é a vossa profissão?

chegar aos 7 digitos de patrimonio é alcancavel, mas para quem tem medo de perder dinheiro e apenas tem depositos a prazo esquece.

se o SP500 render o mesmo que rendeu nos ultimos 40 anos, se reforçares um investimento 500€ por mês durante 33 anos vais chegar a 2.14M€ (que é 1M€ nos valores de hoje ajustando a uma inflação de 3% ao ano)

e nem estou a contar com o facto de que 500€ daqui a 20 anos não é nada portanto deveria aumentar tambem aumentar os 500€ investidos em 3% a cada ano que passe, nesse cenário chegarias ao 1M€ ajustado a inflação em 29 anos.

Última edição:
chegar aos 7 digitos de patrimonio é alcancavel, mas para quem tem medo de perder dinheiro e apenas tem depositos a prazo esquece.

se o SP500 render o mesmo que rendeu nos ultimos 40 anos, se reforçares um investimento 500€ por mês durante 33 anos vais chegar a 2.14M€ (que é 1M€ nos valores de hoje ajustando a uma inflação de 3% ao ano)

e nem estou a contar com o facto de que 500€ daqui a 20 anos não é nada portanto deveria aumentar tambem aumentar os 500€ investidos em 3% a cada ano que passe, nesse cenário chegarias ao 1M€ ajustado a inflação em 29 anos.

O pensamento está correcto, mas algo nas tuas contas não bate certo.

Mas o maior risco, é mesmo não investir e ter o dinheiro parado na conta, ou a render 1% ou menos ao ano.

Mas esquecendo a inflação (assumimos que ajustamos à inflação anualmente), se meteres 6k ano a crescer a 10% ao ano, ao fim de 40 anos tens €271,556

Não sei como chegaste a esse valor, nao faz muito sentido.
Ou não percebeste o que disse, estava a dizer reforcar 500€ todos os meses durante 30 anos.

Mas o maior risco, é mesmo não investir e ter o dinheiro parado na conta, ou a render 1% ou menos ao ano.

Mas esquecendo a inflação (assumimos que ajustamos à inflação anualmente), se meteres 6k ano a crescer a 10% ao ano, ao fim de 40 anos tens €271,556

As contas estão bem feitas. Nota que o mok fala numa estratégia de dollar cost averaging de 500 EUR por mês! Não é para todos.
Seja como for, a variável inflação deve sempre, sempre, entrar nestas contas. Não só porque a desvalorização é uma coisa real, mas também por uma questão de interpretação dos valoers e expectativas.

No fundo, o que interessa reter é que o importante é poupar sempre alguma coisa e não deixar a poupança parada. Quanto aos investimentos propriamente ditos não é preciso inventar muito. Nem é recomendado na maior parte dos casos. A longo prazo "basta" ter um ETF a seguir o S&P500! É claro que convém sempre ter diversificação, mas a ideia é esta.

Investir 6k todos os anos ao fim de 40 anos com 10% de rentabilidade tens 2,927,110.87[:D]

Voltar
Superior