O que é uma boa poupança?

Não sabia que a inflação já ia nos 50% [:D]

Então a tua abordagem é ter tudo investido em ativos de risco. E se precisares de uns milhares de €s para uma reparação no carro resgatas o necessário no momento.

Eu prefiro ter as duas coisas. Para uma reparação no carro uso a poupança, que mantenho à melhor taxa possível com garantia de capital e liquidez. Para um carro novo vou aos investimentos.

Quê, ao dinheiro dos referals daqueles fantásticos sites de criptomoedas? [:)]

Quê, ao dinheiro dos referals daqueles fantásticos sites de criptomoedas? [:)]

Para quê o julgamento? Penso que ainda não critiquei as tuas escolhas, só expliquei como prefiro fazer. Não é objetivamente melhor ou pior, apenas a minha preferência pessoal.

Já que mencionas, as criptomoedas para mim são um hobby. Não coloco dinheiro "a sério" em (por exemplo) stocks, muito menos em criptos. E sei que o que lá tenho pode-se perder.

A minha principal fonte de rendimento sempre foi e será o meu trabalho. Tudo o resto é apenas uma ajuda. Como investidor, já fui mais agressivo, agora com o avançar da idade estou quase só em capital garantido.

Última edição:
A nível pessoal os meus gastos subiram muito mais que isso, só em alimentação e combustível, tem sido um massacre.

Aí a questão familiar (agregado), amplia de forma brutal o efeito inflacionário, grosso modo duplica perante um casal sem dependentes mesmo em ambiente urbano (acesso a um cabaz de produtos com preços mais competitivos).

Lembro-me da tua referencia a redução subtil de proporção de produto vs preço, vi uma peça e as marcas numa redução de umas miseras 4/5 batatas fritas num pack, poupam milhares de €, pois, :eek:[;)]

Lembro-me da tua referencia a redução subtil de proporção de produto vs preço, vi uma peça e as marcas numa redução de umas miseras 4/5 batatas fritas num pack, poupam milhares de €, pois, :eek:[;)]

Muito poucos consumidores detetam essa redução de quantidade, e desses poucos se preocupam com menos alguns gramas. Mas se o preço aumentasse, já seriam mais os que se chateavam.

Aqui está um exemplo de boa poupança... para as marcas [;)]

Última edição:
Todos os anos entrego o IRS de familiares com pensões baixas que recebem de volta toda a retenção feita sobre juros nacionais.

No anexo E tens a opção de optar pelo englobamento, o que significa que os juros são somados aos restantes rendimentos (salários, pensões) e taxados em conjunto. Para quem tem baixos rendimentos, são sujeitos a uma taxa inferior aos 28% que foram retidos e às deduções por despesas familiares, de saúde, etc, logo origina reembolso.

E assim, há pessoas para quem as taxas brutas acabam por ser efetivamente as líquidas também. :)

https://expresso.pt/economia/2019-0...-o-seu-reembolso-de-IRS-sem-estar-a-espera--1

Conheço de perto uma pessoa que tinha uma boa quantia em CTPM, e quando eles deram acima dos 7% de juros, recebeu praticamente 5000 euros brutos, tendo ficado retidos quase 1400€ em IRS (28%). Acontece que nesse ano esteve desempregada e quando entregou o IRS no ano a seguir referente a esse exercício utilizou esse anexo com o englobamento e foi buscar salvo erro o IRS todo retido 13xx€.

Sobre essa conta do Bankinter, quais as condições iniciais para abertura e o que terei de fazer? Desculpem mas não consigo onde estou analisar as condições de adesão.

Sobre essa conta do Bankinter, quais as condições iniciais para abertura e o que terei de fazer? Desculpem mas não consigo onde estou analisar as condições de adesão.

Para a abertura online, disponível para trabalhadores por conta de outrém e estudantes

Tudo o que necessita
1. Fazer o download da APP Bankinter.
2. Ser maior de 18 anos.
3. Ter os documentos válidos.
4. Autenticar-se por Chave Móvel Digital ou Videoconferência.

Descrição do processo
1. Inserir dados complementares.
2. Submeter comprovativos.
3. Selecionar Cartão de Débito.
4. Realizar Videoconferência (se aplicável).
5. Validar contrato.
6. ... e aguardar por desbloqueio da Conta.

Tutorial: https://youtube.com/watch?v=XieVDkpg17g

Em alternativa, podes-te dirigir a um balcão com o teu cartão de cidadão, comprovativo de morada (fatura água, luz, gás, etc) e recibos de vencimento.

Mais detalhes: https://www.bankinter.pt/abrir-conta

Não há depósito mínimo de abertura. Transferes para lá quanto quiseres, quando quiseres.

Última edição:
Conhecem a Conta Mais Ordenado do Bankinter?

Essencialmente é uma conta à ordem remunerada (TANB) em 5% no primeiro ano e 2% no segundo, sobre um saldo até 5000€.
Sem custos de abertura, manutenção ou transferência online.

Apesar da designação, em alternativa a receber lá o ordenado pode-se transferir mensalmente de outro banco. Mínimo 800€.

EDIT: Faltou-me dizer, os juros são creditados semestralmente.
Quer dizer então que posso transferir 800€ para o Bankinter e de seguida transferir de novo os 800€ para a conta de origem?

As transferências tēm custo?

Agradeço as explicações.

A insanidade do valor de algumas ações...

tesla.png

Sim, é insano, mas... Tesla não é um automaker, é uma tech company! Da mesma forma que Amazon não é um retailer, é uma tech company.

Size-of-Amazon-Shareable-1000x600.jpg

Tesla hoje vende carros, amanhã vende data! Enquanto a Mercedes ou BMW hoje vendem carros, e amanhã não sabem vender mais porra nenhuma, porque nem uma infotainment como deve de ser sabem fazer! É isso que está priced in na avaliação das empresas.

Voltar
Superior