O que é uma boa poupança?

Mas se calhar sem garantia de capital e juros.
Para alguns, é um fator importante. Não estou a defender nem a criticar, apenas a constatar.

A garantia de capital depende sempre da confiança que depositas onde colocas o dinheiro.

A minha confiança no estado/governo é muito baixa...

Estou totalmente depenado.[:D]

A terminar o primeiro investimento, recuei em outros devido a algumas incertezas.

Vamos ver o que os proximos anos nos reservam. Mas com a conviccao que investir é fulcral para conseguir criar valor.

Estou longe das minhas metas, mas estou seguro do caminho que preciso para as atingir.

Final deste ano, em patrimonio liquido (valores mercado, subtraindo o passivo), estarei já muito próximo dos 7 digitos.

Hoje faço 35 anos, falhei alguns objectivos pelo meio, mas estou confiante que até aos 50 anos vou conseguir autonomia financeira.

Mais ano menos ano, espero lutar apenas por mim e pelos meus negocios.

Estou em posição bastante semelhante. Só não estou tão confiante do FIRE aos 50 anos com o nível que pretendo. Aponto mais para os 55. Mas o caminho vai-se fazendo e até aos 50 nunca se sabe...

Não faço aconselhamento financeiro, não tenho licença para isso... [:p]

Mas neste tópico já têm partilhado boas ideias. É só estar atento...

Se achas que aqui alguém faz aconselhamento financeiro então és ainda mais obtuso que o teu nick.

Aguardo alternativas que, em 2017, tenham sido melhores ou tão boas, ou sequer próximas.

Estamos a falar no passado, reforço para o caso de não teres percebido à primeira.

2023 preciso de liquidez, colocar o investimento a gerar retorno, construir poupanca, para re investir .

Isto de perder parte da liquidez a que me habituei é dificil.

Às vezes é preciso dar um passo atrás para dar dois à frente. Quando as poupanças são aplicadas em investimento com objectivo de retorno, é isso que acontece.

Mas realmente custa ver a liquidez desfalcada... [:D]

Estou totalmente depenado.[:D]

A terminar o primeiro investimento, recuei em outros devido a algumas incertezas.

Vamos ver o que os proximos anos nos reservam. Mas com a conviccao que investir é fulcral para conseguir criar valor.

Estou longe das minhas metas, mas estou seguro do caminho que preciso para as atingir.

Final deste ano, em patrimonio liquido (valores mercado, subtraindo o passivo), estarei já muito próximo dos 7 digitos.

Hoje faço 35 anos, falhei alguns objectivos pelo meio, mas estou confiante que até aos 50 anos vou conseguir autonomia financeira.

Mais ano menos ano, espero lutar apenas por mim e pelos meus negocios.

No caso, boa parte do valor, em imobiliário correcto?

Se achas que aqui alguém faz aconselhamento financeiro então és ainda mais obtuso que o teu nick.

Aguardo alternativas que, em 2017, tenham sido melhores ou tão boas, ou sequer próximas.

Estamos a falar no passado, reforço para o caso de não teres percebido à primeira.

Nesse mesmo ano, se bem me recordo, tinha rendimentos financeiros entre os 10-12% tanb, que se mantiveram com média acima de 8% até à pandemia. Desde a pandemia têm rondado os 5%. Estou a falar do que meti realmente a carne no assador.

Aliás, também tinha ctpm e despachei tudo, e não estou nada arrependido...

Nesse mesmo ano, se bem me recordo, tinha rendimentos financeiros entre os 10-12% tanb, que se mantiveram com média acima de 8% até à pandemia. Desde a pandemia têm rondado os 5%. Estou a falar do que meti realmente a carne no assador.

Aliás, também tinha ctpm e despachei tudo, e não estou nada arrependido...

Não estou minimamente interessado nos rendimentos que obténs no mundo de fantasia.

O que perguntei foi objetivo que são as alternativas em 2017, capital garantido, risco melhor ou igual a dp que tenham dado rendimentos sequer próximos!

Não estou minimamente interessado nos rendimentos que obténs no mundo de fantasia.

O que perguntei foi objetivo que são as alternativas em 2017, capital garantido, risco melhor ou igual a dp que tenham dado rendimentos sequer próximos!

Os ctpm, se bem me recordo, são como qualquer obrigação = o capital garantido depende da capacidade de pagamento a quem emprestas o dinheiro.

Para uma entidade que já esteve 3x em bancarrota, é preciso fé... [:D]

No caso, boa parte do valor, em imobiliário correcto?

Investimento para Turismo, valor gasto a rondar os 200k, valor de venda algures entre os 450/550. Mas objectivo é explorar.

Alguns terrenos para projeto de Apicultura (ja se começou, ali na casa dos 10k ja gastei e ja produz para pagar as despesas).
Outros terrenos na fila de espera para turismo em outra escala.

Projecto de inveatimento industrial em standby, mas ai o know how é meu, o capital de um grupo proximo.

E a casa principal á semelhanca de muitos outros, foi comprada no timming certo e valorizou bem.

Sorte e muito esforco.

Investimento para Turismo, valor gasto a rondar os 200k, valor de venda algures entre os 450/550. Mas objectivo é explorar.

Alguns terrenos para projeto de Apicultura (ja se começou, ali na casa dos 10k ja gastei e ja produz para pagar as despesas).
Outros terrenos na fila de espera para turismo em outra escala.

Projecto de inveatimento industrial em standby, mas ai o know how é meu, o capital de um grupo proximo.

E a casa principal á semelhanca de muitos outros, foi comprada no timming certo e valorizou bem.

Sorte e muito esforco.

Explorado por ti ou outros? Presumo que sejam entre 100 a 150 enxames... Já dá algum trabalho para part time [;)]

Explorado por ti ou outros? Presumo que sejam entre 100 a 150 enxames... Já dá algum trabalho para part time [;)]

Ia perguntar isso. Não era eu o responsável por isso, mas aqui na família, no pico de trabalho, chegaram a haver 600 colmeias a serem exploradas com trabalho da família toda, sem ninguém a full time nisso, mas era uma avalanche de trabalho e simplesmente não se encontrava mão de obra para contratar. Isso, a varroa (e a velhice) acabaram por matar o negócio.

Coisas da minha mulher e do meu pai.
Acho que nao sao tantos, muito dos gastos nao foi diretamente para os enxames, se nao me falha a memoria foi 100/150€ cada.

Agora proximo ano vou preparar um terreno só para isso.
Recuperar um palheiro para colocar o equipamento, vedar, etc.

Entretanto ja vendem o mel todo pela zona, vai se agora criar rotulo etc.

Proximo ano devo fazer lhes a surpresa de lhes escalar o negocio. Vai me dar jeito na parte do turismo.[:)]

Eu levo a coisa como hobby, mas era bem capaz de me tornar apicultor a tempo inteiro! E explorando todos os produtos da colmeia, até pode ser uma atividade bem rentável, mesmo tendo em conta o quanto mal pago é o mel em Portugal! [;)]

Alguns defendem isto:

• Com 30 anos o trabalhador deve ter poupado 100% do seu salário anual atual;
  • Com 35 anos o trabalhador deve ter poupado o dobro do seu salário anual atual;
  • Com 40 anos o trabalhador deve ter poupado o triplo de seu salário anual atual;
  • Com 45 anos o trabalhador deve ter poupado quatro vezes seu salário anual atual;
  • Com 50 anos o trabalhador deve ter poupado cinco vezes seu salário anual atual;
  • Aos 55 anos, o trabalhador deve ter poupado seis vezes o seu salário anual atual;
  • Aos 60 anos, o trabalhador deve ter poupado sete vezes seu salário anual atual;
  • Com 65 anos, quando chega a idade da reforma, o trabalhador deve ter poupado uma quantia equivalente a oito vezes seu salário atual.

Alguns defendem isto:

• Com 35 anos o trabalhador deve ter poupado o dobro do seu salário anual atual;
  • Com 40 anos o trabalhador deve ter poupado o triplo de seu salário anual atual;
  • Com 45 anos o trabalhador deve ter poupado quatro vezes seu salário anual atual;
  • Com 50 anos o trabalhador deve ter poupado cinco vezes seu salário anual atual;
  • Aos 55 anos, o trabalhador deve ter poupado seis vezes o seu salário anual atual;
  • Aos 60 anos, o trabalhador deve ter poupado sete vezes seu salário anual atual;
  • Com 65 anos, quando chega a idade da reforma, o trabalhador deve ter poupado uma quantia equivalente a oito vezes seu salário atual.
Tendo em conta os salários em PT, não me parece realista.

Aqui o mínimo, são 705€... com rendas a 500 paus ou mais [kiss]

Alguns defendem isto:

Salário anual bruto ou líquido?

Voltar
Superior