O que é uma boa poupança?

Se tens inflação de 10% então com aplicações a 2% estás a perder 8%.

O melhor investimento será aquele que também ganhe com a inflação...

Com a situação actual, vou fazer mais uma escritura esta semana.
A parte "engracada", a mesma imobiliaria que me vendeu o apartamento, veio falar comigo para ver se o queria arrendar. O valor da renda pagava o emprestimo, seguros, e ainda dava uma renda fixe sobre o valor da entrada que dei( principalmente se compararmos ao que renderia se esse dinheiro tivesse ficado no banco)
So não arrendei porque comprei esta para la ir eu viver nela.

Neste momento não há praticamente depósitos a prazo a dar mais de 1% de juro, daí que possa ser interessante para quem quer ter o dinheiro seguro e a render qualquer coisa. Além do que dão 0.5% a partir do 2o ano portanto já quase dá 2% juro bruto.

E outros 0.5% a partir do 5o ano. Mas irá sempre subir e descer com a Euribor, não garante uma taxa base fixa para os 10 anos.

Os CA estão a ficar com juros interessantes. A euribor a 3 meses vai continuar a subir.

As taxas a 10 anos no mercado secundário estão a 2,5%.

A 8 Setembro as taxas de juro do banco central estarão a 1%, muito possivelmente.

Entretanto a CGD ainda oferece só 0%.[:D]

Os bancos demoram ou têm atrasado as subidas.

Com inflação a 9%, não sei como os juros são interessantes.

É praticamente impossível retorno acima da inflação sem risco.

Com inflação a 9%, não sei como os juros são interessantes.

É praticamente impossível retorno acima da inflação sem risco.

Serão mais interessantes agora (setembro) do que foram em agosto. É sempre melhor perder menos do que perder mais, não é? :) Não é por não se conseguir compensar a inflação que se deve desistir de procurar a melhor taxa para o nível de risco que se está disposto a correr.

A euribor a 3 meses está a subir muito lentamente em relação á de 12M, a de 12M já vai em 1,5% a 3M apenas a 0,5%, mas deve la chegar nos proximos 3 meses digo eu, já daria 1,5+1=2,5%

Vamos ver é se até lá não lançam os CA série F, com nova (pior) taxa para as novas subscrições (espero que não). Históricamente, quase todas as alterações em produtos do IGCP ocorreram entre meio de setembro e fim de outubro.

Eu apenas disse interessante face ao que os DP oferecem. Por exemplo para a parte do portfólio que compõe o fundo de emergência. Vai sempre perder face à inflação mas pelo menos perde menos.

Para valores de 20k, sinceramente não consigo ver qual a melhor forma de mitigar a inflação.

Mesmo que fosse uns 5% líquidos ao ano, nao é fácil sem risco.

Criptos já perdi e bem, ações o mercado está altamente instável, certificados tenho lá algum € mas o retorno é péssimo..

Os DP então nem falo , basicamente só servem para “forçar” facilmente a poupança de uma % do salário devido à facilidade de reforço.

Aliás nem o cimento hoje em dia combate a inflação.

Numa casa de 150k (um barraco nas áreas metropolitanas) boa sorte para tirarem 15k líquidos ao ano.

Se tirarem 5% líquidos já não é nada mau, e é só devido à especulação das rendas e caso não haja nenhuma despesa extra com o imóvel.

Vamos ver é se até lá não lançam os CA série F, com nova (pior) taxa para as novas subscrições (espero que não). Históricamente, quase todas as alterações em produtos do IGCP ocorreram entre meio de setembro e fim de outubro.
Boas para quem vai aderir aos CA pela primeira vez é melhor esperar até outubro ou subscrever agora. Obrigado

Para valores de 20k, sinceramente não consigo ver qual a melhor forma de mitigar a inflação.

Mesmo que fosse uns 5% líquidos ao ano, nao é fácil sem risco.

Criptos já perdi e bem, ações o mercado está altamente instável, certificados tenho lá algum € mas o retorno é péssimo..

Os DP então nem falo , basicamente só servem para “forçar” facilmente a poupança de uma % do salário devido à facilidade de reforço.

DCA mensalmente no SP500, olhando para isto como um processo a 10+ anos, não 6 meses....

Boas para quem vai aderir aos CA pela primeira vez é melhor esperar até outubro ou subscrever agora. Obrigado

Agora se fores para os certificados serie E podes levantar passado 3 meses se lancarem condicoes melhores levantas

Edit: tinha escrito F

Última edição:
Boas para quem vai aderir aos CA pela primeira vez é melhor esperar até outubro ou subscrever agora.

Em outubro a taxa pode voltar a subir (não beneficiando as subscrições de setembro), mas também pode descer ou podem piorar as condições das novas subscrições.

A questão de subida ou descida de taxa para outubro é fácil de controlar. A 28 de setembro anunciarão a taxa de outubro, se for descer ainda terás 3 dias para subscrever, se for subir aguardas a mudança de mês. Eventuais alterações (para pior) nas condições de subscrição é que não se podem prever, e podem ser anunciadas logo com entrada em vigor.

Última edição:
Em outubro a taxa pode voltar a subir (não beneficiando as subscrições de setembro), mas também pode descer ou podem piorar as condições das novas subscrições.

Tens de escolher o risco a correr.

Espera-se por Novembro (3 meses), regata-se os certificados, e com o dinheiro volta a subscrever os novos se as condições forem melhores.

Eu estou a ver o que acontece com as taxas (mantêm-se vergonhosamente baixas para os níveis de inflação) para decidir o que fazer a uns CTPC que fizeram o primeiro ano em julho e agosto.

Mas vale a pena trocar CTPC por CA neste momento?

Quando fiz a última subscrição, analisei bem isso e os CTPC ofereciam taxas mais apelativas

Também eu. Mas há um ano a euribor a 3 meses era negativa, e agora está nos 0,5% e tem de subir. Subscrevi CT mesmo para o dinheiro não estar no banco a render literalmente zero.

Outra coisa que as pessoas também facilmente ignoram é que os CA têm um sistema de juros compostos, e o CT o que rende é sempre a subscrição inicial, os juros vão sendo transferidos anualmente para uma conta à ordem.

Ao fim de uma década, juros compostos podem fazer um pequeno milagre...

Voltar
Superior