O que é uma boa poupança?

Mas isso com os 5k iniciais ultrapassa o que eles dizem de “saldo máximo 5k”.

E os juros supostamente são calculados tendo como tecto os 5k

Depositas os 5k logo após abrir conta (transferência imediata é o ideal). Depois, mensalmente envias para lá 800€ que usas em pagamentos e/ou transferes de volta (gratuito).

Além disso, novo requisito introduzido para adesões desde maio, tens de aderir a um cartão de crédito (o BK Power é gratuito) e fazer alguns movimentos (cerca de um por mês).

Para quem tem 10k de dinheiro parado, fazer um certificado de aforro de 5000 (juros garantidos e fácil mobilização) e investir outros 5000 em um PPR Alves Ribeiro (Risco maior, a longo prazo é maior rentabilidade), acham que é uma boa decisão nesta fase?

Para quem tem 10k de dinheiro parado, fazer um certificado de aforro de 5000 (juros garantidos e fácil mobilização) e investir outros 5000 em um PPR Alves Ribeiro (Risco maior, a longo prazo é maior rentabilidade), acham que é uma boa decisão nesta fase?

Se ainda não tens, no Bankinter consegues 5% + 2% sobre 5000 sem risco. Discutido nos posts anteriores.

Já abri a conta do Bankinter.

Não achei nada prático, o processo.

A abertura de conta foi super fácil, mas entretanto liguei para lá e disseram-me que para pedir o tal cartão BK power (que é obrigatório para beneficiar dos juros), tenho de ir a uma agência…

Pior: não tenho agências aqui perto…

E outra coisa: não tendo pedido o cartão de débito (que custava 20€) a questão das transferências de 800€ da minha conta “normal” para lá e posterior devolução tem custos… ou não?

E outra coisa: não tendo pedido o cartão de débito (que custava 20€) a questão das transferências de 800€ da minha conta “normal” para lá e posterior devolução tem custos… ou não?

Custos de transferência da tua conta "normal", não dependem do Bankinter mas sim do teu banco "normal".

O cartão de débito não tem nada a ver e não faz falta. Essa conta Bankinter não tem custos de transferência para outros bancos nacionais. Mas só paga juros se fizeres as transferências e (para adesões desde maio) os pagamentos com cartão de crédito.

Tens alguns meses para obter e utilizar o cartão de crédito. Basta fazeres 5 pagamentos antes da conta fazer 6 meses, altura em que pagam os primeiros juros.

A transferência dos 5000€ é que deves fazer quanto antes. Espero que tenhas possibilidade de fazer transferência imediata.

Última edição:
Custos de transferência da tua conta "normal", não dependem do Bankinter mas sim do teu banco "normal".

O cartão de débito não tem nada a ver e não faz falta. Essa conta Bankinter não tem custos de transferência para outros bancos nacionais. Mas só paga juros se fizeres as transferências e (para adesões desde maio) os pagamentos com cartão de crédito.

Tens alguns meses para obter e utilizar o cartão de crédito. Basta fazeres 5 pagamentos antes da conta fazer 6 meses, altura em que pagam os primeiros juros.

A transferência dos 5000€ é que deves fazer quanto antes. Espero que tenhas possibilidade de fazer transferência imediata.

Pois, faz sentido.

Mas não dar para pedir o cartão de crédito à distância é que é chato.

Já vou ter de pedir uma manhã ou gastar uma manhã de férias nisso. Isto colide um bocado com a minha ideia de investir sem sair de casa

Um amigo meu diz que a melhor forma de poupar é não casar nem ter filhos.

Ele é divorciado e tem 2 filhas !

Fala com experiência, portanto! [:D]

No caso do/a companheiro/a, depende de quanto contribui e quanto gasta (ou leva a gastar). Se o saldo fôr negativo, de facto não ajuda. Se os dois trabalharem e gostarem de poupar, torna-se muito mais fácil, tem-se dois ordenados mas só se paga uma casa.

Quanto aos filhos, realmente são bastantes anos com despesas extra consideráveis. Mas pode compensar de outras formas não-financeiras... ou não! [:D]

Mas não entendo como casais tem contas separadas

acho precisamente o contrário, as contas separadas são a melhor solução

quando era recém-casado tínhamos uma conta conjunta onde ambos recebíamos o ordenado, havia sempre picardias :

- de onde vem esta despesa, de onde vem aquela, porque gastaste isto ou aquilo, e blah blah

até que cada um tem a sua conta, cada qual recebe o seu ordenado numa conta distinta, e dividimos as despesas, as poupanças vão para uma conta à parte conjunta

- eu pago o empréstimo da casa, seguro de vida, seguro da casa, IMI, IUC dos carros, seguros dos carros, condomínio, água, luz, vodafone, o meu telemóvel, os meus gastos pessoais

- ela paga comida, gastos com a casa, roupa, calçado, os telemóvel dela e dos garotos, e seus gastos pessoais

não há cá misturas ou discussões, dividimos as despesas e cada um poupa o que pode para o bem comum, não picardias nem discussões nem nada

para mim é um erro haver uma conta conjunta, opinião de quem está casado há quase 30 anos com 2 filhos já grandes ( 19 e 23 )

Última edição:
acho precisamente o contrário, as contas separadas são a melhor solução

quando era recém-casado tínhamos uma conta conjunta onde ambos recebíamos o ordenado, havia sempre picardias :

- de onde vem esta despesa, de onde vem aquela, porque gastaste isto ou aquilo, e blah blah

até que cada um tem a sua conta, cada qual recebe o seu ordenado numa conta distinta, e dividimos as despesas, as poupanças vão para uma conta à parte conjunta

- eu pago o empréstimo da casa, seguro de vida, seguro da casa, IMI, IUC dos carros, seguros dos carros, condomínio, água, luz, vodafone, o meu telemóvel, os meus gastos pessoais

- ela paga comida, gastos com a casa, roupa, calçado, os telemóvel dela e dos garotos, e seus gastos pessoais

não há cá misturas ou discussões, dividimos as despesas e cada um poupa o que pode para o bem comum, não picardias nem discussões nem nada

para mim é um erro haver uma conta conjunta, opinião de quem está casado há quase 30 anos com 2 filhos já grandes ( 19 e 23 )

Já aqui em casa começámos com contas individuais e acabámos numa conta conjunta. E não há cá picardias. É uma questão de comunicação e de remarem os dois para mesmo lado.

Mas cada casamento é um caso isolado. Há que descobrir o que resulta melhor para cada casal.

Voltar
Superior