O que é uma boa poupança?

Já aqui em casa começámos com contas individuais e acabámos numa conta conjunta. E não há cá picardias. É uma questão de comunicação e de remarem os dois para mesmo lado.

Mas cada casamento é um caso isolado. Há que descobrir o que resulta melhor para cada casal.

25 anos, sempre com conta conjunta e sem "dinheiro de um" e "dinheiro do outro", todo o dinheiro e bens sempre comuns sem rótulo de origem. Maioria de gostos e objetivos comuns, com liberdade para a ocasional despesa de interesse mais individual.

para mim é um erro haver uma conta conjunta, opinião de quem está casado há quase 30 anos com 2 filhos já grandes ( 19 e 23 )

Comigo funciona bem (sem filhos).

Cada caso é um caso e há que procurar a melhor solução para cada casal.

Última edição:
Já aqui em casa começámos com contas individuais e acabámos numa conta conjunta. E não há cá picardias. É uma questão de comunicação e de remarem os dois para mesmo lado.

Mas cada casamento é um caso isolado. Há que descobrir o que resulta melhor para cada casal.
Aqui igual, sempre tivemos contas conjuntas e sempre juntamos €

O que me faz confusão nesses casos é: e se quiseres comprar um cabrio “egoista”, mesmo que custe 10k?

Vais à conta que tens com ela ?

Eu sou adepto de contas individuais e de uma conta conjunta. Se ela quiser comprar uma Louis Vuitton, compra. Eu se for juntando para comprar um Z4 compro e tudo amigo como sempre.

Paralelamente, mensalmente cada um aloca perto do salário (uns 700 ou 1000€ cada) para a conta conjunta que faz face às despesas conjuntas e que vai sendo uma poupança também conjunta.

Última edição:
O que me faz confusão nesses casos é: e se quiseres comprar um cabrio “egoista”, mesmo que custe 10k?

Vais à conta que tens com ela ?

Se tal acontecesse comigo, gastava esses 10k da conta conjunta e ficavam pré-reservados outros 10k para ela usar em despesas "egoistas" quando quisesse. Com a conta conjunta, alimentada por ambos os salários, ajudamo-nos um ao outro a alcançar os nossos "sonhos".

Não é o meu caso, mas se um ganhasse o dobro do outro e por isso satisfizesse todos os seus caprichos enquanto o outro se tinha de privar, seria uma fonte de tensão.

De qualquer forma, se casados em regime de comunhão, metade do cabrio é dela, metade da Louis Vuitton é tua, metade do saldo da tua conta é dela, metade do saldo da conta dela é teu. [;)]

Última edição:
acho precisamente o contrário, as contas separadas são a melhor solução

quando era recém-casado tínhamos uma conta conjunta onde ambos recebíamos o ordenado, havia sempre picardias :

- de onde vem esta despesa, de onde vem aquela, porque gastaste isto ou aquilo, e blah blah

até que cada um tem a sua conta, cada qual recebe o seu ordenado numa conta distinta, e dividimos as despesas, as poupanças vão para uma conta à parte conjunta

- eu pago o empréstimo da casa, seguro de vida, seguro da casa, IMI, IUC dos carros, seguros dos carros, condomínio, água, luz, vodafone, o meu telemóvel, os meus gastos pessoais

- ela paga comida, gastos com a casa, roupa, calçado, os telemóvel dela e dos garotos, e seus gastos pessoais

não há cá misturas ou discussões, dividimos as despesas e cada um poupa o que pode para o bem comum, não picardias nem discussões nem nada

para mim é um erro haver uma conta conjunta, opinião de quem está casado há quase 30 anos com 2 filhos já grandes ( 19 e 23 )
Já não sou dessa opinião e sou casado vai a caminho dos 14 anos, mais uns quantos de namoro....

Sempre decidimos tudo em conjunto, construir casa, férias, comprar carros, o que quer que seja, para isso casamos, não para andarmos a pagar coisas em separado.....

Já não sou dessa opinião e sou casado vai a caminho dos 14 anos, mais uns quantos de namoro....

Sempre decidimos tudo em conjunto, construir casa, férias, comprar carros, o que quer que seja, para isso casamos, não para andarmos a pagar coisas em separado.....
Isto tem é de funcionar para o casal, da forma que for mais funcional para os 2.

A minha senhora é totalmente desligada de dinheiro e praticamente não gasta, sempre tivemos conta conjunta, desde que vivemos juntos (muito antes de casarmos "oficialmente"). Nunca nos chateamos nem nunca discutimos por dinheiro. Discutimos por outras coisas como qualquer casal .

Mas se lhe disser que amanhã vou comprar um cabrio, um barco ou uma casa de férias ela só diz ok... Mas são todas diferentes!

tudo bem, é a vossa opinião

eu gosto de ter sempre as contas controladas, se sai 50 euros da conta eu quero saber do que foi, pode ser uma mala, umas cuecas sexy, seja lá o que for

discutíamos por isso, no bom sentido, não era discussão bruta, era falar normalmente.....mas isso não deixa de ser chato, perguntar ao conjugue o que são estes 50 euros ?!?!?!

boa literacia financeira é controlarmos muito bem as nossas contas e despesas do agregado

eu fumo, eu bebo cerveja, eu bebo vinho, tenho estes pequenos vícios, ou grandes vícios, whatever

eu também tive uma conta conjunta durante anos, 10 ????? não me lembro

agora dividimos despesas, cada qual paga seus gastos pessoais, não discutimos nem nada sobre dinheiro, só planeamos poupanças em conjunto e onde poupar mais e cada um faz a sua parte

eu estou a fazer quase 30 anos de casado, 10 ou 15 é nada, nadinha....

vocês com o tempo....

Última edição:
eu gosto de ter sempre as contas controladas, se sai 50 euros da conta eu quero saber do que foi, pode ser uma mala, umas cuecas sexy, seja lá o que for

boa literacia financeira é controlarmos muito bem as nossas contas e despesas do agregado

Concordo plenamente. Tanto eu como a minha maria pensamos assim. Toda e qualquer despesa, nem que seja 1€, é registada no nosso excel. Não por uma questão de restrição mas para conhecermos com quanto (de alimentação, combustível, etc) vivemos e assim sabermos antecipadamente quanto nos sobra para poupança. Se num casal apenas um elemento tiver esse interesse, é de facto complicado.

eu estou a fazer quase 30 anos de casado, 10 ou 15 é nada, nadinha....

vocês com o tempo....

Já vou nos 25. Segundo interpreto dos teus posts, nesta fase já recorrias a contas separadas. Aqui está tudo bem, sem sinais de insatisfação. Já temos há algum tempo casa paga e vida estável.

Depois de muitos anos no eu pago isto tu pagas aquilo, que funcionou sempre bem, decidimos há um par de anos uma conta conjunta com x€ de cada para tudo e o sobrante em conta de cada um

Também está a funcionar bem

Haja harmonia e bom entendimento

Depois de muitos anos no eu pago isto tu pagas aquilo, que funcionou sempre bem, decidimos há um par de anos uma conta conjunta com x€ de cada para tudo e o sobrante em conta de cada um

Também está a funcionar bem

Isso do eu pago isto tu pagas aquilo (de despesas) é o que me mete mais confusão, pois o "isto" e o "aquilo" dificilmente têm o mesmo valor.

No teu modelo atual, as despesas são pagas de uma conta conjunta para a qual ambos contribuem (por igual), indo o sobrante para contas individuais.

Nesse caso, se os ordenados forem diferentes, o valor sobrante também é diferente e assim há uma conta individual que vai "engordando" mais que a outra, sendo na prática um mais "próspero" que o outro?

A conta individual serve para os "luxos" individuais? Se por exemplo comprares um vinho de 20€ (ou umas Gulden Draak [;)]) é um luxo ou uma despesa alimentar? :)

Última edição:
Isso do eu pago isto tu pagas aquilo (de despesas) é o que me mete mais confusão, pois o "isto" e o "aquilo" dificilmente têm o mesmo valor.

No modelo que descreves, as despesas são pagas de uma conta conjunta para a qual ambos contribuem (por igual), indo o sobrante para contas individuais.

Nesse caso, se os ordenados forem diferentes, o valor sobrante também é diferente e assim há uma conta individual que vai "engordando" mais que a outra, sendo na prática um mais "próspero" que o outro?

A conta individual serve para os "luxos" individuais? Se por exemplo comprares um vinho de 20€ (ou umas Gulden Draak [;)]) é um luxo ou uma despesa alimentar? :)
Temos ordenados aproximados.

Não há uma microgestao da coisa.Se nas compras supermercado me apetece comprar cerveja compro e lá vai na parte comum.

Se vou só às cerveja ou vinhos mais que tal normalmente já meto do "meu"

Se o comum esgota por este ou aquele motivo lá entra um de nós sem qualquer stress

É fluido

25 anos, sempre com conta conjunta e sem "dinheiro de um" e "dinheiro do outro", todo o dinheiro e bens sempre comuns sem rótulo de origem. Maioria de gostos e objetivos comuns, com liberdade para a ocasional despesa de interesse mais individual.

Comigo funciona bem (sem filhos).

Cada caso é um caso e há que procurar a melhor solução para cada casal.
O mesmo por aqui. Tudo conjunto. Despesas maiores são discutidas entre ambos. A minha mulher deixa a meu cargo a organização do orçamento e a poupança. Tudo apontado em local conhecido por ela, caso me aconteça alguma desgraça.

Por aqui é muito simples. Ganhamos praticamente a mesma coisa. O salário de cada um cai na conta pessoal de cada um. Temos também uma conta conjunta e todos os meses transferimos para lá o mesmo montante, para as despesas "normais". Quando acontece alguma "desgraça" avaria num carro, gastos veterinários com os gatos, etc. Cada um transfere para a conta conjunta metade do valor correspondente a essa "desgraça".

O resto, cada um faz o que quer. Ou poupa, ou investe, ou compra um iPhone, ou vai ao cabeleireiro todas as semanas, ou derrete em roupa, ou mete notas nas caixas do correio dos vizinhos... não interessa. Ninguém reclama do que o outro faz com o dinheiro dele. Afinal o dinheiro é fruto do seu trabalho.

Aqui vai de splitwise, até é uma ajuda para contabilizar gastos .. Vai se acertando os saldos da APP para que seja repartido justamente conforme os salários.

Contas separadas.

A questão da forma de gestão do dinheiro de um casal não tem uma forma certa. Cada casal deve encontrar a forma que funcione melhor e que não origine atritos.
Tudo é muito bonito, mas por vezes quando acontecem problemas (divórcios, separações) é que a verdade sobre as pessoas se descobre.

Ninguém reclama do que o outro faz com o dinheiro dele. Afinal o dinheiro é fruto do seu trabalho.

Se tudo fosse pago de uma conta conjunta, no teu caso achas que já poderia haver reclamações? Faço a pergunta pois parece-me ser o fator crítico para se optar pela separação de contas. O facto de uma despesa feita por iniciativa de um ser criticável/condenável pelo outro. No fundo, ser um tema em que pode haver desacordo.

A questão de "o meu ordenado é fruto do meu trabalho logo é meu" é contrariado pelo regime de casamento em comunhão de adquiridos, em que efetivamente tudo o que um ganha é 50/50 dos dois. Claro que o casal pode acordar um modelo diferente para o dia-a-dia, mas legalmente é tudo 50/50 exceto o que já se tinha antes do casamento e o que se herda.

Curiosamente, os meus pais sempre tiveram contas separadas e acho que até usavam o modelo "eu pago isto, tu pagas aquilo". Mas a mim nunca sequer me ocorreu seguir por essa via, desde que me casei deixou de haver dinheiro "meu" e "dela". Nem sequer falámos sobre o modelo a seguir, todas as contas eram abertas com ambos os titulares.

Última edição:
Voltar
Superior