O que é uma boa poupança?

Pois, faz sentido.

Mas não dar para pedir o cartão de crédito à distância é que é chato.

Já vou ter de pedir uma manhã ou gastar uma manhã de férias nisso. Isto colide um bocado com a minha ideia de investir sem sair de casa

Eu abri conta há cerca de 5 meses pela site da internet com o certificado digital e posteriormente tive falar com eles por telefone para completar o processo de abertura. Tenho a conta ordenado aberta e o cartão BK que enviaram pelo correio, mas nunca fui a uma agencia presencialmente!

Última edição:
Eu abri conta há cerca de 5 meses pela net com o certificado digital e depois tive falar com eles por telefone para completar o processo de abertura de conta. Tenho conta aberta e o cartão BK que enviaram pelo correio, mas nunca fui a uma agencia presencialmente!

Cartão de crédito ou débito? Há 5 meses (abril) ainda não era preciso utilizar cartão de crédito para receber juros.

Se tudo fosse pago de uma conta conjunta, no teu caso achas que já poderia haver reclamações? Faço a pergunta pois parece-me ser o fator crítico para se optar pela separação de contas. O facto de uma despesa feita por iniciativa de um ser criticável/condenável pelo outro. No fundo, ser um tema em que pode haver desacordo.

A questão de "o meu ordenado é fruto do meu trabalho logo é meu" é contrariado pelo regime de casamento em comunhão de adquiridos, em que efetivamente tudo o que um ganha é 50/50 dos dois. Claro que o casal pode acordar um modelo diferente para o dia-a-dia, mas legalmente é tudo 50/50 exceto o que já se tinha antes do casamento e o que se herda.

Curiosamente, os meus pais sempre tiveram contas separadas e acho que até usavam o modelo "eu pago isto, tu pagas aquilo". Mas a mim nunca sequer me ocorreu seguir por essa via, desde que me casei deixou de haver dinheiro "meu" e "dela". Nem sequer falámos sobre o modelo a seguir, todas as contas eram abertas com ambos os titulares.
Poderia haver algum desacordo. Sou um gajo mais poupado que ela, sei que tenho o dobro em poupanças do que ela e o vencimento é idêntico. É prenda para este, prenda para aquele (ainda dá prendas a tios e primos e mais não sei quem, mas tambem recebe.), é cabelo, é unhas, é isto , é aquilo... não tenho nada contra, mas se fosse tudo na mesma conta era capaz de me fazer comichão.

Vivemos juntos há uns anos, ainda não somos casados, mas vamos faze-lo em breve.

Até agora "tasse bem", nunca houve discussão por causa disso.

Concordo plenamente. Tanto eu como a minha maria pensamos assim. Toda e qualquer despesa, nem que seja 1€, é registada no nosso excel. Não por uma questão de restrição mas para conhecermos com quanto (de alimentação, combustível, etc) vivemos e assim sabermos antecipadamente quanto nos sobra para poupança. Se num casal apenas um elemento tiver esse interesse, é de facto complicado.

Já vou nos 25. Segundo interpreto dos teus posts, nesta fase já recorrias a contas separadas. Aqui está tudo bem, sem sinais de insatisfação. Já temos há algum tempo casa paga e vida estável.

tudo o que for para evitar discussões e mau estar é aquilo que uma pessoa deve fazer, caso uma pessoa queira manter um casamento até ao fim da vida

ter uma mulher a acusar sempre :

olha tu estás a tomar muito café, olha tu fumas demasiado, olha tu estás a gastar muito em cerveja ou vinho....coisas assim...

a médio-longo prazo mina a relação, mesmo que ela tenha toda a razão do mundo, porque tem

assim, contribuímos ambos para o bem comum ( poupanças ), e cada qual gere as suas despesas

já sei que agora com o aumento dos juros vou ter mais despesa, logo......seja mais 100 ou mais 200 euros eu tenho que gerir as minhas despesas, e não há discussão, nem lamúrias, nem nada

resumindo :

façam o que puderem para manter o casamento, conjunta ou separada, desde que vocês estejam e se sintam bem é fixe, é óptimo. Eu apenas dei um conselho que julgo facilitar. Evitem as discussões por dinheiro

Qual a diferença entre fazer um CA no dia 1 do mês ou num outro dia, p.e.dia 15?
Isto é, vantagens e desvantagens.

Não há assim grande diferença. Se for feito dentro do mesmo mês a taxa de juro a aplicar, válida para o trimestre é a mesma.
A vantagem será, se começou 15 dias antes vai vencer também 15 dias mais cedo.

Isto tem é de funcionar para o casal, da forma que for mais funcional para os 2.

A minha senhora é totalmente desligada de dinheiro e praticamente não gasta, sempre tivemos conta conjunta, desde que vivemos juntos (muito antes de casarmos "oficialmente"). Nunca nos chateamos nem nunca discutimos por dinheiro. Discutimos por outras coisas como qualquer casal .

Mas se lhe disser que amanhã vou comprar um cabrio, um barco ou uma casa de férias ela só diz ok... Mas são todas diferentes!

Isso tem sempre a ver com o par, a tua mulher também não se preocupa porque sabe que também não vais derreter o dinheiro.

A minha conta Bankinter foi aberta no final de março de 2022, não sei precisar o dia!

O meu cartão Bankinter é de crédito, acabei de confirmar agora que tem escrito Visa Credit!

Se for como o meu, é dual (débito/crédito).

Tenho sempre que ter cuidado nos pagamentos nos terminais, para escolher débito ou CC (que evito). Por defeito, é crédito e não dá para mudar. Se usar o contactless, vai para cc.

A minha conta Bankinter foi aberta no final de março de 2022, não sei precisar o dia!

O meu cartão Bankinter é de crédito, acabei de confirmar agora que tem escrito Visa Credit!

Nesse caso, não precisas usar o cartão para receberes juros. Eu abri em fevereiro e já recebi os primeiros em agosto, sem ter qualquer cartão.

Perguntei à minha gestora de conta, que me confirmou que o normal é ir a um balcão pedir o cartão de crédito, embora se for muito difícil se possa ligar ao Bankintercard(?) e fazer o pedido por telefone.

Se for como o meu, é dual (débito/crédito).

Tenho sempre que ter cuidado nos pagamentos nos terminais, para escolher débito ou CC (que evito). Por defeito, é crédito e não dá para mudar. Se usar o contactless, vai para cc.

Pior que isso são as comissões por levantamento de dinheiro em máquinas ATM.

Nunca mais. [:D]

Ui, cash advance! [:D]

No ATM tens forma de escolher débito ou crédito?

Penso que não. Aliás, só depois de ter visto as taxas nos movimentos é que me lembrei de há uns tempos ter lido uma notícia sobre o assunto.

Por acaso nesse levantamento em concreto o ATM era a única solução porque a caixa MB ao lado já estava sem dinheiro, mas poderia perfeitamente ter transferido por MB para a conta Moey e ter levantado com esse cartão. :sh)

Penso que não. Aliás, só depois de ter visto as taxas nos movimentos é que me lembrei de há uns tempos ter lido uma notícia sobre o assunto.

Por acaso nesse levantamento em concreto o ATM era a única solução porque a caixa MB ao lado já estava sem dinheiro, mas poderia perfeitamente ter transferido por MB para a conta Moey e ter levantado com esse cartão. :sh)

Dá para levantar sem custos, pelo menos foi o que no banco me disseram, mas não me lembro como porque não uso para levantar.

Voltar
Superior