O que é uma boa poupança?

Para um montante de 5000€ quanto rende ao fim de um ano?

Se a taxa se mantivesse ao longo do ano, 5000€ x 2,106% x 72% = 75,82€ líquidos (na realidade, um pouco mais devido à capitalização)

Só que a taxa é atualizada trimestralmente. No primeiro trimestre rende 5000€ x 2,106% / 4 x 72% = 18,95€, no seguinte renderá mais ou menos conforme a nova taxa.

Juros dos Certificados de Aforro nos 2% e a caminho dos 3,5% – ECO (sapo.pt)

Segundo o IGCP, em agosto os portugueses tinham 30,78 mil milhões de euros aplicados em Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro, o que representa o nível mais elevado de sempre para o valor acumulado destes dois produtos de poupança do Estado. Este total equivale a 11% de toda a dívida emitida pelo Estado português (279 mil milhões de euros em agosto)

Os Certificados de Aforro explicam este crescimento, com o stock total destes produtos a atingirem 13,9 mil milhões de euros em agosto, o nível mais elevado desde abril de 2011 e que traduz um crescimento de 12% face ao montante que se verificava no final de 2021. As subscrições líquidas totalizaram 1,44 mil milhões de euros desde o início do ano, num movimento que ganhou intensidade nos últimos três meses. Em junho, julho e agosto entraram 1.119 milhões de euros nos Certificados de Aforro. Só em agosto o fluxo foi de 627 milhões de euros, o que corresponde a metade do dinheiro “perdido” pelos depósitos.

[FONT=&quot]
kJ04H11.png
[/FONT]

Última edição:
O artigo do ECO, alerta - e bem - para o facto dos Certificados do Tesouro não serem atractivos.

Já era hora de lançarem algo do mesmo tipo que fazem para as instituições: pagar cupões fixos em condições para maturidades mais longas e sem N condicionantes atreladas.
Quem achasse atractivo subscrevia, quem não achasse colocava na borda do prato.

Sempre era dinheiro pago em juros que ficava dentro de portas e ajudava a diminuir a nossa sangria constante de capital.

Só para relembrar que o estado ainda há poucos dias emitiu 780M € em obrigações 10Y.

Pagará 2,75% durante esses 10 anos, faça chuva ou faça sol e seja lá qual for o valor da Euribor 3 meses, o nosso PIB ou outro factor qualquer.

Porque não há algo semelhante disponível para os pequenos investidores? (eu penso que sei a resposta ...)

Já era hora de lançarem algo do mesmo tipo que fazem para as instituições: pagar cupões fixos em condições para maturidades mais longas e sem N condicionantes atreladas.
(...)
Porque não há algo semelhante disponível para os pequenos investidores? (eu penso que sei a resposta ...)

O mais parecido lançado para o público foram as OTRV, emitidas entre 2016 e 2018.

As Obrigações e Bilhetes do Tesouro podem ser adquiridas pelo público em mercado secundário. Mas claro que já é uma situação mais complexa para o aforrador comum.

Atenção que estes produtos implicam sempre custos de subscrição, custódia e reembolso.

Não me admira nada que se esteja a preparar já nas próximas semanas o fim desta Série E, para começarem com a Série F.
Com a subida dos juros, será mais um encargo para o Estado.

Eu tenho alguns ctpc de 2021 que estou a resgatar para aplicar em CA. Tenho a sensação que esta série E vai ser descontinuada.

Pois, é isso. Como anunciaram a taxa, provavelmente outubro vai ser o último mês.

Quanto tempo demoram os CT a serem resgatados? Ordem dada numa sexta feira à tarde também não deve ajudar muito...

Pois, é isso. Como anunciaram a taxa, provavelmente outubro vai ser o último mês.

Quanto tempo demoram os CT a serem resgatados? Ordem dada numa sexta feira à tarde também não deve ajudar muito...
Os meus foram pedidos na quinta feira de manhã e sexta feira estavam na conta. Os teus segunda feira devem estar na conta.

Estou a tentar resgatar CT dos meus filhos menores pela plataforma da NET com o user deles contudo foi rejeitado, já têm mais de 1 ano.

Informa que foi rejeitado o pedido mas não informa o motivo para tal.

Segunda feira vou ligar para eles, mas questiono se aqui alguém já passou pelo mesmo?

Estou a tentar resgatar CT dos meus filhos menores pela plataforma da NET com o user deles contudo foi rejeitado, já têm mais de 1 ano.

Informa que foi rejeitado o pedido mas não informa o motivo para tal.

Segunda feira vou ligar para eles, mas questiono se aqui alguém já passou pelo mesmo?

Não, tenho o dinheiro deles também em CT e CA, mas em meu nome.

Isso de contas em nome de menores volta e meia é só complicações.

Quando e de que modo posso resgatar os Certificados do Tesouro?
(...)
O resgate de Certificados do Tesouro pode ser efetuado pelo titular da conta aforro, pelos representantes legais de menor ou maior acompanhado ou por procurador com poderes específicos para a prática do ato, apresentando para o efeito procuração nos termos definidos no ponto 14 da Instrução 1/2020, junto de uma Loja CTT, ou Espaços Cidadão.
(...)
O resgate só poderá ser efetuado por maiores de 18 anos para todas as séries, exceto menores com idade igual ou superior a 16 anos, desde que comprovem a sua emancipação nos termos previstos na lei civil.

No caso de Titular menor ou maior acompanhado, deverá o Representante Legal apresentar, para além do seu documento de identificação, documento comprovativo da sua qualidade (modelo 701-A e modelo 711).

Tratando-se de Procurador, este deve apresentar procuração com poderes especiais para o ato o seu documento de identificação e preencher o impresso modelo 701-A (ver ponto 14 da Instrução 1/2020).
fonte: https://www.igcp.pt/pt/faq/index.php

Penso que isto quer dizer que não se pode dar ordem de resgate online com um utilizador criado para um menor.

Última edição:
fonte: https://www.igcp.pt/pt/faq/index.php

Penso que isto quer dizer que não se pode dar ordem de resgate online com um utilizador criado para um menor.
Já tinha lido essa informação no site.

Só achei estranho porque para fazer subscrição nunca tive problemas.

Mas entendo por uma questão de segurança.

Bem lá vou ter que ir a uma estação dos CTT, vamos a ver o tempo que irá demorar. Depois quando tiver concluído informo.

Obrigado

Voltar
Superior